domingo, 11 de maio de 2014

A ORAÇÃO QUE DEUS RESPONDE


2Reis 20. 1-7

INTRODUÇÃO - Ao longo de toda a história bíblica Deus respondeu às orações dos Seus servos, e sendo Deus o mesmo ontem, hoje e eternamente, nos dias de hoje continua respondendo às orações de Sua amada Igreja.

ORAR É:

Falar com Deus. Solicitar. Interceder.

ALGUNS ASPECTOS DA ORAÇÃO DO REI EZEQUIAS:

 1.1— Ezequias reconheceu a soberania de Deus

Num ato de fé, esse rei reconheceu a soberania de Deus (2 Reis 19.15 e orou perante o Senhor, dizendo: Ó Senhor, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.).

Enquanto os reis de Israel, no Reino do Norte, curvavam- se diante dos deuses das nações pagãs, Ezequias, rei de Judá, no Reino do Sul, conservou a sua fidelidade.

1.2—Ezequias orou com humildade (2 Reis 19.19)

Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor Deus.

O rei Ezequias fez confissões ao Senhor (Romanos 10.10). Apresentou-se perante Ele com um espírito quebrantado e chorou (2 Reis 20.3 Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo ),

E assim conseguiu que Deus mudasse o que havia determinado sobre ele (2 Reis 20.6 Acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo ).

1.3— Ezequias fez confissões ao Senhor

Confessar é revelar os nossos segredos a alguém, geralmente aquilo que sentimos ou precisamos.

As nossas palavras são a expressão dos nossos sentimentos e pensamentos.

A Bíblia considera o coração como o centro de nossa vida, a sede de nossas aspirações e sentimentos.

Nós cremos em Deus, e o confessamos com o nosso coração (Romanos 10.10).

1.4— Ezequias orou com seu coração quebrantado

Ezequias chegou a um estágio de intima comunhão com Deus:

O quebrantamento e as lágrimas.

Ele chorou muitíssimo (2 Reis 20.3 Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo).

Quanto mais assumimos as nossas fragilidades, mais conseguimos enxergar-nos.

O homem que retém as lágrimas acaba se tornando uma pessoa reprimida.

A ORAÇÃO DE EZEQUIAS MUDOU O PROPÓSITO DE DEUS (2 REIS 20.6)

Acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo

Este Rei:

2.1 —Reconheceu a soberania de Deus (2 Reis 19.15.

2.2 — Orou com fé, humildade, confissão, quebrantamento e lágrimas (2 Reis 20.3).

2.3 —Alcançou o propósito de sua oração (2 Reis 20.5,6).

DEUS NÃO OLHA A APARÊNCIA

3.1 — Ele está com os ouvidos atentos aos sinceros de coração (2 Reis 20.3)

Deus olhou o coração sincero e humilde de Ezequias.

3.2 — Ele observa se o crente ama com sinceridade (Romanos 12.9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem )

Para ter as suas orações respondidas, o crente precisa obedecer ao primeiro e ao segundo maiores mandamentos, que é amar a Deus e ao próximo.

CONCLUSÃO

O Espírito Santo intercede pela Igreja diante do Pai. A oração muda o propósito de Deus. Basta que o crente entregue-se confiantemente, buscando com o coração quebrantado, e espere com paciência o cumprimento das promessas do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário