domingo, 22 de setembro de 2013

UM RELACIONAMENTO QUE VALE MAIS DO QUE TUDO



INTRODUÇÃO:

Texto bíblico: João 4:1-30, 39-42

1. Qual é o teu nível de relacionamento com Jesus Cristo?

O que podemos aprender desta mulher samaritana?

2. Qual é a profundidade de teu relacionamento com Jesus Cristo?

3. Qual é o limite de intimidade que alguém pode ter com Jesus e quais seus resultados?

Veja a seguir!


I. HÁ CINCO NÍVEIS DE RELACIONAMENTOS COM JESUS: DO SUPERFICIAL AO PROFUNDO – João 4:1-26

1. Primeiro nível: A pessoa desconhece Jesus, identificando-O como um desconhecido judeu (João 4:9). Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

2. Segundo nível: A pessoa respeita a Jesus chamando-O de Senhor, porém questiona Sua pessoa e autoridade (João 4:11-12). Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?

3. Terceiro nível: A pessoa submete-se parcialmente a Jesus ao se impressionar com Suas Palavras, porém não as compreende muito bem - tais pessoas interpretam a Bíblia equivocadamente (João 4:15). Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.

4. Quarto nível: A pessoa reconhece que Jesus não é apenas alguém que merece respeito, pois passa a admirá-lO como profeta - embora Jesus seja muito mais que um profeta(João 4:19). Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.

5. Quinto nível: A pessoa se submete a Jesus reconhecendo que Ele é o Messias, o filho de Deus, o Salvador do pecador e Senhor dos arrependidos (João 4:25-26). Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. 26Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.

II. HÁ CINCO CARACTERÍSTICAS NA VIDA DOS QUE RELACIONAM PROFUNDAMENTE COM JESUS – João 4:28-30, Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: 29Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! 30Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele

 
39-42 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, 42e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

1. Quem se apega a Jesus desapega das coisas materiais (João 4:28, Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:  
13-14). Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna

2. Quem vive um relacionamento profundo com Jesus passa por uma mudança radical de vida, perdão e transformação (João 4: 10). Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

3. Quem alcança intenso relacionamento com Jesus tem intenso desejo de testemunhar ao povo de sua transformação realizada por Jesus (João 4:28-29). Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: 29Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!

4. Quem experimenta o prazer da intimidade com Jesus se torna instrumento de salvação e graça para outros (João 4: 39). Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.

5. Quem conhece pessoalmente a Jesus e se entrega completamente a Ele adquiri uma fé que impulsiona a agir com automotivação – Jesus não pediu nada à samaritana e ela trouxe a cidade inteira a uma intimidade com Ele, além das palavras da mulher (João 4:41-42). Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, 42e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

CONCLUSÃO:

1. Há muitos que se autodenominam cristãos, sem conhecer a Jesus Cristo profundamente.

2. Há tantos que vivem apenas a superfície do cristianismo, por isso nunca experimentaram uma transformação radical na vida.

3. Há outros que apenas vivem a teoria do cristianismo sem saber qual é o prazer de viver um relacionamento diariamente intenso com Jesus Cristo.

APELO:

1. Permita envolver-se mais e mais com Jesus a ponto de saires da superficialidade do cristianismo e clamares pela água viva para tua vida.

2. Envolva-se ao máximo num relacionamento profundo com Jesus para que tenhas uma experiência radical com Ele para compartilhá-la com outros.

3. Desenvolva esse relacionamento diariamente até que te tornes uma fonte a jorrar água para a vida eterna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário