quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

COMO CONFIAR EM DEUS?



Fel.4. 19

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades

 INTRODUÇÃO

Quem na vida cristã nunca ficou angustiado por causa de uma necessidade premente?

 Na verdade, todos nós temos muitos tipos de carências que precisam ser atendidas, a fim de que possamos viver de maneira equilibrada.

 O apóstolo Paulo sabia dessas coisas, mas ele tinha certeza de que o Senhor não lhe deixaria desamparado.

 I. PAULO EXPRIME SUA PROFUNDA INTIMIDADE COM DEUS QUANDO DIZ: “O MEU DEUS...”.

Nesta expressão, aprendemos que:

1.1— O “meu Deus”de Paulo é o mesmo Deus de todos nós (Filipenses 4.20)

Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

O Próprio Jesus nos ensina a relacionarmos com Deus como pai por que Ele é bondoso  Mat.7. 9-11 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. 9Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 10Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?

  1.2—Devemos estabelecer um relacionamento íntimo com Deus (Jeremias 29.13)

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

 II. PAULO DEMONSTROU CONHECER AS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE DEUS AO USAR A EXPRESSÃO: “...SEGUNDO AS SUAS RIQUEZAS...”.

 Nesta expressão, aprendemos que:

2.1 — Um dos nomes do Senhor é “Jeová-Jireh’: que quer dizer: “O Senhor que provê’: Ele supre as nossas necessidades (Filipenses 4.19).

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades

 2.2 — Outro grande nome de Deus é ‘Jeova-Rafá’ que quer dizer: “O Senhor que cura’: Ele cura todas as nossas enfermidades (Isaias 53.4).

 2.3 — Outro grande nome de Deus é “El Shadday’ e significa: “O Deus Todo-Poderoso’: Deus é suficiente para nos socorrer em qualquer situação (1 Cronicas 29.11,12).

Tu és grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso. Tudo o que existe no céu e na terra pertence a ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. 12Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa.

III. CONFIANTEMENTE PAULO AFIRMOU QUE DEUS:...SUPRIRA TODAS AS VOSSAS NECESSIDADES EM GLÓRIA”.

Isto significa que:

3.1 — Deus suprirá as nossas necessidades nos dias difíceis que estamos vivendo (Salmo 23.1).

3.2 — Quando Deus nos dá a vitória, essa vitória é grande e gloriosa, e serve para ajudar os outros (Isaias 35.3,4.).

Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. 4Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.

3.3 — Deus sempre nos dá um escape, consola os abatidos e providenciará uma saída (‘Salmo 46.1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. ; 121.1 Elevo os olhos para os montes:de onde me virá o socorro? ).

IV. A ÚLTIMA EXPRESSÃO EMPREGADA POR PAULO NO VERSÍCULO 19, É: “...POR CRISTO JESUS”.

Isto significa que Jesus é o Deus Todo-Poderoso, o Verbo Divino que resgatou a humanidade com o Seu sangue, arrebatando-a das garras do Diabo.

Ele foi morto, mas, ao terceiro dia, ressuscitou poderosamente, e está à direita do Pai intercedendo por nós.

CONCLUSÃO

Se desejamos ser abençoados pela provisão de Deus, devemos manter-nos fiéis à Sua Palavra.

Assim como Deus nos deu o que tinha de mais importante, também nós devemos dar algo de mais importante que existe em nós:

o nosso coração, o nosso corpo e a nossa alma como um sacrifício vivo ao Senhor.

domingo, 7 de dezembro de 2014

SEDE FERVOROSOS DE ESPÍRITO



Texto: Romanos 12:11

Quebra-gelo: Você já experimentou tomar algo que parecia quente, mas estava frio?

 Exemplo: café.

Introdução: Quem tem o hábito de tomar chimarrão, uma bebida típica do gaúcho, diz que a temperatura certa para a água do chimarrão é quando ela começa a chiar antes de ferver, se ferve estraga.

 Já na vida cristã Deus nos manda ser fervorosos de espírito. O termo fervoroso significa aquilo que está fervendo, fervente.

 Para Deus o morno não serve (Apocalipse 3:15-16 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca ), temos que ser fervorosos.

 Como podemos ser fervorosos de espírito?

 1) Mantenha-se no fogo.

A vida nos ensina que se tiramos uma chaleira fervente do fogo, durante um tempo ela fica aquecida, mas deixa imediatamente de ferver e começa a esfriar.

 Não pare de buscar a Deus, não saia da presença de Deus, faça a Sua vontade, não saia do centro de Sua vontade.

 Alimente o fogo de Deus em sua vida, alimente sua paixão pelas coisas de Deus. Jejue, ore sem cessar, busque a presença de Deus sem parar.

 2) Não tire os olhos do seu objetivo. Mantenha-se focado.

 Paulo em suas cartas nos ensina a correr com objetivo e disciplinar-se para isso (I Cor 9:25-27 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 26Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. 27Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. ).

 O salmista nos ensina a não perdermos tempo com besteira, diz que o bem sucedido é o que medita na lei do Senhor dia e noite (Salmo 1:1-3).

 Paulo em Colossenses 3:2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.

  e Filipenses 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento

 nos diz no que devemos pensar, com o que devemos ocupar nosso pensamento: com as coisas de Deus. Encha sua mente e coração com as coisas de Deus.

 Quer ser fervoroso de espírito? Mantenha-se focado, não se distraia.

 3) Não entristeça ao Espírito de Deus, nem apague a ação Dele em sua vida (Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção

 e I Tessalonicenses 5:19 Não apagueis o Espírito ).

 Quando cremos em Deus e entregamos nossa vida a Ele, Ele nos sela com seu Espírito Santo; ou seja, quando cremos e entregamos nossa vida a Deus recebemos o Espírito Santo.

Após isso se desobedecemos a Deus, somos insubmissos ou escolhemos continuar pecando entristecemos e afastamos o Espírito de Deus de nossas vidas (extinguimos o Espírito em nós).

 Não faça isso, obedeça sempre a Deus, seja fervoroso de espírito.

 Conclusão:

 Você quer ser fervoroso de espírito?

 Quer entregar sua vida a Deus e viver para fazer Sua vontade?

 Quer abandonar o pecado e decidir obedecer sempre a Deus?