segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O CARATER DE DEUS DEMONSTRADO NA CRIAÇÃO

Texto base: Gn. 1.1-4

Introdução – Para quê Deus nos deu a Bíblia?
Um dos principais objetivos é o de conhecermos a Deus e o seu caráter e a sua personalidade.

A partir do memento que conhecermos a Deus e passar a agir e falar as mesmas coisas que Deus Fala haverá uma ligação com o trono da graça.

Deus único, que é exercido por três pessoas que são Pai Filho e Espírito Santo, eterno, Onipotente  Oniciente Onipresente  criador e sustentador de todo o universo.

O texto de Gênesis 1 não fala de vários deuses, mas de um só Deus com todo o poder para criar todas as coisas. São refutados: o ateísmo, o deísmo e o panteísmo.

 Ateísmo, num sentido amplo, é a rejeição ou ausência da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais

O deísmo é uma postura filosófica que admite a existência de um Deus criador,mas não nega a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e científicas,como pensam os ateus.Em outras palavras,um deísta diria:Não sou ateu,mas só acredito no que a ciência prova

 O Panteísmo é a visão de que o Universo (Natureza) e Deus (divindade) são idênticos. Os panteístas, portanto, não acreditam em um deus criador ou sustentador para eles tudo é Deus.


Deus é sábio e organizado.
Ele criou tudo numa ordem necessária. Primeiro o céu, depois as estrelas. Primeiro os mares, depois os peixes. Na terra Deus fez primeiro o mineral, depois o vegetal, depois o animal, depois o homem.

Deus é bom e amoroso.
Ele fez todas as coisas e “viu que era bom” (Gn. 1.4,10,12,18, 21, 25,31). Deus criou tudo como um ninho preparado para receber o ser humano.


Deus viu tudo o que criou, disse que era bom. Por quê? Porque cumpriu o propósito para o qual foi criado.
BONDADE é isso: cumprir um propósito – ser o que Deus queria que fosse.

 Deus fez tudo com um propósito.
Os luzeiros, por exemplo, foram feitos para iluminar a terra. Cada criatura foi feita com um propósito. O homem foi feito semelhante a Deus para que tivesse comunhão com ele, vivesse para a glória do Criador e fosse seu representante no governo da criação.

Conclusão – O homem se desviou do propósito e perdeu o conhecimento do Criador. Deus quer que o conheçamos através da natureza, através da Bíblia e, principalmente, através de Jesus Cristo.

 Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.” Os. 6. 3.

sábado, 14 de janeiro de 2012

DEUS TEM SUAS FORMAS DE AGIR

Texto: Marcos 8: 22 a 26

Introdução: Esse milagre operado por Jesus, foi singular e diferente de todos os outros. Vamos ver alguns aspectos que o tornou diferente de todos os demais já realizados pelo Mestre.

 Muitas vezes as coisas podem não estar correndo da forma que esperamos, mas se sua vida estiver nas mãos de Jesus você pode ficar descansado pois no fim vai dar tudo certo, vai acabar tudo bem, Jesus é solução pra tudo.

1) O HOMEM FOI TRAZIDO AO SENHOR JESUS
a) Enquanto que normalmente as pessoas clamavam ansiosas em saberem da presença do Mestre, como Bartimeu que soube que era Jesus quem passava gritou desesperado  Jesus filho de Davi tem compaixão de mim e Jesus o Curou,

como Zaqueu um homem marginalizado desprezado angustiado, soube que Jesus iria passar pela cidade subiu em uma arvore, e Jesus manifestou o amor de Deus a ele.

 Esse cego, talvez na escuridão de sua visão, foi levado sem até mesmo saber o que se passava com ele.

 Mas ele foi levado a Jesus em quem não a sombra de duvida nem de variações, em que o amor de Deus se materializa e pode nos alcançar, pode nos dar alivio, pode nos dar solução.

Jesus o pega pela mão e o guia, deixe Jesus te pegar pelas mãos que ele vai guiar e teu coração.

2) JESUS O LEVA PARA FORA DA ALDEIA
Muitas vezes, prá recebermos um milagre ou benção de Deus, precisamos sair nossa aldeia.


O que isso significa?
a) Nossas convicções religiosas

É preciso ser aberto o toque do Espírito Santo, deixar de lado as formalidades religiosas e atender o toque do Espírito.

b) Contexto social em que vivemos

as velhas amizades que não conhece a Deus, que não tem intimidade com Deus que vai tentar te desencorajar na fé, que vai te levar pro mundo.

c) Convívio familiar: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim...”   

      (Mat.10: 37).

3)JESUS USA UMA FORMA INUSITADA PARA CURA-LO a)Cuspiu nos seus olhos

Se fosse hoje, que falta de higiene; seria considerado até uma ofensa, mas como o cego não ligou recebeu o milagre.

Significado: Isto nos mostra o quanto aquele homem estava a mercê do Senhor. Não sabia nada do que estava acontecendo, mas mesmo assim, continuou confiando e deixando Jesus agir.

 Meu amado mesmo que você não estiver entendendo nada, e se as coisas não vão bem, nas mão de Jesus é o melhor lugar pra sua vida, não temas continua firme que Jesus tem a melhor solução.


4)JESUS CUROU-O EM DUAS ETAPAS
a)Esse milagres foi diferente de todos os outros operados pelo Senhor.

 PRIMEIRO restaurou apenas as funções dos olhos, as córneas a retinia passou a funcinar.


SEGUNDO a ação do cérebro que recebia os comandos dos olhos, dando-lhe percepção mental daquilo que os globos oculares captavam.

5)ENXERGANDO ERRADO a)“...Vês alguma coisa?”. “Vejo os homens... Como árvores que andam”. Dois erros: Homem nunca se pareceu com árvore, e árvore nunca andou.

b) Se considerarmos que ele antes via (pois o texto não fala se ele era cego de nascença), ele estava desacostumado com a anatomia humana, por isso os via como árvores que andavam.

c) Quem mais estava próximo dele naquele momento, era o Senhor Jesus, portanto, ele via o Senhor Jesus como uma árvore. Visão equivocada do Filho de Deus.

 Tem muitos que ainda hoje tem uma visão destorcida do filho de Deus, acha que ele esta morto, mas ele esta vivo e quer ter comunhão com o homem.

6) O SEGUNDO TOQUE
Foi necessário que Jesus lhe tocasse novamente.

Penso que esse segundo toque foi mais difícil, pois ele pensava já estar enxergando, e por isso, poderia simplesmente impedir que Jesus o tocasse:  como muitos hoje já sei tudo

Coisas que podem impedir o segundo toque:
a) Ignorância Espiritual – Achar que já sabe tudo, e por isso não necessita Dele. Pra que ir tanto a igreja, pra que  ler bíblia, pro que orar tanto.

b) Falsa visão – Olhar com discriminação os homens (Como árvores que andam) há esse é muito isso, esse é muito aquilo.

7) NÃO ENTRES NA ALDEIA
a) Vá prá sua casa. Não volte para as velhas amizades. Eles não vão acreditar. Questionarão o milagre. Nem sempre milagres é sinônimo de fé.

b) O importante é seu sentimento, não interessa o que vão pensar e falar a respeito do milagre.

Conclusão: Deus tem suas formas de agir.

 Na Presença de Deus é o melhor lugar pra sua vida

 Confie em Deus inteiramente não importa as circunstancias confia.

 Pois se creres verás a gloria de Deus.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

QUEM CAUSOU SOFRIMENTO A JESUS?

Texto: Isaías 53:1-5.

Introdução.

- Isaías profetiza com 700 anos de antecedência sobre o sofrimento de Jesus.

- Isso é profecia no sentido preditivo.


01. Satanáz causou sofrimentos à Jesus.

- Mateus 4:1. No deserto.

A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.


02. Os homens causaram sofrimentos à Jesus.

- Escribas e anciãos. Mateus 26:57  E os que prenderam Jesus o levaram à casa de Caifás, o sumo sacerdote, onde se haviam reunido os escribas e os anciãos.



- Pilatos. Mateus 27: 24-26 Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco! E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos! Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado.



- Os soldados. Mateus 27: 27-31  Logo a seguir, os soldados do governador, levando Jesus para o pretório, reuniram em torno dele toda a coorte. Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate; tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus! E, cuspindo nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça. Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe o manto e o vestiram com as suas próprias vestes. Em seguida, o levaram para ser crucificado.


03. Os discípulos causaram sofrimentos à Jesus.  Mateus 26:56  Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.


04. Os apóstolos causaram sofrimentos à Jesus.

- Judas. Mateus 26:47  Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze, e, com ele, grande turba com espadas e porretes, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo.


- Pedro. Mateus 26: 69-70  Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu. Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.


05. Deus causou sofrimentos à Jesus.

- Mateus 27:46  Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?


Conclusão.

- Qual o motivo para tanto sofrimento?

Os pecados de toda a humanidade. Aqui estamos incluídos.


- Qual o fruto deste sofrimento?

Produzir a nossa salvação.


- O que Deus espera de nós, diante de tanto sofrimento?

a) Nossa fé.

b) Nossa gratidão.

sábado, 7 de janeiro de 2012

JOÃO BATISTA ANUNCIA O CRISTO

Mt. 3:1-12

Introdução:
Com uma pregação de arrependimento, mudança de vida e preparação para receber o Messias, João Batista, o precursor de Jesus Cristo, anuncia a chegada do reino dos céus.


I - Um anúncio no deserto
O mundo de João Batista estava num deserto, no tempo da chegada do Messias, O ambiente era sem luz, vida, justiça, paz. Era a plenitude dos tempos (Gal. 4:4-7) para o resgate da humanidade, o enviado do céu que chegou à terra para implantar o reino de Deus no coração e vidas.


1. Anúncio de arrependimento (v.2) sem arrependimento não há remissão de pecados, hoje o pecado é tratado de forma natural, há a carne e fraca. Não sente tristeza mais.

2 Co.7.9-10 Mas agora estou alegre, não porque vocês ficaram tristes, mas porque aquela tristeza fez com que vocês se arrependessem. Aquela tristeza foi usada por Deus, e assim nós não causamos nenhum mal a vocês. Pois a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste. Mas as tristezas deste mundo produzem a morte.


2. Anúncio do reino dos céus (v.2) é o temor a Deus e obediência a sua palavra e o compromisso com a santificação.



3. Anúncio de nova vida e preparo do caminho do Senhor (v.3) endireitai as vossas veredas. É preciso transformação, mudança, na maneira de pensar, nas palavra, na atitudes, no vestir, mas como resultado de uma mudança interior.


II - Um anúncio de regeneração
João Batista pregava contra a situação reinante, de opressão, injustiça, miséria geral, pecado.


v.4 Usava João vestes de pelos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre

Mostrou seu protesto com uma penitência rígida, onde comida, bebida e roupa não estavam em primeiro lugar.

1. Regeneração pelas águas - num batismo de perdão (vv. 5,6) o batismo não lava pecados mas é um sinal de arrependimento interior.

1Pd.3.21 21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo.


2. Regeneração tomando Deus por pai (vv. 7-9)



3. Regeneração pela correção do erro (vv. 7,8) a fé sem as obras é morta, arrependimento tem que ser demonstro pela mudança de vida.


III - Um anúncio de juízo divino
O Messias via chegar, para realizar na terra a socialização de Deus. Quem se enquadrar desfrutará a remissão, quem não se enquadrar no plano do Senhor será réu de perdição.


O messias o (CRSTO) é o salvador enviado por Deus

1. Juízo de corte e fogo (v. 10) Todo pecado gera morte pois o salário do pecado é a morte.


2. Juízo que chama a viver no calor do Espírito (v. 11) O Esp. S é o nosso guia e ajudador contra o pecado



3. Juízo de fogo inextinguível para o Mal e os Maus (v. 12) é o inferno para onde ira todo pecador que não se arrepende.




Conclusão:
O Messias é a esperança de regeneração e nova vida. Vida de filho de Deus. Vida de satisfação e paz. Vida em Deus.


É o salvador  que veio salvar-nos no deserto dos tempos (Rom. 15:4-13)