Introdução
1 Pe 4.10 e 11; 1 Co 4.1 e 2
1 Pe 4.10 e 11; 1 Co 4.1 e 2
A modomia é uma das 6 colunas
de sustentação do cristianismo, Adoração,
Evangelismo, discipulado, serviço, comunhão e mordomia.
- A palavra mordomia sofreu, ao longo dos anos, uma deturpação devido ao seu mau uso.
- Esta palavra é usada como regalias e favores concedidos, especialmente pelos governos, a alguns funcionários públicos.
- A palavra mordomia sofreu, ao longo dos anos, uma deturpação devido ao seu mau uso.
- Esta palavra é usada como regalias e favores concedidos, especialmente pelos governos, a alguns funcionários públicos.
Ou ainda,
quando pensamos em mordomo, pensamos num romance ou filme policial em que o mordomo
sempre é o criminoso.
Estes não são o sentido bíblico da mordomia cristã.
1. SIGNIFICADO DA PALAVRA MORDOMO:
- A palavra mordomo, em português, vem do latim majordomus, que tem o mesmo significado do grego oikonomos (oikos, casa, e - nomos, governo).
- Major, em latim, é maior ou principal, e domus, casa, a casa com tudo que ela contém e significa.
- Assim mordomo é o principal servo, o que administra a casa do seu senhor.
- Vejamos alguns mordomos na Bíblia: Eliézer (Gn 24.2) e José (Gn 39.4-6).
2. CONCEITO BÍBLICO DA MORDOMIA:
- “É o reconhecimento da soberania de Deus, a aceitação do nosso cargo de depositários da vida e das possessões, e administração das mesmas de acordo com a vontade de Deus”.
Estes não são o sentido bíblico da mordomia cristã.
1. SIGNIFICADO DA PALAVRA MORDOMO:
- A palavra mordomo, em português, vem do latim majordomus, que tem o mesmo significado do grego oikonomos (oikos, casa, e - nomos, governo).
- Major, em latim, é maior ou principal, e domus, casa, a casa com tudo que ela contém e significa.
- Assim mordomo é o principal servo, o que administra a casa do seu senhor.
- Vejamos alguns mordomos na Bíblia: Eliézer (Gn 24.2) e José (Gn 39.4-6).
2. CONCEITO BÍBLICO DA MORDOMIA:
- “É o reconhecimento da soberania de Deus, a aceitação do nosso cargo de depositários da vida e das possessões, e administração das mesmas de acordo com a vontade de Deus”.
Mordomia do Dízimo
Pv. 3.9 e 10 Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
- A palavra dízimo quer dizer “décima parte”. Portanto devolver a Deus a décima parte do que se ganha é dizimar.
Pv. 3.9 e 10 Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
- A palavra dízimo quer dizer “décima parte”. Portanto devolver a Deus a décima parte do que se ganha é dizimar.
- É importante entender que o dízimo deve ser uma atitude de entrega pessoal e gratidão. Não basta a devolução do dízimo.
Temos que entregar
a nossa vida, o nosso coração no altar de Deus.
- Não devemos devolver este como pagamos uma mensalidade, contas de luz e água, prestações de eletrodomésticos com medo de ter o nosso nome no “SPC divino”.
- A motivação que nos leva a dizimar não é o medo mas o amor a Deus.
1. DÍZIMO NO VELHO TESTAMENTO
- A prática do dízimo é anterior a lei mosaica – Gn 14.18-20 e 28.18-22.
- Cerca de duzentos e cinqüenta anos depois de Jacó em Betel, Deus orientou a Moisés instituir o dízimo na lei. Foi incorporada na lei mosaica – Lv 27.30.
Foi ensinada
pelos profetas –Ml 3.8-12.
2. DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO
- Jesus falou do dever de dizimar – Mt. 23.23 e Lc 11.42.
2. DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO
- Jesus falou do dever de dizimar – Mt. 23.23 e Lc 11.42.
- Melquisedeque como tipo de Cristo – Hb 7.1-10.
- No Novo Testamento fica claro que o dízimo é o referencial mínimo para a contribuição: Mt 5:20, Mc 12.41-44; At 2.44-45 e 4.32-37, II Co 8.1-5, I Co 16.2 e Jo 6.9.
3. FINALIDADE DO DÍZIMO
Manutenção da Igreja – Ml 3.10
Sustento dos obreiros – II Cr 31.4-6 e II Co 9.10-14
CONCLUSÃO
- Deus é dono de todos os nossos bens. “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.”
- Ele nos pede para devolver o dízimo dando este como referencial mínimo.
- Ele nos ensinou “melhor dar do que receber.”
- Aquele que não tem o dinheiro como ídolo e, pelo contrário, serve com este, tem como consequência (não é troca) bênçãos dadas por Deus.
“...Fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança.”
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