segunda-feira, 6 de maio de 2013

AS DEZ DICAS PARA O LAR



Sl.127.

Mt.16.26 diz, Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

"Que proveito terá o homem, ou mulher, se ganharem o mundo inteiro, mas perderem suas próprias famílias?"

- Com o divórcio atingindo uma taxa de 60% , a família que conhecemos no passado, ou melhor, aquela estabelecida por Deus, encontra-se realmente, entre as espécies ameaçadas de extinção.

- Casamento e família não são ideias muito populares em nossa sociedade hoje.

- A família, no entanto, foi criada por Deus, muito antes dEle estabelecer qualquer outra instituição, antes mesmo da igreja.

Gostaria de sugerir o que chamaria de "DEZ DICAS" para um lar sólido, feliz e que honre ao Senhor.

 
1. Estabeleça a linha de comando de Deus. Ef.5.22-23

As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; 23porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.

A Bíblia nos ensina que, para o Cristão, Jesus Cristo é o cabeça do lar, com a esposa sob autoridade de um marido submisso a Cristo e com os filhos sob responsabilidade de ambos.

Não é uma autoridade de imposição, mas de entrega, de conquistas


2. Obedeçam ao mandamento de amarem-se mutuamente. Ef.5.28-29 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 29Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja.

Aqui a palavra de Deus não esta falando de Desejo, ou de gostar.

Esta falando de amar, amor sacrificial, de se sacrificar um em função do outro, um se sacrificar para o outro estar bem.


3. Demonstrem aceitação e apreciação a cada membro da família. Neemias 4.14b, não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.

Maridos investe num bom relacionamentos com esposa e filhos

Esposas, investe num bom relacionamento com o esposo e filhos,

Filhos, investe num bom relacionamento com seus pais e irmãos.
 

4. Os membros da família devem respeitar a autoridade de Deus sobre eles e a autoridade que Deus delegou através da linha de comando. 

Maridos:   1Co.11.3 Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo

1P3.7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.

Mulheres: 1Pe.3.1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,

Filhos:  Ef.6 . 1-3 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

Pais : 4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

5. É importante que haja treinamento e disciplina no lar Prv.22. 6 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

Primeiro treinamento, ensino, depois a disciplina, cuidado com a violência e tirania dentro do lar 

6. "Curtam-se" mutuamente e separe tempo para que a família toda possa conviver e desfrutar da presença um do outro. Luc.15.32 Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.

- Qualidade de tempo não substitui quantidade de tempo.

- Quantidade de tempo é qualidade de tempo.


7. Não ao adultério.  Mt.5.27-28 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.

- Adultério destrói o casamento, sendo pecado contra Deus e contra o cônjuge.

8. Cada membro da família deverá trabalhar para o beneficio mútuo da família como um todo. Mat.12.25 Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

- Os filhos devem ter tarefas a serem cumpridas, e a eles deve ser passado que o trabalho enobrece e traz realização. 2Tess.3.10 Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.

 
9. Orem e leiam a Bíblia juntos.  Deut.6.6-9 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. 8Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. 9E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

- Nada poderá unir mais a família do que esse hábito, além de ser a melhor defesa existente contra as investidas de Satanás.

 
10. Deve haver uma preocupação genuína em cada um dos membros da família, quanto à salvação uns dos outros. Josué 24.15 diz "eu" (ARC), antes de dizer "e a minha casa serviremos ao Senhor".

O instituto de pesquisa Search Instituto conduziu uma pesquisa nacional com aproximadamente 11 mil participantes de 561 congregações e seis diferentes denominações. Os resultados são reveladores:

  • Apenas 12% dos jovens mantêm diálogo regular com a mãe sobre fé e/ou questões da vida
  • Apenas 5% dos jovens mantêm diálogo regular com o pai sobre fé e/ou questões da vida.
  • Apenas 9% dos jovens têm a experiência da leitura regular da Bíblia e os devocionais no lar. 
  • Apenas 12% dos jovens têm a experiência de prestar algum serviço voluntário com um dos pais como uma expressão de fé.
Descobrimos, por exemplo, que em uma semana típica, menos de 10% dos pais que freqüentam regularmente a igreja com seus filhos lêem a Bíblia com eles, oram juntos (com exceção nas horas de refeições), ou realizam cultos familiares.

Em um mês comum, um número ainda menor de famílias - a cada 20, apenas 1 - pratica algum tipo de adoração com o envolvimento dos filhos, além dos momentos em que estão na igreja.

- Isto deve estender-se além da família imediata, como avós, tios, tias, primos e agregados.

- Não há como ser um sucesso aos olhos de Deus, se nossas famílias forem desajustadas e bagunçadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário