Mateus 7:24-29
Introdução
- Este texto á a conclusão do "sermão do monte", no qual Jesus resume a doutrina cristã.
- Você já se perguntou:
- O que a doutrina de Jesus pode fazer pela minha casa (família)?
Simplesmente tudo!!!
A PRÁTICA DO QUE JESUS ENSINOU É A SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS FAMILIARES
- Aplicamos o que Jesus ensinou em toda parte e nos esquecemos de praticá-lo dentro de casa!
[Ilustração: O filho que queria morar na igreja, porque lá o seu pai era tão bonzinho...]
SETE PRINCÍPIOS PARA PRATICARMOS O CRISTIANISMO EM CASA
Todos estes dentro do sermão do monte (Mt 5-7)
I - Princípio da FIDELIDADE (Mt 5: 27-28) Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.
- A família é o propósito de Deus para o homem:
"De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." (Mat 19:6)
- O adultério começa no pensamento, na imaginação, no coração:
"Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios..." (Mt 15:19)
- Portanto, o princípio da Fidelidade começa no coração:
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." (Provérbios 4:23)
II - Princípio da SINCERIDADE (Mt 5:37) Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.
- A 1ª maior causa de divórcio: falta de diálogo, de amizade, confiança. E é a mentira a razão disso.
- O diabo é mentiroso e pai da mentira (Jo 8:44) Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
- Alguma coisa incomoda você? Diga! / Fez algo de errado? Não invente mentiras: confesse!
III - Princípio do CONTENTAMENTO (Mt 6:25-33) Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
- A 2ª maior causa de divórcio: problemas financeiros. E a razão disso a ganância (Mt 6:19-21 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração)
[Ilustração: casal que perdeu toda a casa num furacão nos EUA: quando o casal foi entrevistado, o marido disse ao repórter - Nós não perdemos tudo. Nós temos um ao outro]
"nada trouxemos para este mundo e nada podemos daqui levar; tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes." (1 Tm 6:7-8)
IV - Princípio da COLABORAÇÃO (Mt 7:12 Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.)
- Você quer carinho? Dê carinho. / Quer atenção? Dê atenção.
- Jesus também disse: [Ler Mt 5:16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.]
- Qual é a sua boa obra que tem resplandecido em casa?
V - Princípio da TOLERÂNCIA (Mt 7:1) Não julgueis, para que não sejais julgados.
- Por que não aceitamos as pessoas do jeito que elas são?
- A intolerância gera: ofensas, cara-feia e ficar sem se falar. E o Senhor Jesus ensinou o contrário disto:
1°) Ofensas: Mt 5:22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo
2°) Cara-feia: Mt 6:22-23 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!
3°) Ficar-sem-falar: Mt 5:47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?
- Bom é não irar-se, mas caso aconteça, resolva no mesmo dia:
"Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Ef4:26)
"...para que não sejam impedidas as vossas orações." (1 Pedro 3:7 RC)
VI - Princípio do PERDÃO (Mt 6:14-15) Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
- Medite nisso: Mt 5:38-41 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; 40e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. 41Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.
- Se temos que perdoar os estranhos, quanto mais a quem amamos?
VII - Princípio do ESFORÇO (Mt 7:13-14) Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.
- O caminho fácil é a briga, a separação. O caminho difícil é o entendimento.
- SE ESFORCE... Em ser fiel / sincero / em contentar-se com o que tem / em colaborar
- Em ser tolerante / em perdoar / em não desistir...
Conclusão
- [Ilustração: o velório de minha sogra. Só ali se percebeu que ela era um exemplo de esposa, mãe, avó e sogra.
- Não sabemos quanto tempo ainda temos com nossos familiares.]
- Pratique os princípios de Jesus, valorizando cada instante com cada um deles. Sua casa estará sobre a Rocha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário