quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

COMO CONFIAR EM DEUS?



Fel.4. 19

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades

 INTRODUÇÃO

Quem na vida cristã nunca ficou angustiado por causa de uma necessidade premente?

 Na verdade, todos nós temos muitos tipos de carências que precisam ser atendidas, a fim de que possamos viver de maneira equilibrada.

 O apóstolo Paulo sabia dessas coisas, mas ele tinha certeza de que o Senhor não lhe deixaria desamparado.

 I. PAULO EXPRIME SUA PROFUNDA INTIMIDADE COM DEUS QUANDO DIZ: “O MEU DEUS...”.

Nesta expressão, aprendemos que:

1.1— O “meu Deus”de Paulo é o mesmo Deus de todos nós (Filipenses 4.20)

Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

O Próprio Jesus nos ensina a relacionarmos com Deus como pai por que Ele é bondoso  Mat.7. 9-11 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. 9Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 10Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?

  1.2—Devemos estabelecer um relacionamento íntimo com Deus (Jeremias 29.13)

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

 II. PAULO DEMONSTROU CONHECER AS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE DEUS AO USAR A EXPRESSÃO: “...SEGUNDO AS SUAS RIQUEZAS...”.

 Nesta expressão, aprendemos que:

2.1 — Um dos nomes do Senhor é “Jeová-Jireh’: que quer dizer: “O Senhor que provê’: Ele supre as nossas necessidades (Filipenses 4.19).

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades

 2.2 — Outro grande nome de Deus é ‘Jeova-Rafá’ que quer dizer: “O Senhor que cura’: Ele cura todas as nossas enfermidades (Isaias 53.4).

 2.3 — Outro grande nome de Deus é “El Shadday’ e significa: “O Deus Todo-Poderoso’: Deus é suficiente para nos socorrer em qualquer situação (1 Cronicas 29.11,12).

Tu és grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso. Tudo o que existe no céu e na terra pertence a ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. 12Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa.

III. CONFIANTEMENTE PAULO AFIRMOU QUE DEUS:...SUPRIRA TODAS AS VOSSAS NECESSIDADES EM GLÓRIA”.

Isto significa que:

3.1 — Deus suprirá as nossas necessidades nos dias difíceis que estamos vivendo (Salmo 23.1).

3.2 — Quando Deus nos dá a vitória, essa vitória é grande e gloriosa, e serve para ajudar os outros (Isaias 35.3,4.).

Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. 4Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.

3.3 — Deus sempre nos dá um escape, consola os abatidos e providenciará uma saída (‘Salmo 46.1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. ; 121.1 Elevo os olhos para os montes:de onde me virá o socorro? ).

IV. A ÚLTIMA EXPRESSÃO EMPREGADA POR PAULO NO VERSÍCULO 19, É: “...POR CRISTO JESUS”.

Isto significa que Jesus é o Deus Todo-Poderoso, o Verbo Divino que resgatou a humanidade com o Seu sangue, arrebatando-a das garras do Diabo.

Ele foi morto, mas, ao terceiro dia, ressuscitou poderosamente, e está à direita do Pai intercedendo por nós.

CONCLUSÃO

Se desejamos ser abençoados pela provisão de Deus, devemos manter-nos fiéis à Sua Palavra.

Assim como Deus nos deu o que tinha de mais importante, também nós devemos dar algo de mais importante que existe em nós:

o nosso coração, o nosso corpo e a nossa alma como um sacrifício vivo ao Senhor.

domingo, 7 de dezembro de 2014

SEDE FERVOROSOS DE ESPÍRITO



Texto: Romanos 12:11

Quebra-gelo: Você já experimentou tomar algo que parecia quente, mas estava frio?

 Exemplo: café.

Introdução: Quem tem o hábito de tomar chimarrão, uma bebida típica do gaúcho, diz que a temperatura certa para a água do chimarrão é quando ela começa a chiar antes de ferver, se ferve estraga.

 Já na vida cristã Deus nos manda ser fervorosos de espírito. O termo fervoroso significa aquilo que está fervendo, fervente.

 Para Deus o morno não serve (Apocalipse 3:15-16 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca ), temos que ser fervorosos.

 Como podemos ser fervorosos de espírito?

 1) Mantenha-se no fogo.

A vida nos ensina que se tiramos uma chaleira fervente do fogo, durante um tempo ela fica aquecida, mas deixa imediatamente de ferver e começa a esfriar.

 Não pare de buscar a Deus, não saia da presença de Deus, faça a Sua vontade, não saia do centro de Sua vontade.

 Alimente o fogo de Deus em sua vida, alimente sua paixão pelas coisas de Deus. Jejue, ore sem cessar, busque a presença de Deus sem parar.

 2) Não tire os olhos do seu objetivo. Mantenha-se focado.

 Paulo em suas cartas nos ensina a correr com objetivo e disciplinar-se para isso (I Cor 9:25-27 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 26Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. 27Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. ).

 O salmista nos ensina a não perdermos tempo com besteira, diz que o bem sucedido é o que medita na lei do Senhor dia e noite (Salmo 1:1-3).

 Paulo em Colossenses 3:2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.

  e Filipenses 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento

 nos diz no que devemos pensar, com o que devemos ocupar nosso pensamento: com as coisas de Deus. Encha sua mente e coração com as coisas de Deus.

 Quer ser fervoroso de espírito? Mantenha-se focado, não se distraia.

 3) Não entristeça ao Espírito de Deus, nem apague a ação Dele em sua vida (Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção

 e I Tessalonicenses 5:19 Não apagueis o Espírito ).

 Quando cremos em Deus e entregamos nossa vida a Ele, Ele nos sela com seu Espírito Santo; ou seja, quando cremos e entregamos nossa vida a Deus recebemos o Espírito Santo.

Após isso se desobedecemos a Deus, somos insubmissos ou escolhemos continuar pecando entristecemos e afastamos o Espírito de Deus de nossas vidas (extinguimos o Espírito em nós).

 Não faça isso, obedeça sempre a Deus, seja fervoroso de espírito.

 Conclusão:

 Você quer ser fervoroso de espírito?

 Quer entregar sua vida a Deus e viver para fazer Sua vontade?

 Quer abandonar o pecado e decidir obedecer sempre a Deus?

sábado, 22 de novembro de 2014

COMO ATRAIR A ATENÇÃO DE DEUS?



1Cro.29. 11-15.

 Introdução

Todos nós queremos ter a atenção de Deus e ser abençoados por Ele.

Mas será que há algum modo especial de atrairmos Sua atenção para nós? 

 Dar atenção é:

Ouvir; estar atento. A Bíblia diz que as mãos do Senhor não estão encolhidas para que não possam abençoar, nem os Seus ouvidos agravados, para que não possam ouvir (Is 59.1).

 1. O que atrai a atenção de Deus?

 1.1 -A fidelidade e a integridade

Fidelidade é a característica de quem tem bom caráter, é pura e simplesmente ser fiel e demonstrar respeito por alguém e pelo compromisso assumido com outrem.

 Portanto, é sinônimo de lealdade.

 Se queremos atrair a atenção de Deus, devemos escrever a fidelidade na tábua de nosso coração (Pv 3.3,4). Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.

 1.2—A retidão

Noé chamou a atenção do Senhor por sua retidão (Gn 6.9). Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.

 Essa é a característica de quem segue sem desvios na direção indicada pelo senso de justiça, a qual é a qualidade de quem age em conformidade com o que é certo.

 Não segue a maioria, mas o que é certo, justo.

 Hoje em dia a tendência é seguir a maioria, não a justiça, por isto o mundo se encontra neste caos.

 1.3—A obediência

Noé agiu conforme tudo o que Deus lhe mandou ;(Gn 6.22) . Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.

O Senhor tem mais prazer na obediência à Sua Palavra do que no oferecimento de algo em holocausto (1 Sm 15.22). Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

 A retidão, o temor ao Senhor e nosso esforço por obedecer a Ele lhe agradam.

 1.4—A santidade

Noé atraiu a atenção do Senhor porque andava com Deus (Gn 6.9b). Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.

 Uma das consequências de caminharmos com o nosso Criador diariamente é a santidade, a qual implica distância do pecado e consagração a Deus.

 1.5—A fé

Outro atrativo para o olhar de Deus em relação a Noé é mencionado em Hebreus 11.7. Em decorrência de sua fé, Noé e toda a sua família foram salvos do dilúvio.

 A fé pressupõe confiança absoluta em algo ou alguém —a melhor definição está em Hebreus 11.1. Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

 II. Que atitudes nossas atraem a atenção de Deus?

Se quisermos atrair a atenção de Deus, deveremos:

 2.1— Cultivar o habito de orar

Façamos como Daniel, que orava três vezes ao dia (Dn 6.10).

 Enquanto ele orava, o anjo Gabriel veio entregar-lhe a resposta divina (Dn 9.21).

 O mesmo aconteceu com Cornélio (At 10.3,4).

 E lembremos que Paulo nos exortou a orar sem cessar (1 Ts 5.17)

 2.2— Ser generosos

Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre (Sl 41.1a).

 Nossa doação não pode ser algo mecânico e leviano, e dar o dízimo também não (Ml 3.10-12).

 Davi, homem segundo o coração de Deus, propôs-se a não ofertar coisas que não custassem nada (1 Cr 21.24). Mas Davi respondeu:

– Isso não! Eu pagarei o preço justo. Não vou dar como oferta ao Senhor coisas que são de você, coisas que não me custaram nada.

 2.3— Quebrantar-nos diante de Deus

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado (Sl 51.17a). Jesus ensinou que aquele que se exalta será humilhado (Mt 23.12);

 Deus resiste aos soberbos (Tg 4.6). E Pedro recomendou que nos humilhemos sob as potentes mãos de Deus (1 Pe 5.5-7).

 2.4— Adorar ao Senhor

Davi adorou ao Senhor, pois sabia que só Ele é maravilhoso, tudo provém dele, e o homem é totalmente dependente dele (1 Cr 29.11-14). Tudo o que existe no céu e na terra pertence a ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. 12Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa.

 Adorar é reconhecer quem é Deus e prestar-lhe nossa reverência e admiração.

 III. O que a atenção de Deus nos proporciona?

 3.1—A salvação

Meditemos na forma como o Senhor olhou para Noé (Gn 6.5,9b). Quando o Senhor viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas,
Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus.

 Devemos atentar para uma grande salvação (Hb 2.3). Sendo assim, como é que nós escaparemos do castigo se desprezarmos uma salvação tão grande?

 3.2— A remissão dos pecados e a reconciliação com Ele

Abel ofereceu a Deus melhor sacrifício que Caim (Gn 4.4,5).

 Porém, o melhor dentre todos os sacrifícios foi Jesus, oferta imaculada para remissão de nossos pecados.

 O plano da salvação aponta para Cristo, a imagem de Deus (Cl 1.15-20).

Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas. 16Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo. 17Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia. 18Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo. 19Pois é pela própria vontade de Deus que o Filho tem em si mesmo a natureza completa de Deus. 20Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu.

 3.3— A libertação do jugo de Satanás

Deus está atento aos sofrimentos de Seu povo e pronto a libertá-lo da opressão do inimigo, como fez com Israel no Egito (Êx 2.23-25).

 Conclusão

Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

Mas lembre se do que Ele disse no Salmo 101.6: Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

 Sejamos fiéis a Deus, sirvamos-lhe com zelo e sinceridade, a fim de que possamos desfrutar da Sua maravilhosa presença por toda a eternidade

sábado, 18 de outubro de 2014

DIANTE DA LUTA CONFIE NO SENHOR E VENÇA

1 Sm 17.38-53

Introdução:

Quantas vezes temos nos deparado com situações onde as sensações de impotência, de medo e de derrota, têm falado mais alto em nossas mentes e corações?

E isso mesmo antes que a palavra final sobre tal situação já tenha sido dada.

São situações no casamento, no trabalho, na igreja.

Onde por mais que tentemos, não conseguimos ver uma solução.

Onde nossos sonhos mais parecem ser apenas uma vaga lembrança, uma promessa vazia e distante.

E diante dessas situações de aperto, acabamos por ficar paralisados.

sem nada fazermos para que algo mude.

Ficamos inertes esperando a derrota final ou quem sabe, muito raramente, ainda acreditamos em um milagre.

Amado talvez a luta que você vive hoje pode ser muito grande, muito complicada, muito maior do que você.

Mas com certeza ela nunca será maior que o Deus a quem você serve.

Então, vejamos algumas coisas que podemos e precisamos mudar diante destas situações para que o quadro fique a nosso favor.

1. DIANTE DE UM GRANDE PROBLEMA NÃO CONGELE; MARCHE, LUTE

Israel ao ser afrontado pelo gigante ficou congelado de medo.
Não conseguia tomar a iniciativa de reação e dia, após dia, era humilhado pelo seu inimigo.

Enquanto todos estavam parados, sem tomar um posicionamento o exército inimigo tomava a frente, e se fortalecia crendo na vitória certa.

Quando todos estiverem olhando apenas o problema a afronta,  mova-se dê o primeiro passo, faça a diferença.

Deus só precisa que um comece a fazer, que comece a buscar e orar, para que Ele dê a Vitória.

O problema é em casa?

Sente-se sozinho? Lute, creia, persevere, pois Deus é contigo, faça a diferença.

Quando Davi se movimentou e fez a diferença, todo o exército se moveu e a vitória foi dada a Israel no nome do Senhor nosso Deus.

2. NÃO DÊ OUVIDOS AO QUE O INIMIGO FALA; ELE É MENTIROSO

O exército de Israel estava pronto para a batalha, pronto para a guerra.

Porém quando iam à direção do seu objetivo pararam e ouviram os argumentos do inimigo, e após terem ouvido temeram.

 Não tente negociar nada com o nosso inimigo.

Nossos ouvidos não foram feitos para serem depósitos de suas mentiras.

Mas foram feitos para ouvir a voz do Nosso Senhor. Aleluia.

 Davi quando analisou a situação, não deu ouvidos ao que o inimigo dizia.
 Mas tomou para si o que Deus já havia feito na vida dele.

Apenas agiu conforme ele sabia que Deus faria em sua vida.

 Ele não acreditava em circunstâncias, mas sim no Deus da fidelidade.

3. LEMBRE-SE: VOCÊ NÃO LUTA NA SUA FORÇA, MAS NA FORÇA DO SENHOR ENTÃO FAÇA A DIFERENÇA

 Se Davi olhasse num espelho, ou se desse ouvidos as palavras de Saul dizendo que ele não poderia vencer.
Pois era apenas um jovem e que ele era um verdadeiro guerreiro, então Davi deixaria de lado o sonho de ver o exército de Israel derrotar seu inimigo.

 Quando os argumentos do inimigo não fazem efeito sobre nossa fé, então temos de tomar cuidado com as palavras de alguns amigos, que não nos vêem como Deus vê.

Eles nos vêem como pessoas cheias de problemas, às vezes de pequena fé.

De pouca preparação, e ficam temerosos em nos encorajar a fazer algo, pois não crêem que Deus irá conosco,

Não conhecem o projeto de Deus para as nossas vidas.

 E analisam tudo de forma racional e lógica, trazendo palavras que nos desencorajam a ir em frente e vencer, nos afastando de nossos sonhos.

 Quando temos um propósito no Senhor, e temos em Deus essa convicção precisamos ir adiante e fazer tudo conforme Deus nos ordenar a fazer.

Para assim sermos abençoados, pois nada faremos de nós mesmos, mas sim na força e na direção do Senhor.

4. QUANDO RESOLVEMOS FAZER A DIFERENÇA, OUTROS TAMBÉM SE MOVEM

Depois que Davi fez a diferença, cai as escamas espirituais dos olhos do exército de Israel.

E então eles conseguem perceber a realidade da vitória do Senhor sobre os inimigos.

 Às vezes as pessoas que nos cercam não conseguem ver o agir e a providência de Deus em nossa vida.

Mas quando vamos em frente e o Senhor com seu poder começa a nos abençoar.

Isso serve de encorajamento para que outros sigam em frente também deixando de lado as coisas erradas.

os medos e marchando para a vitória em Cristo Jesus, unindo-se a nós e alcançando a concretização de seus sonhos.

Conclusão:

Deus te chamou para ser vencedor, para fazer a diferença e não quer que você pense que os sonhos Dele para você morreram.

Porque esses sonhos só param enquanto você estiver parado.

Não pare de lutar, continue, vença, pois o Senhor sonha junto contigo e você não estará sozinho. Aleluia, AMÉM!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PERDENDO TEMPO


 Textos: Eclesiastes 12:13-14
 
No que você tem gasto a sua vida?

Introdução:  A vida é uma dádiva, um bem precioso que nos foi dado por Deus; porém é um bem limitado é finito.

 Nosso tempo nessa terra se limitará a, no máximo, 120 anos; o tempo de vida médio para o brasileiro é calculado entre 72 e 78 anos de idade.

  Você já pensou por que Deus lhe deu essa dádiva?

 No que Deus esperava que você gastasse sua vida quando te criou?

 Se tem gasto seus dias nas coisas certa ou se tem perdido tempo?

 A maioria das pessoas está desperdiçando sua vida, gastando seus anos a toa só para sobreviver nesta terra porque nunca pensaram nessas perguntas, ou porque não acharam resposta para as mesmas.

 Sobrevivem com mais ou menos conforto, mais ou menos luxo, mais ou menos dinheiro, mas só sobrevivem.

 Eclesiastes 12:13 nos fala qual o propósito da nossa vida. De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.

 Se não queremos jogar a vida fora precisamos saber que:

1) Existimos para conhecer e ter comunhão com Deus.

Se esse não é o objetivo principal de sua vida você está perdendo tempo, está jogando a vida fora.

 A sua vida está passando sem ser verdadeiramente aproveitada, ou seja esta sendo desperdiçada,pois esta vida é onde fazemos a nossa escolha de onde vamos passar a nossa eternidade, ou com Deus eternamente, ou separado de Deus eternamente.
 
Não jogue sua vida fora!

 2) Precisamos aprender a viver com Deus.

Deus nos ensina na Bíblia tudo que precisamos saber para viver bem.

 Muitos desperdiçam suas vidas porque aprenderam a viver com outras pessoas que também desperdiçavam suas vidas.

 A Bíblia registra a criação do mundo e nos lembra, que quando Deus viu tudo o que criou, disse que era bom. Por quê?

  Porque cumpriu o propósito para o qual foi criado.

BONDADE é isso: cumprir um propósito – ser o que Deus queria que fosse.

Deus fez você com um propósito. Quando você vive da maneira que Deus pretendeu que vivesse, você sente-se bem. Sua vida torna-se significativa – mas qual é a coisa boa para a qual Deus fez você?

 Ef 2.10 diz: “...ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós”.

 Não somos salvos por meio de boas obras; somos salvos para as boas obras (o estilo de vida do cristão é de BONDADE).

Esse é o estilo de vida que Deus quer para você!

 3) Deus tem algo melhor preparado para nós.

Hebreus 11:16 deixa claro que para aqueles que amam a Deus, desejam a Ele; Ele tem algo superior reservado, algo melhor. Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

Só experimenta o melhor da vida aqueles que vivem para conhecer e andar com Deus.

Conclusão:

Você tem desperdiçado sua vida?

Tem perdido o seu tempo?

Tem gasto os seus dias para conhecer cada vez mais a Deus?

Gostaria disso?

Gostaria de experimentar o melhor que Deus tem?

Quer dedicar sua vida a isso?

domingo, 24 de agosto de 2014


PERDIDO DENTRO DA IGREJA

Lucas 15.25-32

Introdução:

 O texto de Lucas 15.25-32, fala sobre o irmão do filho pródigo.
 
 Ele aponta o terrível perigo de estar na casa do pai, dentro da igreja, obedecendo leis, cumprindo deveres, sem se enveredar pelos antros do pecado, e ainda assim, estar perdido.

 Podemos chegar a essa conclusão pelas seguintes razões:

1. Vive dentro da igreja, mas não é livre

  “Mas ele respondeu a seu pai:

 Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos” (v. 29)

 Ele não vive como filho, mas como escravo.

 Faz as coisas certas com a motivação errada. Sua obediência não provém do coração, mas da obrigação.

 Ele nunca entendeu o que é ser filho. Nunca conheceu o amor do Pai. Muitos, também, estão na igreja por uma mera obrigação. Obedecem, mas não têm alegria. Estão na casa do Pai, mas vivem como escravos.

2. Vive dentro da igreja, mas está com o coração cheio de amargura

 “Mas ele respondeu a seu pai:

Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado” (v. 29,30)

 O filho mais velho irrita-se com a misericórdia do Pai. Ele não se alegra com a restauração do seu irmão caído.

 Para ele quem erra não tem chance de restauração nem deve ser objeto de perdão.

 Na religião dele não havia agenda para o amor.

 Mas a Palavra de Deus diz que quem não ama a seu irmão ainda permanece nas trevas.

O ódio que ele sentia pelo irmão não era menos grave que o pecado de dissolução que outro cometera fora da igreja.

 O ressentimento que enchia o seu coração o isolou do Pai e do irmão.

 Ele se recusou a entrar em casa para celebrar a volta do irmão arrependido, antes se encolheu magoado, revoltado, envenenado pela mágoa destruidora.

3. Vive dentro da igreja, na presença do Pai, mas anda como solitário

 Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu” (v. 31)

 Ele anda sem alegria. Está na casa do Pai, mas não tem comunhão com ele.

 Muitos também estão na igreja, mas não têm intimidade com Deus, não desfrutam da alegria da salvação, não experimentam as doces consolações do Espírito, vivem como órfãos, sozinhos, curtindo uma solidão dolorosa.

4. Vive dentro da igreja, mas não se sente dono do que é do Pai

 Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu” (v. 31)

 Ele era rico, mas estava vivendo na miséria. Tinha toda a riqueza do Pai à sua disposição, mas vivia como escravo.

 Era filho, mas não banqueteava com os seus amigos. Assim, também, muitos vivem na igreja sem experimentar os banquetes do céu, servindo a Deus por obrigação, sem alegria no coração.

Conclusão:

O mesmo Pai que saiu para abraçar o filho pródigo arrependido sai para conciliar este filho revoltado.

O arrependido, com o coração quebrantado, festejou a sua restauração; o outro ficou do lado de fora, perdido, com o coração endurecido.