TEXTO: Oséias 5.15 - 6.1-7
Oseis viveu de 755 a 714 aC . Exerceu seu ministerio após Amos, e foi contemporanio de Isaias e Miqueis.
Profetizou durante os reinados de Manaem Peca e Oseias no reino do norte Israel, e Uzias Jotão e Acaz no reino do sul, Juda.INIRODUÇÃO, Israel foi escolhida por Deus para ser a nação sacerdotal para levar a palavra de Deus as outras nações, Deus os tirou do Egito com mãos poderosas, os libertou, levou os ao deserto no monte sinai e fez uma alinça com eles para ser uma nação forte e poderosa, mas sacerdotal.
Mas israel com o passar do tempo esqueceu da sua função, do seu propósito, do seu objetivo e tornou-se um povo que so pensava em si, so em seu prezer, so em desfrutar das benção.
I. VINDE E TORNEMOS PARA O SENHOR 6.1
Temos nos afastado de Deus: o pecado afastou Adão e Eva da presença santa de Deus. Somos todos pródigos, afastamo-nos da casa do pai (Lc 15).
O ser humano, que foi criado por Deus com a finalidade de glorifica-lo e desfrutar da sua presença, mas distanciou-se de Deus, deu-lhe as costas, tem pensado em si proprio, em seu prazer, em seu bem estar.
Quando é que nos afastemos do criador?
Temos nos afastado de Deus quando: nos afastamos da sua Palavra, quando nos afastamos da oração, quando negligenciamos a comunhão com os irmãos, quando começamos a nos deleitar em prazeres das coisas mundanas e passageiras desta vida.
O ser humano dos nossos dias caminha em direção oposta, está tentando fugir de Deus.
Somos agora convidados e desafiados: Vinde e tornemos para o Senhor.
O texto diz que se Ele nos despedaçou, Ele nos sarará, Ele fez a ferida Ele ligará.
Sua vida está em pedaços? Ele pode sará-lo. Sua vida é uma ferida? Deus pode ligar.
Tudo na sua vida hoje pode mudar se você tomar uma atitude, a resolução de voltar para Deus (Mt 11.28-30).II. CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER ÃO SENHOR 6.3
Quando voltamos a casa do Pai, quando nos reconciliamos com ele, o nosso desejo é conhece-lo cada vez melhor.
Até que ponto já conhecemos a Deus? Por ouvir falar, por informação, ou porque ja experimentamos dele em nossa própria vida?
Conhecer a Deus é fruto de uma intima comunhão com Ele.
Exemplos disso vamos encontrar nas vidas de pessoas como Abrão, Moisés, Davi, Daniel, Jó, Paulo e muitos outros.
O conhecimento de Deus não é estático, ele é dinâmico: “Prossigamos em conhecer”.
Observemos a expressão: prossigamos. Nunca vamos conhecer tudo o respeito de Deus.
Cada dia ele tem coisas novas para nos revelar (Jr.3.33).
Cada dia ele tem coisas novas para nos revelar (Jr.3.33).
No mundo da ciência, os homens estão envolvidos no campo das pesquisas fazendo a cada instante novos descobertas, algo novo.
Até que ponto, agora indagamos, já conhecemos ao Senhor? Pode ser que o tudo que sabemos de Deus foi aquilo que nos contaram e nada mais.
Conhecemos tão pouquinho! As vezes somos comparados a pessoas que ficaram só na sala de visitas, nunca adentramos os aposentos do Rei.
Você o conhece por experiência própria, o amor a bondade, a fidelidade, a riqueza e o poder do Senhor?
Permite-me perguntar-lhe: Até que ponto você jà conhece o Senhor?
Podemos conhece-lo através de Jesus Cristo (Mt. 11.27 27Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. ; Jo 14.9 9Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?).
III. MISERICÓRDIA QUERO E NÃO SACRIFICIOS 6.6
A misericórdia é o exercício do amor, e este é a principal marca do cristão.
Deus se agrada com um coração, bondoso e misericordioso (Sl.51.17 17Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. ).
Paulo, o apóstolo, discutiu este assunto de uma maneira magistral em (1Co.13).
Deus se agrada com a nossa atitude de amor. Este é o verdadeiro holocausto que podemos lhe oferecer.
CONCLUSAO: Diante do que estudamos, tomemos agora a firme decisão de voltarmo-nos para o Senhor, com à disposição de conhecê-lo melhor, e ao propósito de uma vida marcada pelo espírito de misericórdia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário