segunda-feira, 30 de abril de 2012

COMO SABER QUAL A VONTADE DE DEUS PARA MINHA VIDA?

Rm.12.1-2.

Existem alguns princípios sobre a vontade de Deus que não podemos esquecer.

- Deus não revela toda a sua vontade de uma vez.

A revelação de Deus é progressiva, Deus não Revela o segundo passo enquanto eu não der o primeiro.

- Para Deus é muito mais importante o que eu "sou" do que aquilo que eu "faço".

Tem gente muito mais preocupada em fazer para Deus, do que ser de Deus,  Deus esta muito mais preocupa com a sua transformação, do que com aquilo que você faz para ela.

-Deus sempre tem mais para fazer em mim, do que através de mim.

Saul.

 Se você não está obedecendo à vontade geral de Deus revelada em sua palavra,ele não revelara a sua vontade especifica. " E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2).

Como podemos conhecer a Vontade de Deus:

 Atendendo para os princípios do sal palavra.

Abraão sabia o que Deus queria quando orientou seu mordomo Eliezer a buscar uma esposa para Isaque. "O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal, e que me falou, e jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra, ele enviará o seu anjo, que te há de preceder, e tomarás de lá esposa para meu filho." (Gn 24.7)

Abraão poderia ter pensado, por que ir tão longe para buscar uma esposa para Isaque, sendo que aqui tem tantas moças bonitas?...

Abraão sabia que se não estivesse dentro da vontade decisiva de Deus não teria a benção.

Deus e sua palavra são um, não se separa Deus da sua palavra, onde Deus esta, esta a sua palavra, onde não esta a palavra de Deus, Deus não esta.

Tudo o que Deus quer do homem com respeito à conduta, Salvação e princípios morais ele deixou registrado em sua palavra.

Eu não obedeço mais a Deus do que obedeço esta palavra escrita, eu não amo mais a Deus do que amo esta palavra escrita.

Se esta na palavra de Deus eu obedeço.
 Através da oração.

Eliezer "fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água. E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas hoje e uses de bondade para com o meu senhor Abraão!" (Gn 24.11-12).

 Dando paz interior.

"Tens tu fé? Tema em ti mesmo diante de Deus. Bem aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem duvidas, se come esta condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado"(Rm 14.22,23).

Podemos também conhecer a vontade de Deus para a nossa vida

 Atreves das circunstâncias.

Deus usou de circunstâncias para levar o apostolo Paulo a entender o rumo que devia tomar (Atos 16. 6-10)  E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.

Paulo tinha um plano mas Deus tinha outro

 Quando se quer algo que esteja afinado com a vontade de Deus, este tem prazer em atender e fazer cumprir seus sonhos (Salmos 37.4 Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração.)

 Quando tudo está bem não significa que estou na vontade de Deus, ou ao contrario, quando tudo esta mal não indica que eu esteja fora da vontade de Deus.

Marcos 4.35-41 Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam...    
 Este texto descreve um fato de obediência dos discípulos de Jesus, e no entanto, levantou-se um grande temporal. Estavam fazendo a vontade do senhor, estavam com o senhor e houve tempestade.

Nem sempre as tempestades significam que estamos fora da vontade do Senhor.

Conclusão
 Nunca pense que a desobediência deliberada ao senhor pode impedir ao retorno ao centro da vontade de Deus.

A nossa desobediência não surpreende ao Senhor.

A sua graça nos alcança até o mais profundo abismo.

A vontade de Deus não é um mero testamento.

É a vontade de um Deus vivo e amoroso, que deseja nosso bem, sabe o que é melhor para nós, e tem o poder de fazer o melhor para nós, agora e sempre.

Experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

domingo, 22 de abril de 2012

A ESPERANÇA QUE NÃO SE DESESPERA

Rm.4.17-25
 Intr. A esperança é o oxigênio que nos mantém vivos.

Quem não tem esperança vegeta, não vive.

Quem passa os anos de sua existência na masmorra do desespero, acorrentado pelo medo e subjugado pelas algemas da ansiedade, conhece apenas uma caricatura da vida.

 A vida verdadeira é timbrada pela esperança, uma esperança tão robusta que espera até mesmo contra esperança. Foi assim com Abraão, o pai da fé.

Deus lhe prometeu um filho, em cuja descendência seriam abençoadas todas as famílias da terra. Abraão já estava com o corpo amortecido. Sua mulher, além de estéril, já estava velha demais para conceber. A promessa de Deus, porém, não havia se caducado.

 Contra todas as possibilidades humanas, contra todos os prognósticos da terra, contra todo o bom senso da razão humana, Abraão não duvidou por incredulidade, mas pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus e esperou mesmo contra a esperança, e o milagre aconteceu em sua vida.

 Isaque nasceu e com ele a esperança de uma descendência numerosa e bendita.

 A esperança que não se desespera tem algumas características:

 1. Ela está fundamentada não em sentimentos humanos, mas na promessa divina.

Abraão não dependia de seus sentimentos, mas confiava na promessa.

Deus havia lhe prometido um filho e essa promessa não havia sido revogada.

Abraão já estava velho e seu corpo já estava amortecido, mas esse velho patriarca não confiava no que estava em seu interior, mas naquele que é superior.

 Não vivemos pelo que sentimos, vivemos agarrados na promessa. Não devemos nos estribar em nossas emoções instáveis, mas na Palavra estável e inabalável daquele que não pode mentir.

As promessas de Deus não podem falhar. Ele é fiel para cumprir sua Palavra.

Devemos tirar os olhos de nós mesmos e colocá-los em Deus. Dele vem a nossa esperança. Ele é a nossa esperança. Nele podemos confiar.


2. Ela está fundamentada não em circunstâncias, mas naquele que governa as circunstâncias.

 A fé ri das impossibilidades, pois não é uma conjectura hipotética, mas uma certeza experimental.

A fé não lida com possibilidades, mas com convicção.

 O objeto da fé não está no homem, mas em Deus.

A fé não contempla as circunstâncias, mas olha para aquele que está no controle das circunstâncias. Abraão sabia que Deus poderia fortalecer seu corpo e ressuscitar a fertilidade no ventre de sua mulher.

 Sabia que o filho da promessa não seria fruto apenas de um nascimento natural, mas, sobretudo, de uma ação sobrenatural.

A esperança que não se desespera não olha ao redor, olha para cima; não vê as circunstâncias, contempla o próprio Deus que está no controle das circunstâncias.


3. Ela está fundamentada não nas ações humanas, mas nas intervenções divinas.

 Abraão e Sara fraquejaram por um tempo na espera do filho da promessa.

O resultado dessa pressa foi o nascimento de Ismael.

A ação humana sem a condução divina resulta em sofrimento na terra, mas não em derrota no céu.

 O plano do homem pode ser atabalhoado, mas o plano de Deus não pode ser frustrado.

Deus esperou Abraão chegar a seu limite máximo antes de agir.

Esperou que todas as possibilidades da terra cessassem antes de realizar seu plano.

 Então, a promessa se cumpriu, o milagre aconteceu e Isaque nasceu.

O limite do homem não limita Deus. A impossibilidade do homem não ameaça Deus, pois os impossíveis do homem são possíveis para Deus.

 Conclusão

Quando o homem chega ao fim dos seus recursos, Deus ainda tem à sua disposição toda a suprema grandeza do seu poder.
Deus faz assim para que coloquemos nele toda a nossa confiança, para que tenhamos nele toda a nossa alegria e para que dediquemos a ele toda a glória devida ao seu nome.

terça-feira, 3 de abril de 2012

A Obra de Deus em Nossa Vida

Lc.22. 19 – 33.
Introdução:

  • Pedro é o personagem central do texto.
  • Jesus diz: "hoje três vezes me negarás"
  • Vejamos outras "traições".
  • Mateus 26: 56 - Dos discípulos na prisão de Jesus.  (Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.)
  • Mateus 26: 25 - De Judas. (Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste.).

  • Você conhece alguma pessoa com o nome de Judas?
  • Mas com certeza conhece com o nome de Mateus, Tadeu, André, Tiago, João, Filipe...

  • Estes textos ( Judas - Pedro - Apóstolos ) mostram que somos todos iguais.
  • Todas as traições estão relacionadas com a morte de Jesus.
  • Pedro forte: Lucas 22: 33 (Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte).

  • Pedro fraco: Lucas 22: 61 (Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo).
  • Exatamente como nós somos. Com altos e baixos. ( amamos e odiamos/ rimos e choramos/falamos a verdade e mentimos/nos importamos com as pessoas e ignoramos as pessoas )

01. A PRIMEIRA OBRA DE DEUS EM NOSSA VIDA: ELE NOS PERDOA.


  • Lucas 22: 31 - "Simão, Simão" - É uma palavra de tristeza misturada com amor.
  • Simão significa 'cana '                      Pedro significa 'pedra '
  • João 1: 42, vemos Jesus trocando o nome de Pedro.  Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
  • Lucas 23: 34, Pedro está incluído nesta oração de Jesus.

02. A SEGUNDA OBRA DE DEUS EM NOSSA VIDA: ELE NOS RESTAURA.


  • Lucas 22: 32 "quando te converteres confirma a teus irmãos"
  • Será que Pedro não era salvo?
  • Qual o sentido de "converteres" aqui no texto?
    Quando acontecer uma revira-volta em tua vida.
    Quando tiveres um novo propósito em tua vida.
    Quando fizeres um novo serviço para Deus.  

  • Isso acontece na ressurreição de Jesus.
  • Pedro é impactado pela ressurreição. Jesus aparece primeiro à Pedro.
  • Lucas 24: 24 - De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram.
I Coríntios 15: 5 E apareceu a Cefas e, depois, aos doze.

  • É exatamente isto que Jesus faz conosco.
  • Lucas 22: 62 - É uma restauração feita com lágrimas.  Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.
  • Lucas 22: 32 - Jesus ora por Pedro.  Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça.
  • João 17: 9-20- Jesus ora por nós.

03. A TERCEIRA OBRA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS: ELE NOS COMISSIONA

  • João 21: 15-17 "O reencontro " vide" Lucas 22:61
  • A pergunta para nós ainda é a mesma. Amas-me?
  • Atos 2: 14-37-41 o resultado do trabalho de Pedro no Reino de Deus.

Conclusão.

  • Todo o crente é:
    PERDOADO.     RESTAURADO.      COMISSIONADO.
  • Esta é a obra que Deus deseja fazer na sua vida.
  • Colabore com Deus.