terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Regeneração

O ato de Deus o qual concede a vida de Cristo ao crente.
Descrições de Regeneração no Novo Testamento:
Um nascimento (Jo 3:3-8).
Uma purificação (Tito 3:5).
Uma criação (2 Cor 5:17) (Ef 2:10).

Derrepente ocorre vida Espiritual, aparece misteriosamente, mostra-se repentinamente.

Característica Incomparável - Nenhuma outra religião promete transformar a natureza pecaminosa e trazendo-a á vida de Deus.

O que regeneração não é:
Batismo nas águas (1 Jo 3: 2-6), água é uma maneira figurativa de se referir á Palavra de Deus. (Ef 5: 25-26).
Reforma-Regeneração não é trabalho de homem e não consiste em fazer resoluções decisões (Tito 3:5).
Membrasia da igreja - Um animal vestido de homem continua a ser um animal. A natureza pecaminosa do homem não pode ser reformada, mas deve ser mudada.

O que é regeneração:
Ato sobrenatural o qual Deus concede vida nova no espírito humano (1 Ped 1 :23).
Quando cremos em Jesus, o Espírito de Deus que deixou Adão e Eva por causa do pecado e da morte, voltou por causa do dom da Justiça.
Um transplante (espiritual) no coração (Ez 36: 26).

Conclusão: O fato de teres sido regenerado quer dizer que tens a vida de Deus em ti. Tens Sua natureza e habilidade (Gal 2: 20) (Col. 1: 27) (Jo 15. :5)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CRIANÇAS EM ADORAÇÃO

ABERTURA






LOUVOR







VISITAS


MENSAGEM



ORAÇÃO



BRINCADEIRAS






DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES





ENCERRAMENTO












segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE FIM DE ANO

Para a benção de um novo ano

"Espera no Senhor, anima-te e Ele fortalecerá o teu coração; espera pois no Senhor." Salmos 27:14

É bem provável que você tenha definido uma ou várias metas para este ano e agora, quando seu findar já é visível, esteja apreensivo ou frustrado por não ter atingido os alvos.

Se na origem de seus planos esteve presente o pedido do apoio do Senhor, e você crê nele, esteja tranqüilo. Retire do seu coração toda ansiedade, pois a palavra que Deus lhe oferece é esta: espere com confiança.

O tempo pode ser curto, mas para Deus isso não é dificuldade, e não foram poucas as vezes em que Ele mostrou o Seu poder no último instante, ou quando se imaginava ser tarde demais.

Caso tenha traçado seus planos sozinho, sem submetê-los ao Altíssimo, não fique triste, você ainda poderá levar a Ele as suas expectativas.

Note que o aguardar em Deus não somente leva ao resultado final, mas anima, fortalece, consola e dá esperança ao coração mais abatido.
Naquele dia, todos dirão:
– Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou. Ele é o Senhor, e nós confiamos nele. Vamos cantar e nos alegrar porque ele nos socorreu.Isaías 25:9

Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta.
O tempo certo vai chegar logo; portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato.  Habacuque 2:3;

Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.   I Pedro 5:7

Sob a luz de um novo ano
"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4:18

Diante de você está um novo ano, intocado, como uma folha branca para ser preenchida.
Ele poderá representar tanto uma etapa difícil em sua vida, como um período de grandes realizações e vitórias, na realidade a opção é sua.

Se estiver pensando que tal assertiva é mera “viagem mental”, pois o futuro se encontra fora do controle de nossas mãos, esta em parte com a razão e em parte não.

A um divisor de águas que fará toda a diferença. Se decidir conduzir os próximos doze meses por sua conta e risco, as perspectivas não são nada animadoras. Se tiver a audácia de entrega-los nas mãos de Deus, pode começar o seu sucesso desde agora.

Entregar a vida nas mãos de Deus significa, antes de tudo, amá-lO e obedecê-lO, pois é isso que qualifica alguém como justo.

Justiça diante de deus resulta em uma existência de bênçãos crescentes, alegrias e prosperidade, que vão se acumulando, a cada manhã, trazendo luz, afastando as nuvens das dificuldades com o raiar de um novo dia.

FELIZ NATAL E UM FELUZ 2012

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR A SONHAR

Gn.15.1-6.

Sonhe sonhos grandiosos, e, como você sonhar, nisso en­tão você há de se tornar. Sua visão é a promessa do que um dia você será! - James Allen

O primeiro passo para obter sua visão é sonhar. Isso mes­mo! Deus ama os sonhadores. Os sonhadores realizam as mudanças de que o nosso mundo tão desesperadamente ne­cessita. Deus usa os sonhadores para transformar vidas que definham em  vibrantes, pes­soas animadas e eficientes.

Ele falou a Abraão que sonhasse. Levou Abraão para fora de sua tenda e lhe disse: "Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar... Assim será a tua descendên­cia." Portanto Deus o aprovou; e imputou-lhe isso como justiça (Gn 15.5,6).

Deus quis que Abraão tivesse uma ima­gem nítida do resultado final de Sua promessa. Abraão de­veria captar essa visão para ser capaz de ver o que iria ocor­rer neste mundo.

Em Gn.17. 4-5.
4Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. 5Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.

Deus agora vai fazer Abraão a confessar a promessa, para que ele passo fixar a promessa em seu corarão.

O coração de Deus nunca muda. Ele almeja sempre que Seus filhos tenham imagens claras dos resultados finais de Suas promessas. E sabe que precisamos visualizar antes de realizar.

Pela fé, captamos a visão de Deus.

Em Joel 2.28, Deus nos dá um antevisão de parte do mi­nistério do Espírito Santo para nós nos últimos dias:

Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vos­sos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.

Concentre sua atenção na frase "os vossos anciãos terão sonhos"!

Existem várias interpretações para esta promessa, mas permita-me sugerir somente uma: nunca é tarde de­mais para começar a sonhar!

Muita gente na igreja deixou de sonhar, e sem sonhado­res não pode haver visionários.

Mudança nenhuma ocorre até que alguém comece a sonhar.

Alguns podem pensar que é tarde demais, que nunca mais chegará a coisa alguma. Tenho boas notícias para vocês! Um dos principais motivos pelos quais o Espírito Santo está sendo derramado sobre nós, cristão, nos dias de hoje, é que, como foi dito, pode­mos sonhar de novo!

Uma pessoa nunca irá além de sua visão. E visão alguma jamais será maior que a capacidade dos líderes da igreja de sonhar.

Vamos então sonhar grandes sonhos voltados para Deus e sua promessas! Uma das razões por que muitos cristãos perdem a motivação é que, como crentes, deixaram de sonhar com as coisas estupendas que Deus pode fazer por elas e através delas, nas suas  famílias e no seu futuro.

Quando a Disneylândia foi inaugurada, faz vários anos, a viúva do grande empreendedor deparou com um dos en­genheiros do imenso centro de lazer olhando extasiado sua magnificência e beleza. O engenheiro, querendo prestar uma sincera homenagem a um dos maiores inovadores do mun­do, disse à Sra. Disney:

- Olhe, eu bem queria que o Walt pudesse ter visto isso!
Sem tirar os olhos do grandioso parque, ela retrucou: - Ele viu. É por isso que isso existe.

Deus quer que recomecemos a sonhar. É o começo da visão de glorificação de Deus.

Sonhe o melhor que você possa para sua vida, para o seu ministério.

 Avance dez anos na fita de vídeo do seu pensamento. Se não houver quaisquer restrições, o que poderá você ver para a sua vida , sue ministério? Faça este sonho o mais grandioso que possa. Mesmo que pareça exagerado, fixe-o em sua mente.

Fez isto?
Agora leia esta passagem da Bíblia:
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém (Ef. 3.20,21).

Vê O que o Senhor está dizendo? Vá em frente, sonhe os maiores sonhos que você possa sonhar, pois, por mais que você possa sonhar os sonhos de Deus para você serão sempre maiores!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Vencendo a Preocupação

Texto: Lucas 12:16-34
Introdução.
Aqui lemos duas parábola a primeira tem um "Homem que Deus chamou de Louco". Porque Deus o chamou de louco? Porque deixou Deus fora de sua vida.

1- JESUS VALORIZA A VIDA MAIS DO QUE AS COISAS QUE A SUSTENTAM. Lucas 12: 23  Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.

e Lucas 12: 29 . Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações.

O que nós valorizamos? Comer, beber, vestir. Cuidado. Todas boas coisas.
O comer se torna glutonaria. O beber em embriagues. O vestir em vaidade.
Lucas 4:4 . Está escrito: Não só de pão viverá o homem. Precisamos ver a vida do ponto de vista de Deus.

Do corvo, Lucas 12:24 , Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!
Deus provê alimento para ele.

Dos lírios, Lucas 12:27 , Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
vestes mais bonitas que de Salomão.

 Deus sabe que precisamos de comida e vestuário.

2- SÓ DEUS PODE RESOLVER O QUE NOSSA PREOCUPAÇÃO NÃO RESOLVE. Lucas 12:25 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
Acrescentar um côvado ( 0.56 cm ) a nossa altura.
Aqui no sentido de mais "um dia a nossa vida".

Com toda a ciência e tecnologia o homem não pode aumentar a sua vida a morte atinge a todos.

Filipenses 4:6. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

É o exercício que mais precisamos. O da oração.
Orar já agradecendo. Porque?
Já oramos preocupados.

Dois momentos na vida de Jesus:
Marcos 6:7-9 Chamou Jesus os doze e passou a enviá-los de dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, exceto um bordão; nem pão, nem alforje, nem dinheiro; que fossem calçados de sandálias e não usassem duas túnicas.
Ele orientou assim, é porque viveu assim.

Mateus 17:24-27 – Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas? 25Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? 26Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos. 27Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.
Ele chegou em Cafarnaum sem dinheiro.

Salmo 23:1 . "O Senhor é meu pastor.... claro, creio nisso.
"... e nada me faltará... " será ? Duvidamos.

A previdência é boa.Mas pode nos levar a avareza. Cuidado com esta tentação.

3- DEUS NOS AMA ACIMA DE QUALQUER COISA. Lucas 12:28 Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!

Marcos 5:1-20 – O endeminiado Gadareno -  Um homem vale mais que 2 mil porcos.

Romanos 8:32 - A prova do amor de Deus por nós. Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Lucas 12:33 "Vendei e dai esmolas". Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome,
Se desfazer daquilo que prejudica seu relacionamento com Deus.

Lucas 12:34  porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.
Cuidado com as bênçãos que se transformam em maldição. (  carros, passeio, diversão, trabalho bom, parentes próximos, namoro ) Não deixe isso afastá-lo de Deus. "Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês".

Provérbios 11:24  A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.
Provérbios 10:22

Conclusão:

Lucas 12:31 "Buscai antes o Reino de Deus". Porque? Os demais reinos ruíram.
Dar á Deus o primeiro lugar. Estamos fazendo uma inversão.
Primeiro todas as coisas e depois Deus. Cuidado. 
Será que Deus é culpado por você estar cheio de dívidas?
Será que Deus é culpado por você estar frio espiritualmente?
Salmo 37:25 - Conclusão de um ancião.
Desprendimento do material e apego ao espiritual.
Jesus nos convida a fazer isso.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A BIBLIA CONSISTE EM DOIS PACTOS

I-                  O antigo testamento entre Deus e Abraão.

A.              Nos tempos de Moisés a lei foi acrescentada.
-A lei encontra-se em Êxodo e consiste numa lista do faz e do não faz.
- Em Levitico, tem a lista dos sacrifícios e rituais para quando a lei fosse transgredida.
-O cumprimento destes sacrifícios e rituais cobria o pecado do povo.
- Sacrifício de sangue só servia para cobrir o pecado, não tinha poder para remover.
- Só o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. 1Jo. 1.9

B - Debaixo da lei o sangue de cabras e novilhos só cobria os pecados por um tempo.
- Cada vez que alguém pecava tinha que sacrificar corretamente para que o seu pecado fosse coberto.
- Havia cinco tipos de ofertas e sacrifícios debaixo da lei.
- Queimando a oferta totalmente, oferta de manjares, oferta de paz, oferta pela desobediência e oferta pelo pecado.
- Estes sacrifícios tinham que ser repetidos todas as vezes que alguém pecasse.

II-              "Lei" era uma medida temporária (Gal 3: 19).

A. O plano de Deus desde o principio, era mandar Seu Filho Jesus ao mundo.
- Cristo o Cordeiro Imaculado e Incontaminado, morto ainda antes da fundação do mundo (1 Ped I :  19-21).
- Deus sabia que o homem seria destituído da graça, então preparou plano de salvação.
- A lei com seus sacrifícios e ordenanças foi dada para mostrar ao homem sua fraqueza.
- A lei seria para mostrar ao homem que ele precisava da graça de Deus.
- A lei seria para mostrar ao homem que ele nunca poderia preencher os requisitos de Deus por sua própria habilidade.
- A lei seria para indicar ou apontar para a cruz, e à necessidade de um salvador.
- Nenhum homem podia cumprir a lei.

Jesus cumpriu a lei e hoje pela graça em Cristo nós recebemos a sua justiça

domingo, 20 de novembro de 2011

O Poder da Palavra

Texto base: Gn. 1.1-3

1 - A criação foi feita através do poder da palavra de Deus (Heb. 11.3). Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.Na medida em que Deus falava, sua criação surgia. O poder de Deus flui através da sua palavra.

2- Nossas palavras também podem criar ou destruir (Pv. 18.21
A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.;
Ef. 4.29). Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem
O que temos falado? “Abençoai e não amaldiçoeis” (Rm. 12.14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. ). Falando a Palavra de Deus e vivendo de acordo com a mesma, seremos canais do seu poder.

3- O Espírito Santo opera através da Palavra de Deus (Gn. 1.2 ).
Foi a experiência de Maria, que recebeu a Palavra de Deus por intermédio do anjo Gabriel, creu na palavra, submeteu-se ao propósito divino e teve a concepção realizada pelo Espírito Santo. (Lc. 1.38
Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela. ).
A palavra de Deus não opera em nós de modo automático. Precisamos receber, crer e obedecer (Heb. 4.2 Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.  ).
Ela é a semente que precisa ser recebida, regada e cultivada.

4- Hoje, Deus ainda cria através da sua palavra.
Ele continua falando conosco e seu Espírito continua agindo para que sua vontade se concretize. A palavra de Deus fez com que Jesus fosse gerado em Maria.

Da mesma forma, o principal propósito da palavra de Deus é que o caráter de Cristo seja gerado em nós (Rm. 8.29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. ;
Gal. 4.19  meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós ).

Conclusão: Enquanto Ezequiel profetizava, falando as palavras de Deus, os ossos secos foram vivificados (Ez. 37). Receba a palavra de Deus com fé e deixe que o Espírito Santo opere em sua vida, curando, libertando e edificando.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ADOPÇÃO:

O modo qual Deus dá filiação a quem naturalmente não pertence (Rm 8:15) (Gal4:5).

Deus não adota crentes por filhos, mas são nascidos na família de Deus pelo Espírito Santo através da Fé. Algumas versões traduzem (Ef 1:5) por "adoção de crianças" mas no Grego  "Adoção de Filhos."

Adoção refere-se á entrada na família como filho adulto.

Diferença entre os concertos do Novo e do Velho Testamento.

Debaixo do Velho Testamento os Judeus eram tratados como crianças menores por estarem debaixo da direção de governadores e tutores (A lei) no Novo Testamento os crentes são tratados ou considerados filhos crescidos ou adultos.

Vantagens especiais de adoção é que 0 Espírito Santo vive em nós e nos guia.

Benefícios e privilégios do relacionamento com o Pai

O cuidado do Pai (Luc 12:4-7).

Castigo ou disciplina (Heb 12:5-11).

Conforto (2 Cor 1:3-4).

Herança (Rom 8:16-17).

Bênçãos recebidas por fazer parte da família de Deus.

Fazer parte do nome da família ((Fl 2:9).

Participar da semelhança da família (2 Cor 5:17).

Comparticipar do amor da família (1 Jo 1:3 & 3:14).

Com direito nos trabalhos e negócios da família.

Bençãos futuras - Um corpo redimido e glorificado (Rom 8:23) (Fil 3:20-21).

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SANTIFICAÇÃO

  Rm.6.15-23

Intr.                Significado do verbo "Santificar"  Separado para uso exclusivo de Deus
  O modo pelo qual o Cristão, limpa e separa  do pecado para Seu uso e glória de Deus.

I.  sentidos duplos - Separação do diabo e devoção para Deus (2 Cor 7:1).

 Santificar, reconhecer que Deus é digno de reverência e de louvor (Luc 11:2) (1 Ped 3:15).

 Para separar das coisas profanas, e dedicar-se para Deus - Consagração (Mat 23: 17).

Para purificar ou limpar de impurezas (Ef 5: 26) (1 Tes. 5:23).

II-                 Santificação, conseqüentemente envolve o seguinte:
Posição.
 A separação do crente para Deus a qual ocorre após a conversão. (1 Cor 6:11) (Heb 10:14) (1 Ped 1:2).

Cristo é o alvo da santificação do crente (1 Cor 1 :30).

Experimental.
   A purificação do crente de toda a sujeira e profanação (2 Cor 7:1).

O crente é conformado á imagem de Cristo (2 Cor 3:18) (Rm 8:29).

Atirando fora a vida velha e colocando a vida nova (Col 3: 13-17).

 Apresenta-se totalmente a Deus como ato de sua vontade (Rom 12:1).

Renova sua mente com a Palavra (Ef 4: 23) (Rom 12:1-2).

Submete-se a um dos cinco dons do ministério para perfeição dos santos (Ef 4: 11-12).
  Anda em Espírito (Gal 5: 16).

Depender de Jesus para te ajudar (At 26: 18).

Conclusão:
A doutrina da santificação ensina que quando te tornas cristão, deixas de ser comum.
E passas a ser separado para uso especial de Deus.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ESTICAR AS CORDAS DA TENDA

Is.54.2.
            Intr. Tenda uma estrutura desmontável feita de pano ou pele, sustentadas por cordas esticadas em estacas firmadas no chão. Esta era uma residência dos povos antigos, ou seja a casa pré-histórica, o texto da descrição de uma tenda antiga e seus respectivos matérias, que queremos fazer uma aplicação no sentido de uma residência espiritual.

I -AMPLIAR A TENDA: Alargar aumentar.        
A tenda era uma residência e o texto fala em ampliar o espaço da residência , quando ampliamos o espaço de uma residência é porque a família está crescendo ou vai crescer. Amados cada igreja onde Deus é honrado e a sua palavra é pregada é uma família de Deus, onde os membros vem louvar a Deus, adorar a Deus e receber a direção divina para suas vidas.

Como vemos neste texto é desejo de Deus que cada família sua cresça, pois a Sua vontade é que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade, então e dever de cada membro desta família se empenham para o crescimento da família a que pertence. 

Deus visando o bom desenvolvimento de cada uma desta sua familia, ou seja, a cada igreja, Ele concede um líder, um pastor visando o bom andamento desta da sua igreja  Ef. 4.11.   E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
E para a ampliação da tenda é importante que cada membro desta família ajude o seu líder pois há muito o fazer o próprio Jesus disse...” Eis que a seara é grande e os trabalhadores são poucos, rogai ao senhor da seara para que mande trabalhadores” ,

Há muita carência de ajuda para ampliar a tenda, para crescer o numero a almas de uma congregação é preciso que todos os membros estejam envolvidos mais juntos com o pastor, apoiando-o em seus projetos, seus objetivos espirituais.

Mas não esquecendo de uma coisa o Lider recebe a liderança de Deus, e passa para os membros, os membros seguem a direção da liderança em obediência em amor, com dedicação e respeito pelo seu líder que Deus o concedeu.

Quando isto acontece Deus aprova, o trabalho cresce o nome de Deus é enaltecida a altura que Ele merece, pois onde há união e amor o Espírito Santo opera há milagres há poder, pois isto glorifica o nome do Senhor, pois Deus opera através de homens e mulheres que Ele escolhe para direcionar a sua obra.

Você que é membro desta família você tem uma missão esticar as corda da tenda esticar as cortinas para ampliar o espaço da tenda, trabalhe que recompensa vem do Senhor sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão.

II FIRMAR ESTACAS
O texto também fala em firmar as estacas, as estacas era onde as cordas da tenda eram firmadas contras os ventos as tempestades, esta firmeza conseguimos ensinando a palavra de Deus as novos que estão chegando,  a igreja de Cristo é formada por Cristãos que representas as estacas.

Muitas são as definições de cristão que encontramos hoje, mas mais completa que eu já encentrei é:  Alguém que Anda com Deus, vive a Palavra, contribui na obra, e causa impacto no mundo.

Um cristão que enquadra dentro destes princípios está ativamente envolvido em ajudar a cumprir a grande Comissão, isto significa tomar iniciativa para  Ganhar Almas, Consolidar, Treinar  Cl. 1,28.
O qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;

Temos que multiplicar e não apenas somar

Barnabé     Paulo  At. 9.27   11.22 .   Silas e Timóteo        outros e outros

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A NECESSIDADE DO HOMEM POR UM SALVADOR. Jo. 14.1-7

A.  Jesus foi predestinado à morte ainda antes da fundação do mundo (1 Ped 1:19-21)

B.    Deus mandou Jesus no tempo exato para morrer na cruz (Ef 1: 10),Gl. 4.4-5.

C.    O homem pecou: O homem teria que morrer para se reconciliar com Deus. Gn.2.15-17

1.    Não era qualquer homem que serviria. Tinha que ser sem pecado  Ex.12.5 ; 29.1;  Lv.1.3 ;  1. 10 ; 3  Hb. 9.14  , 1Pe.1.19

2.  O redentor teria que ser alguém livre da natureza pecadora.  Jo. 8.46  1Pe.2.22

3.  Sómente Deus feito homem serviria para tal salvação. Fl.2. 5-11
a. Se o sangue de um homem normal fosse suficiente, então Abraão com toda a certeza sacrificaria seu filho Isaque. Gn. 22.12 – 18.
b.  O sangue de Isaque não era o suficiente.

4. Tinha de haver derramamento de sangue, mas sangue livre de pecado, sangue inocente.  Mt.27. 3-4

5.   Sangue humano é fornecido sómente pelo homem.
a.  O sangue de Jesus foi fornecido pelo próprio Deus.
b. O sangue de Jesus estava livre da natureza pecaminosa, por isso era um sacrifício aceitável perante Deus.

domingo, 23 de outubro de 2011

O CONVITE DE DEUS

Texto: Lc. 14.15-23.
Intr. A parábola   
Um ho­mem prepara uma grande festa e envia muitos convites.
Deus convida a todos os que querem participar doque Ele tem preparado, mas a decisão é de quem quer participar.

I.    O convite — primeira lista de convidados (15-16).
a.       A Hospitalidade divina é grande -  Deus tem o de melhor preparado para aqueles que ouvem o seu chamado, é convidou a muitos !
b.      A Provisão divina, é abundante, Deu uma grande ceia tudo o que Deus faz é abundante.
c.       O convite divino é extensivo, e convidou muitos Deus ainda está fazendo este convite a todos os que desejam participar de sua ceia.

Os convidados: Todos os convidados, entretanto, dão a desculpa de que não podem ir.
(1) A primeira desculpa (18): Uma pessoa acaba de comprar um campo e precisa inspecioná-lo.
(2) A segunda desculpa (19): Uma pessoa acaba de comprar alguns bois e precisa experimentá-los.
(3)A terceira desculpa (14.20): Uma pessoa acaba de casar

Vemos que as desculpasse referiam a coisas mui­to licitas: compras, casamentos, etc. Há um ditado que “o bom é inimigo do melhor”. A nossa preocupação será com coisas boas ou com as coisas melhor de tudo: “o reino de Deus e sua justiça?”.

      A ira divina é terrível (21)

II- O convite   a misericór­dia divina é persistente (21-24), segunda lista de convidados
a.   Os novos convidados: Eles consistem em pessoas pobres e sofredoras de todos os lugares, pessoas que chegam com alegria.

o propósito divino e certo (23) Os tomam parte na festa: Os pobres (que não podem pagá-la); os aleijados (que não podem trabalhar por ela); os coxos (que não po­dem andar para ela); e os cegos (que não podem vê­lá)

III- o tercei­ro ( v. 23) e a casa cheia.
Os antigos convidados (24): Eles não recebem nem ao menos um gostinho do que foi preparado para eles.
 a oportunidade oferecida é limitada

Conclusão: Foi Deus quem deu a festa. Ele é representado pelo certo homemque fez a grande ceia.
2) Ele proclama uma obra realizada. Ele prepa­rou a festa. Ele nos reconciliou a si mesmo pela cruz de Cristo.
3) O convite está baseado no fato de que tudo es­ta preparado: “Vinde, que já tudo está preparado”.
4) Ë somente a loucura dos homens que os priva de gozar a salvação e a vida. Todos começaram a desculpar-se, A inimizade do coração natural contra Deus é um fato terrível.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A VOLTA PARA DEUS

TEXTO:       Oséias 5.15 - 6.1-7
Oseis viveu de 755 a 714 aC. Exerceu seu ministerio após Amos, e foi contemporanio de Isaias e Miqueis.
Profetizou durante os reinados de Manaem  Peca e Oseias no reino do norte Israel, e Uzias Jotão e Acaz no reino do sul, Juda.


INIRODUÇÃO, Israel foi escolhida por Deus para ser a nação sacerdotal para levar a palavra de Deus as outras nações, Deus os tirou do Egito com mãos poderosas, os libertou, levou os ao deserto no monte sinai e fez uma alinça com eles para ser uma nação forte e poderosa, mas sacerdotal.

Mas israel com o passar do tempo esqueceu da sua função, do seu propósito, do seu objetivo e tornou-se um povo que so pensava em si, so em seu prezer, so em desfrutar das benção.

há chance de sucesso e felicidade se nos voltarmos para o Senhor e deixemos que ele mude a direção da nossa vida  para o propósito dele.


I.  VINDE E TORNEMOS PARA O SENHOR  6.1
Temos nos afastado de Deus: o pecado afastou Adão e Eva da presença santa de Deus. Somos todos pródigos, afastamo-nos da casa do pai (Lc 15).

O ser humano, que foi criado por Deus com a finalidade de glorifica-lo e desfrutar da sua presença, mas distanciou-se de Deus, deu-lhe as costas, tem pensado em si proprio, em seu prazer, em seu bem estar.

Quando é que nos afastemos do criador?

Temos nos afastado de Deus quando: nos afastamos da sua Palavra, quando nos afastamos da oração, quando negligenciamos a comunhão com os irmãos, quando começamos a nos deleitar em prazeres das coisas mundanas e passageiras desta vida.

 O ser humano dos nossos dias caminha em direção oposta, está tentando fugir de Deus.
Somos agora convidados e desafiados: Vinde e tornemos para o Senhor.

O texto diz que se Ele nos despedaçou, Ele nos sarará, Ele fez a ferida Ele ligará.
Sua vida está em pedaços?  Ele pode sará-lo.  Sua vida é uma ferida?  Deus pode ligar.
Tudo na sua vida hoje pode mudar se você tomar uma atitude, a resolução de voltar para Deus (Mt 11.28-30).


II. CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER ÃO SENHOR 6.3

Quando voltamos a casa do Pai, quando nos reconciliamos com ele, o nosso desejo é conhece-lo cada vez melhor.

Até que ponto já conhecemos a Deus? Por ouvir falar, por informação, ou porque ja experimentamos dele em nossa própria vida?

Conhecer a Deus é fruto de uma intima comunhão com Ele.
Exemplos disso vamos encontrar nas vidas de pessoas como Abrão, Moisés, Davi, Daniel, Jó, Paulo e muitos outros.

O conhecimento de Deus não é estático, ele é dinâmico: “Prossiga­mos em conhecer”.
Observemos a expressão: prossigamos. Nunca vamos conhecer tudo o respeito de Deus.
Cada dia ele tem coisas novas para nos revelar (Jr.3.33).

 No mundo da ciência, os homens estão envolvidos no campo das pesquisas fazendo a cada instante novos descobertas, algo novo.

Até que ponto, agora indagamos, já conhecemos ao Senhor? Pode ser que o tudo que sabemos de Deus foi aquilo que nos contaram e nada mais.
Conhecemos tão pouquinho! As vezes somos comparados a pessoas que ficaram só na sala de visitas, nunca adentramos os aposentos do Rei.

Você o conhece por experiência própria, o amor a bondade, a fidelidade, a riqueza e o poder do Senhor?

Permite-me perguntar-lhe: Até que ponto você jà conhece o Senhor?
Podemos conhece-lo através de Jesus Cristo (Mt. 11.27   27Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. ;     Jo 14.9    9Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?).

III. MISERICÓRDIA QUERO E NÃO SACRIFICIOS  6.6


A misericórdia é o exercício do amor, e este é a  principal marca do cristão.
Deus se agrada com um coração, bondoso e misericordioso (Sl.51.17  17Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. ).

Paulo, o apóstolo, discutiu este assunto de uma maneira magistral em (1Co.13).
Deus se agrada com a nossa atitude de amor. Este é o verdadeiro holocausto que podemos lhe oferecer.

CONCLUSAO: Diante do que estudamos, tomemos agora a firme decisão de voltarmo-nos para o Senhor,  com à disposição de conhecê-lo melhor, e ao propósito de uma vida marcada pelo espírito de misericórdia.