domingo, 22 de setembro de 2013

UM RELACIONAMENTO QUE VALE MAIS DO QUE TUDO



INTRODUÇÃO:

Texto bíblico: João 4:1-30, 39-42

1. Qual é o teu nível de relacionamento com Jesus Cristo?

O que podemos aprender desta mulher samaritana?

2. Qual é a profundidade de teu relacionamento com Jesus Cristo?

3. Qual é o limite de intimidade que alguém pode ter com Jesus e quais seus resultados?

Veja a seguir!


I. HÁ CINCO NÍVEIS DE RELACIONAMENTOS COM JESUS: DO SUPERFICIAL AO PROFUNDO – João 4:1-26

1. Primeiro nível: A pessoa desconhece Jesus, identificando-O como um desconhecido judeu (João 4:9). Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

2. Segundo nível: A pessoa respeita a Jesus chamando-O de Senhor, porém questiona Sua pessoa e autoridade (João 4:11-12). Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?

3. Terceiro nível: A pessoa submete-se parcialmente a Jesus ao se impressionar com Suas Palavras, porém não as compreende muito bem - tais pessoas interpretam a Bíblia equivocadamente (João 4:15). Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.

4. Quarto nível: A pessoa reconhece que Jesus não é apenas alguém que merece respeito, pois passa a admirá-lO como profeta - embora Jesus seja muito mais que um profeta(João 4:19). Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.

5. Quinto nível: A pessoa se submete a Jesus reconhecendo que Ele é o Messias, o filho de Deus, o Salvador do pecador e Senhor dos arrependidos (João 4:25-26). Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. 26Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.

II. HÁ CINCO CARACTERÍSTICAS NA VIDA DOS QUE RELACIONAM PROFUNDAMENTE COM JESUS – João 4:28-30, Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: 29Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! 30Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele

 
39-42 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, 42e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

1. Quem se apega a Jesus desapega das coisas materiais (João 4:28, Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:  
13-14). Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna

2. Quem vive um relacionamento profundo com Jesus passa por uma mudança radical de vida, perdão e transformação (João 4: 10). Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

3. Quem alcança intenso relacionamento com Jesus tem intenso desejo de testemunhar ao povo de sua transformação realizada por Jesus (João 4:28-29). Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: 29Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!

4. Quem experimenta o prazer da intimidade com Jesus se torna instrumento de salvação e graça para outros (João 4: 39). Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.

5. Quem conhece pessoalmente a Jesus e se entrega completamente a Ele adquiri uma fé que impulsiona a agir com automotivação – Jesus não pediu nada à samaritana e ela trouxe a cidade inteira a uma intimidade com Ele, além das palavras da mulher (João 4:41-42). Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, 42e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

CONCLUSÃO:

1. Há muitos que se autodenominam cristãos, sem conhecer a Jesus Cristo profundamente.

2. Há tantos que vivem apenas a superfície do cristianismo, por isso nunca experimentaram uma transformação radical na vida.

3. Há outros que apenas vivem a teoria do cristianismo sem saber qual é o prazer de viver um relacionamento diariamente intenso com Jesus Cristo.

APELO:

1. Permita envolver-se mais e mais com Jesus a ponto de saires da superficialidade do cristianismo e clamares pela água viva para tua vida.

2. Envolva-se ao máximo num relacionamento profundo com Jesus para que tenhas uma experiência radical com Ele para compartilhá-la com outros.

3. Desenvolva esse relacionamento diariamente até que te tornes uma fonte a jorrar água para a vida eterna.



sábado, 14 de setembro de 2013

QUEM DEUS PROCURA


 Mt 22.14.

Há uma grande distância entre SER CHAMADO e SER ESCOLHIDO.

 Jesus nos demonstra que existe uma SELEÇÃO, UMA PENEIRA, UM FUNIL: DE MUITOS SOBRAM  POUCOS.

 A procura de Deus deve se encontrar em nossa procura, e a nossa procura deve se encontrar com a procura de Deus. Se assim for estaremos fazendo a vontade de Deus.

Existem 3 tipos de pessoas que Deus procura:

1) OS INTERCESSORES (Ez 22:30)

(Ezequiel 22:30) - E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

A Escassez de Intercessora destrói a terra.

Deus está procurando pessoas que choram, clamam, sintam a dor do próximo.

A criação tem expectativa ardente da manifestação dos Filhos de Deus. (Rom 8:19) A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.

2) OS ADORADORES (João 4:23)

(João 4:23) - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Adoradores são aqueles que vivem em obediência a Deus contentes, em tudo é uma maneira de viver.
A escassez de adoradores entristece os Céus.

Quem adora escolhe a melhor parte. (Luc 10:40-42) Marta e Maria (ler esse texto)

Nós recebemos o espírito de adoção: ABA, PAI. (Rom 8:15)

A verdadeira adoração: “Ainda que a figueira não floresça...” Hc 3:17-19 Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar

nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais,

18mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. 19O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas,onde estarei seguro.


3) OS OBREIROS. (Lucas 10:2 e Mat 9:37-38)

(LC 10:2) - E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.

A escassez de obreiros determina o fracasso da igreja em relação a grande colheita.

Quando a igreja deixa de colher, Satanás o faz, alargando as portas do inferno e assolando a sociedade.

(II Tim 2:15) “PROCURA Apresentar-te a Deus, APROVADO, como obreiro que não tem de que envergonhar, que maneia bem a Palavra da Verdade.”

Este texto fala de duas coisas:
(1) PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS, - O QUE PRECISA SER FEITO


(2) APROVADO. O objetivo de quem procura é encontrar. – COMO PRESISA SER FEITO


PALAVRA DE DEUS E’ VIVA E EFICAZ...ESPADA DE DOIS GUMES...DIVIDE ALMA E ESPIRITO...JUNTAS E MEDULAS, E E’ APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENSAO DO CORACAO” Heb 4:12

DEUS NÃO VE COMO OS HOMENS VEEM...” I Sam 16:7

Deus vê o que você pode fazer e não faz.


sábado, 7 de setembro de 2013

A voz do povo não é a voz de Deus!




Jo. 5.39
Introdução

A razão não está com a maioria. A voz do povo não é a voz de Deus. Por mais que essa máxima tenha sido repetida pelos séculos.

Mesmo assim, talvez você seja uma dessas pessoas que se estriba nas “verdades” populares que, de tanto repetidas, parecem ser verdadeiras.

Separei algumas dessas teologias populares e confrontando-as com o que a Bíblia diz.

Veremos que o que o povo tem dito não combina com o que Deus tem dito.

Vamos ver:

1- Todos são filhos de Deus!

Aqueles que assim pensam e pregam, o fazem numa tentativa de mascarar suas verdadeiras intenções.

Dizer que todos são filhos de Deus parece nobre, bonito, elegante.

É lindo imaginar todos os seres humanos como membros de uma mesma família cujo Pai é o próprio Criador.

Mas será que esse conceito de paternidade que o povo tem e o que a Bíblia ensina são os mesmos?

Na verdade, vemos que isso não assim. A Bíblia diz que apenas aqueles que crêem no Nome de Jesus são feitos filhos de Deus. Leia o texto: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1:11-12).

Todos somos criaturas de Deus, mas filhos são aqueles que creram no Unigênito Filho de Deus, Jesus Cristo.

E este Crer, que a Bíblia fala, é a obediência incondicional a palavra de Deus.

é uma maneira de viver.

É isso que a Bíblias diz. Eu queria poder dizer diferente disso, mas não posso! Isso não tira o amor de Deus ou a sua justiça, apenas mostra que o Reino de Deus é mais do que apenas nascer nele.

É preciso pertencer a ele pela fé em Jesus.

2- O que vale é a intenção!

Essa é uma desculpa que serve até como consolo para aqueles que não estão com vontade nem de começar a caminhada na vida cristã.

Então, como a vontade de lutar contra o pecado é nula, fica-se apenas nas intenções.

E acha-se, como o bordão popular, que isso é o que vale.

Mas, a Bíblia diz: O que vale é a intenção seguida de ação. Uma sem a outra é vazia.

Tiago 2.14 diz que: A fé sem as obras é morta. não tem validade.

Jesus contou uma parábola sobre dois filhos. Um ficou só na intenção. O outro foi e cumpriu a ordem dada pelo pai. Leia: (Mt 21:28-31)

28 "O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. 29 "E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de ideia e foi. 30 "O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi. 31 "Qual dos dois fez a vontade do pai? " "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.
A Bíblia está cheia de palavras que condenam aqueles que ficam apenas nas palavras e não partem para a ação.

O que vale é a intenção seguida da ação.

(1Jo 3.18)  Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”.

3- Aqui se faz, aqui se paga!

Esse dito popular é normalmente usado por aqueles que querem acreditar que tudo o que de ruim foi feito nesta vida será quitado aqui mesmo, portanto não há o que temer na vida após a morte.

Ah, que bom que fosse assim! Mas não é! Nós pagamos as conseqüências dos nossos erros nessa vida, mas ainda haverá o que sofrer depois da morte se a sua dívida não for paga por Jesus Cristo.

A Bíblia fala, sim, sobre Inferno. A Bíblia diz que ainda pagaremos pelas nossas escolhas na vida futura. Veja o que ela diz: “E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes" (Mt 25.30).

Essa frase faz parte da parábola do servo que recebeu apenas um talento e o escondeu de seu senhor. Ele o devolveu, mas mesmo assim foi lançado fora! Por que? Porque não houve arrependimento.

4- Ninguém tem nada a ver com aquilo que você faz entre quatro paredes.

Essa tem sido uma das frases mais comuns da nossa época. Ela é usada por tantas celebridades quando alguém pergunta a elas sobre o que pensam sobre assuntos polêmicos!

Mas sabe? Se você tem o temor do Senhor no seu coração e aquilo que você faz na sua vida privada, tem conseqüências sobre os outros, sim!

E nada ficará em oculto. A Bíblia diz que não há nada que não venhamos fazem mesmo entre quatro paredes, que não seja conhecido de por Deus. “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. (Hb 4.13)

5- Ninguém paga as minhas contas, então ninguém tem nada a ver com a minha vida.

Quase que como uma parente da filosofia dita antes dessa, sempre quando alguém está em pecado e em rebeldia, usa dessa frase para manter o peito estufado - para não “descer do salto” num momento em que deveria pedir perdão à comunidade.

Quando você faz parte de uma igreja os seus deslizes, os seus erros, os seus pecados afetam a todos, sim! Alguém que diz a frase acima nunca deveria ter feito parte de uma igreja.

Na vida em sociedade e principalmente, na vida em igreja, todos têm a ver com a vida de todo mundo.

Olha o que a Bíblia diz: “Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si”. (Rm 14:7).

Em outras palavras, se você está na igreja, você não faz nada que afete apenas a você mesmo. Então você tem de dar satisfação aos outros, sim!

E pensando em não causar escândalo aos outros veja o que Paulo diz à igreja: “É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair” (Rm 14:21).

Se você não está se importando com o que a sua igreja vai pensar com as suas atitudes, melhor seria repensar a sua participação na igreja.

6-Todos os caminhos levam a Deus, o que importa é ser sincero!

O inferno está cheio de sinceros. Você pode estar sinceramente errado a respeito do plano de Deus para você, a respeito do que Deus tinha em mente para resgatar você da morte do pecado.

Não, não são todos os caminhos que levam a Deus. Não estamos falando de igreja. Igreja não é caminho. Estamos falando do Salvador Jesus Cristo.

É interessante como existem pessoas que acreditam na Bíblia, crêem em Jesus Cristo, mas continuam a creditar que ele é apenas mais um caminho de salvação. Jesus afirma, ele mesmo, que não há outro caminho que leva até Deus. A Bíblia diz: Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (Jo 14.6).

Ou você acredita nisso, ou então descarte a sua crença na Bíblia e em Jesus Cristo. Simples assim!

7- Você tem que fazer por merecer!

Esse é o método mais conhecido por Satanás. Ele quer que você tente merecer a salvação. Ele quer que você tente ser bom o suficiente.

O problema é que você nunca conseguirá, pois a salvação é pela GRAÇA e graça é um presente. Se você merece um presente, já não é um presente, é prêmio.

A salvação não é por merecimento, porque não podemos ser bons o suficiente para sermos salvos.

A Bíblia diz que ninguém conseguirá fazer por merecer a salvação, pois ela é pela graça. Leia: Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2:8-9)

Conclusão

Viva pela Palavra de Deus e não por aquilo que as pessoas dizem.

A Bíblia é a única fonte de autoridade sobre as coisas de Deus.

Quando você a conhece, não pode mais ser alvo das inverdades e falsas filosofias de vida que desnorteiam as pessoas que andam por aí tentando encontrar uma razão para suas vidas.

Que Deus ajude você a andar segundo a voz de Deus e não segundo a voz dos homens!