Texto: 2Coríntios 9.15
Introdução: Dom quer dizer Presente, uma dádiva, Inefável quer dizer maravilhoso ou encantador.
Nesta época de festas, final de ano as pessoas só pensam em dar presentes e receber presentes, isto já faz parte da nossa cultura comercial, mas o maior presente quem deu foi Deus, o maior presente que você possa receber, o dom inefável.
Ilustração
Uma rainha, no dia de seu aniversário, ganhou uma bola de aço que, à medida que ia sendo manuseada, transformava-se numa bola de ouro, e que tinha em seu interior uma jóia de incomparável valor.
Certos presentes nos deixam realmente perplexos, maravilhados. Por que esta dádiva a que se refere o texto é uma dádiva maravilhosa?
1- PELA SUA ORIGEM
1. Paulo diz: “Graças a Deus pelo seu dom.”
Isto quer dizer que esta dádiva, este dom, este presente, ele procede, emana, vem do próprio Deus.
2. A importância de um presente, de uma dádiva, está não só no seu valor, mas também na sua origem. Certos presentes passam a ter para nós um valor muito especial por causa das pessoas que no-los deram, e como os guardamos com carinho!
3. Este “dom” veio de Deus. Logo, podemos dizer que o Deus da Bíblia é de fato um Deus bondoso, generoso, dadivoso, é um Deus que se compraz, que tem prazer em dar.
4. Como foi que Jesus se referiu ao Pai nesta área (Mateus 7.11)? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
5. É, portanto, uma grande dádiva, é o dom maior, vem do próprio coração de Deus, vem do Senhor (João 3.16).
Rm.8. 32Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
II-PELO QUE ELA É EM SI
1. Quando o apóstolo Paulo diz dom, a quem ou a que ele se refere?
a.Não há dúvida de que ele se refere à pessoa de Jesus Cristo.
b. A Bíblia viva diz assim: “Graças a Deus por seu Filho, sua dádiva maravilhosa.”
c. Este dom inefável é Jesus.
2. Haveria, porventura, um presente maior, uma dádiva semelhante a esta?
1
Claro que não! Todos concordamos que nada pode ser comparado em termos de valor, à pessoa de Jesus Cristo. Pensemos neste dom:
Ele é o grande tesouro (Mateus 13. 44); 44O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
Ele é a pérola de grande valor (Mateus 13. 46);
Ele é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1.15);
Ele é antes de todas as coisas, nele tudo subsiste (Colossenses 1.17);
Ele é o herdeiro de todas as coisas (Hebreus 1. 2);
Ele é o resplendor da glória (Hebreus 1.13);
Ele é a expressão exata de ser de Deus (Hebreus 1.13);
Ele é a fiel testemunha, o primogênito e o soberano dos reis da terra (Ap. 1.8);
Ele é o Senhor, ele é tudo (Filipenses 2.11; Colossenses 3.11).
III - PELA IMPORTÂNCIA QUE SE DÁ A ELE
a) A coisa mais maravilhosa é quando se dá um presente a alguém, e a pessoa que recebe valoriza o presente, quem da o presente fica tão radiante quanto que recebe, é indescritível.
b) Mais a coisa mais triste é quando damos um presente a alguém, e a pessoa presenteada não da valor ao nosso presente, isto é terrível! Como você se sentiria?
c) Tem muita gente tratando Deus assim, Ele preparou o melhor presente para a humanidade com todo amor e carinho, mas muitos não fazem conta da dádiva de Deus, do presente de Deus, como Deus se sente em relação a estas pessoas?
Jesus é o presente de Deus ao mundo, e muitos o têm rejeitado, não querem compromissos, tratam Jesus como se ele fosse apenas uma religião, Jesus é uma pessoa muito especial, quem o rejeita, rejeita a vida, mas quem o recebem, recebem a vida.
CONCLUSÃO
Receber Jesus é receber o maior presente, possuí-lo é ter o maior tesouro; alegremo-nos, pois temos de Deus a maior dádiva. Jesus é de fato o “dom inefável” do Pai celestial.
Você já tem este presente?