segunda-feira, 1 de agosto de 2011

DOUTRINA QUADRANGULAR



O que é "Evangelho Quadrangular"?            

O EVANGELHO QUADRANGULAR é o
evangelho ou doutrina que nos dá preceitos
espirituais e conhecimento verdadeiro de
nosso glorioso Senhor, a mais formosa
mensagem do mundo, apresentando algo de
excepcional e que vem satisfazer aos mais
altos anseios espirituais do indivíduo.




Por que há 4 Evangelhos no Novo Testamento? Porque Mateus, Marcos, Lucas e João apresentam o Senhor Jesus Cristo de um ponto de vista diferente, a saber: Jesus Cristo - o Rei, Jesus Cristo - o Servo, Jesus Cristo - o Filho do homem e Jesus Cristo - o Filho de Deus. Embora haja um só Evangelho, quatro são so principais benefícios que Jesus Cristo providenciou para a humanidade, no Calvário. (João 19:30).


O Evangelho Quadrangular então é uma mensagem que apresenta:
Jesus Cristo, o Salvador, para o mundo amaldiçoado por causa do pecado, e enganado pelo Satanás, Lucas apresenta Jesus Cristo como "Filho do Homem", para a salvação da alma.


Jesus Cristo, o Batizador, com o Espírito Santo e fogo, para uma igreja tímida e fraca. João apresenta Jesus Cristo como "Filho de Deus", para batizar e abençoar o espírito do homem.


Jesus Cristo, o Grande Médico, para a humanidade moribunda e doente, tanto no espírito como no corpo. Marcos apresenta Jesus Cristo como "Servo de Deus", para batizar e abençoar o espírito do homem.


Jesus Cristo, o futuro Rei, de paz para o mundo cansado de guerras, lutas, cobiça, ódio e sofrimento. Mateus apresenta Jesus como "Rei que há de vir".


O nome IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR está baseado nos quatro principais benefícios do Calvário: Salvação, Batismo no Espiríto Santo, Cura Divina e Segunda vinda de Nosso Rei (Jesus Cristo). O Evangelho Quadrangular é semelhante a um cintilante arco-íris de promessa com quatro cores significativas da pura e branca "Luz do Mundo" - Jesus Cristo (João 8:12). Decompõem-se na Cruz do Calvário contra as nuvens tempestuosas do pecado, doença e morte, formando um lindo arco-íris de esperança - um arco que mede a Dispensação do tempo - desde o Gênesis ao Apocalipse, e vem pousar na Cidade Celestial, que "é quadrangular", (Apoc. 21:16 Edição Atualizada). Pode-se comparar o Evangelho Quadrangular a uma jóia com quatro facetas principais, além de muitas outras. É uma jóia de rara beleza, e que encerra simbolismo em suas cores diversas:


  1. Escarlate brilhante, para a salvação da alma;
  2. Ouro faiscante, para o batismo no Espírito Santo;
  3. Azul cintilante, para a cura divina;
  4. Púrpura resplandecente, para a vinda do Rei (Jesus Cristo).
O glorioso Evangelho Quadrangular é tão sólido quanto a Rocha sobre a qual está fundando. Permanece firme nos quatro ângulos, sólido, forte inabalável, inamovível, e quando o céu e a terra tiverem passado, ele ainda estará de pé. Por que? Porque é uma mensagem verdadeira de Jesus Cristo, que é "O mesmo ontem, hoje e eternamente".

Bandeira da Igreja do Evangelho Quadrangular
COMO FOI CONCEBIDO O EVANGELHO QUADRANGULAR
A. Concebido originalmente no coração de Deus
No sumo concílio dos céus, quando todos os planos para a redenção se fizeram, para todo o sempre se estabelecera a aliança eterna, este Evangelho Quadrangular foi planejado. Não era um novo evangelho, mas tão velho quanto o mesmo mundo". (Apoc. 13:8). Concluímos que, se Ele "foi morto desde a fundação do mundo" para a salvação dos homens, também nesse tempo fez todos os outros planos e previsões como nós os temos agora, a saber: Batismo no Espírito Santo, Cura Divina e esperança da Segunda Vinda, esse é o Evangelho Quadrangular.
B. O Evangelho Quadrangular era velho quando Moisés recebeu o modelo (planta) para o tabernáculo. Ele está prefigurado em suas cortes móveis.
Israel teve o Evangelho Quadrangular tipificado nas ofertas sacrificiais sobre um vasto altar quadrado (Ex. 27:1), na pia (Ex. 30:18), na mesa dos pães (Êxodo 25:23,30), no castiçal (Ex. 25:31), no suave incenso composto de quatro ingredientes sagrados (Ex 30:34), e queimado sobre um altar quadrado (Ex 30:1,2), por um sacerdote que usava um peitoral quadrado (ex 28:15,16), e bordado em escarlate, ouro, azul e púrpura - cores do Evangelho Quadrangular. Assim, o Tabernáculo é um quadro simbólico do Senhor Jesus Cristo, um tipo de sua Pessoa e obra. É necessário cuidado para não tipificar Cristo somente na forma e nas cores do Tabernáculo. "O tipo estabelecido por Deus para prefigurar alguma coisa mais alta no futuro, que é chamado o antítipo". O tipo prefigura o antítipo só em alguns pontos gerais. Exemplos: a serpente de metal; levantada no deserto (Num. 21:9) era um tipo de Cristo levantado na cruz (João 3:14 e 15); o cordeiro, cujo sangue foi derramado na primeira Páscoa (Ex 12,3,5,7,13), era um tipo de Cristo, cujo sangue foi derramado por nós. (João 1:29; Pedro 1:18, 19).
Já dissemos que a mensagem quadrangular existiu desde a eternidade e apareceu em tipo e sombra no tabernáculo. Deus, em Sua Divina providência, escolheu-a, para, neste últimos dias, enfatizar os quatro aspectos importantes do ministério de Seu Filho.
O Evangelho Quadrangular é inteiramente baseado na Palavra de Deus e proclama ao mundo necessitado a mensagem de Jesus Cristo como Salvador, Batizador, Médico e Rei que voltará.
C. Veio por inspiração
O nome "Evangelho Quadrangular" veio por inspiração à irmã Aimee Semple McPherson no verão de 1922, quando numa grande tenda em Oakland, Califórnia, manifestou-se o Espiríto Santo de Deus com muito poder. A grande tenda que acomodava oito mil pessoas, estava superlotada, e mais uma grande multidão permanecia ao seu redor. Muitos tinham vindo de longe, e todos os corações estavam famintos da Palavra de Deus. O assunto para a pregação da noite era "A VISÃO DE EZEQUIEL". (Ezequiel: 1-28). Eis que ela começou a pregar, e passou a sentir o poder do Espírito Santo de um modo maravilhoso. Em suas próprias palavras, ouçamos o seu testemunho:
"Minh'alma ficou aterrada! Meu coração sobressaltado! A ofuscante glória desta visão celestial parecia não só encher o Tabernáculo, mas ainda toda a terra. Nas nuvens do céu que se enovelavam e se envolviam numa glória de fogo, Ezequiel vira o Ser cuja glória nenhum mortal pode descrever. À medida que ele contemplava aquela revelação maravilhosa do Ser Onipotente, podia destinguir quatro faces, ou rostos nos quatro querubins: eram o rosto de um homem, de um leão, de um boi e de uma águia".
No rosto do homem nós vimos o homem dos pesares e acostumado com a aflição, morrendo sobre o madeiro.No rosto do leão, contemplamos o Batizador poderoso com o Espírito Santo e com fogo. O rosto do boi simbolizava o Grande Removedor de Fardos e Pecados - o mesmo que levou nossas enfermidades e nos afastou das doenças, o qual, em seu amor ilimitado e provisão divina satisfez todas as nossas necessidades. No rosto da águia, contemplamos a vinda do Rei, quando Ele vier buscar a noiva que o espera - Sua Igreja.
É um perfeito Evangelho! Um Evangelho completo para o corpo, alma, espírito e eternidade. Que maravilha e poder, a majestade disso, caindo em forma de cascata por sobre as muralhas do céu, enchendo, inundando, e envolvendo o meu próprio ser! Os dedos do Espírito arrebataram as cordas da harpa eólica do meu coração e evocaram uma sublime, maravilhosa melodia semelhante ao som de um grande amém.Dentro de minha alma nasceu uma harmonia que foi desferida, desprendida e sustentada sobrecordas plenas, vibrantes, de onde foram destacadas as palavras que saltaram para a vida: EVANGELHO QUADRANGULAR!
Instantaneamente, o Espírito trouxe o testemunho. Ondas, vagalhões e oceanos de louvor sacudiram a congregação. Levada sobre os ventos impetuosos de um reavivamento do Espírito Santo, essa harmonia que nasceu naquele dia foi levada a cabo pelo mundo. A expressão EVANGELHO QUADRANGULAR que o Senhor me deu, distingue vívida e apropriadamente a mensagem que me fora dada para pregar e tornara-se uma palavra doméstica através de toda a terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário