domingo, 26 de janeiro de 2014

MORDOMIA CRISTÃ



 Introdução
1 Pe 4.10 e 11; 1 Co 4.1 e 2

A modomia é uma das 6 colunas de sustentação do cristianismo, Adoração, Evangelismo, discipulado, serviço, comunhão e mordomia.

- A palavra mordomia sofreu, ao longo dos anos, uma deturpação devido ao seu mau uso.

- Esta palavra é usada como regalias e favores concedidos, especialmente pelos governos, a alguns funcionários públicos.

Ou ainda, quando pensamos em mordomo, pensamos num romance ou filme policial em que o mordomo sempre é o criminoso.

Estes não são o sentido bíblico da mordomia cristã.

1. SIGNIFICADO DA PALAVRA MORDOMO:

- A palavra mordomo, em português, vem do latim majordomus, que tem o mesmo significado do grego oikonomos (oikos, casa, e - nomos, governo).

- Major, em latim, é maior ou principal, e domus, casa, a casa com tudo que ela contém e significa.

- Assim mordomo é o principal servo, o que administra a casa do seu senhor.

- Vejamos alguns mordomos na Bíblia: Eliézer (Gn 24.2) e José (Gn 39.4-6).

2. CONCEITO BÍBLICO DA MORDOMIA:

- “É o reconhecimento da soberania de Deus, a aceitação do nosso cargo de depositários da vida e das possessões, e administração das mesmas de acordo com a vontade de Deus”.
 Mordomia do Dízimo
Pv. 3.9 e 10  Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

- A palavra dízimo quer dizer “décima parte”. Portanto devolver a Deus a décima parte do que se ganha é dizimar.


- É importante entender que o dízimo deve ser uma atitude de entrega pessoal e gratidão. Não basta a devolução do dízimo.

Temos que entregar a nossa vida, o nosso coração no altar de Deus.

- Não devemos devolver este como pagamos uma mensalidade, contas de luz e água, prestações de eletrodomésticos com medo de ter o nosso nome no “SPC divino”.


- A motivação que nos leva a dizimar não é o medo mas o amor a Deus.

1. DÍZIMO NO VELHO TESTAMENTO

- A prática do dízimo é anterior a lei mosaica – Gn 14.18-20 e 28.18-22.


- Cerca de duzentos e cinqüenta anos depois de Jacó em Betel, Deus orientou a Moisés instituir o dízimo na lei. Foi incorporada na lei mosaica – Lv 27.30.


Foi ensinada pelos profetas –Ml 3.8-12.

2. DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO

- Jesus falou do dever de dizimar – Mt. 23.23 e Lc 11.42.

- Melquisedeque como tipo de Cristo – Hb 7.1-10.


- No Novo Testamento fica claro que o dízimo é o referencial mínimo para a contribuição: Mt 5:20, Mc 12.41-44; At 2.44-45 e 4.32-37, II Co 8.1-5, I Co 16.2 e Jo 6.9.

3. FINALIDADE DO DÍZIMO

Manutenção da Igreja – Ml 3.10
Sustento dos obreiros – II Cr 31.4-6 e II Co 9.10-14

CONCLUSÃO

- Deus é dono de todos os nossos bens. “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.”
- Ele nos pede para devolver o dízimo dando este como referencial mínimo.


- Ele nos ensinou “melhor dar do que receber.”

- Aquele que não tem o dinheiro como ídolo e, pelo contrário, serve com este, tem como consequência (não é troca) bênçãos dadas por Deus.


“...Fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança.”


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