Introdução:
Com uma pregação de arrependimento, mudança de vida e preparação para receber o Messias, João Batista, o precursor de Jesus Cristo, anuncia a chegada do reino dos céus.
I - Um anúncio no deserto
O mundo de João Batista estava num deserto, no tempo da chegada do Messias, O ambiente era sem luz, vida, justiça, paz. Era a plenitude dos tempos (Gal. 4:4-7) para o resgate da humanidade, o enviado do céu que chegou à terra para implantar o reino de Deus no coração e vidas.
1. Anúncio de arrependimento (v.2) sem arrependimento não há remissão de pecados, hoje o pecado é tratado de forma natural, há a carne e fraca. Não sente tristeza mais.
2 Co.7.9-10 Mas agora estou alegre, não porque vocês ficaram tristes, mas porque aquela tristeza fez com que vocês se arrependessem. Aquela tristeza foi usada por Deus, e assim nós não causamos nenhum mal a vocês. Pois a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste. Mas as tristezas deste mundo produzem a morte.
2. Anúncio do reino dos céus (v.2) é o temor a Deus e obediência a sua palavra e o compromisso com a santificação.
3. Anúncio de nova vida e preparo do caminho do Senhor (v.3) endireitai as vossas veredas. É preciso transformação, mudança, na maneira de pensar, nas palavra, na atitudes, no vestir, mas como resultado de uma mudança interior.
II - Um anúncio de regeneração
João Batista pregava contra a situação reinante, de opressão, injustiça, miséria geral, pecado.
v.4 Usava João vestes de pelos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre
Mostrou seu protesto com uma penitência rígida, onde comida, bebida e roupa não estavam em primeiro lugar.
1. Regeneração pelas águas - num batismo de perdão (vv. 5,6) o batismo não lava pecados mas é um sinal de arrependimento interior.
1Pd.3.21 21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo.
2. Regeneração tomando Deus por pai (vv. 7-9)
3. Regeneração pela correção do erro (vv. 7,8) a fé sem as obras é morta, arrependimento tem que ser demonstro pela mudança de vida.
III - Um anúncio de juízo divino
O Messias via chegar, para realizar na terra a socialização de Deus. Quem se enquadrar desfrutará a remissão, quem não se enquadrar no plano do Senhor será réu de perdição.
O messias o (CRSTO) é o salvador enviado por Deus
1. Juízo de corte e fogo (v. 10) Todo pecado gera morte pois o salário do pecado é a morte.
2. Juízo que chama a viver no calor do Espírito (v. 11) O Esp. S é o nosso guia e ajudador contra o pecado
3. Juízo de fogo inextinguível para o Mal e os Maus (v. 12) é o inferno para onde ira todo pecador que não se arrepende.
Conclusão:
O Messias é a esperança de regeneração e nova vida. Vida de filho de Deus. Vida de satisfação e paz. Vida em Deus.
É o salvador que veio salvar-nos no deserto dos tempos (Rom. 15:4-13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário