quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CRIANÇAS EM ADORAÇÃO

ABERTURA



Apresentações louvor e mensagem





Premiações







Brincadeiras

 Encerramento




A DÁDIVA MARAVILHOSA DE DEUS

Texto:   2Coríntios 9.15

Introdução: Dom quer dizer Presente, uma dádiva, Inefável quer dizer maravilhoso ou encantador.
Nesta época de festas, final de ano as pessoas só pensam em dar presentes e receber presentes, isto já faz parte da nossa cultura comercial,  mas o maior presente quem deu foi Deus, o maior presente que você possa receber, o dom inefável.

Ilustração

Uma rainha, no dia de seu aniversário, ganhou uma bola de aço que, à medida que ia sendo manuseada, transformava-se numa bola de ouro, e que tinha em seu interior uma jóia de incomparável valor.

Certos presentes nos deixam realmente perplexos, maravilhados. Por que esta dádiva a que se refere o texto é uma dádiva maravilhosa?

1- PELA SUA ORIGEM

1.  Paulo diz: “Graças a Deus pelo seu dom.”
Isto quer dizer que esta dádiva, este dom, este presente, ele pro­cede, emana, vem do próprio Deus.
2.  A importância de um presente, de uma dádiva, está não só no seu valor, mas também na sua origem. Certos presentes passam a ter para nós um valor muito especial por causa das pessoas que no-los deram, e como os guardamos com carinho!
3.  Este “dom” veio de Deus. Logo, podemos dizer que o Deus da Bíblia é de fato um Deus bondoso, generoso, dadivoso, é um Deus que se compraz, que tem prazer em dar.          
4.  Como foi que Jesus se referiu ao Pai nesta área (Mateus 7.11)? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
5.  É, portanto, uma grande dádiva, é o dom maior, vem do próprio coração de Deus, vem do Senhor (João 3.16).
Rm.8. 32Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

II-PELO QUE ELA É EM SI

1.  Quando o apóstolo Paulo diz dom, a quem ou a que ele se refere?
             a.Não há dúvida de que ele se refere à pessoa de Jesus Cristo.
b.  A Bíblia viva diz assim: “Graças a Deus por seu Filho, sua dádiva maravilhosa.”
c.   Este dom inefável é Jesus.
2.  Haveria, porventura, um presente maior, uma dádiva semelhante a esta?
1
Claro que não! Todos concordamos que nada pode ser compara­do em termos de valor, à pessoa de Jesus Cristo. Pensemos neste dom:
Ele é o grande tesouro (Mateus 13. 44); 44O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
Ele é a pérola de grande valor (Mateus 13. 46);
Ele é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1.15);
Ele é antes de todas as coisas, nele tudo subsiste (Colossenses 1.17);
Ele é o herdeiro de todas as coisas (Hebreus 1. 2);
Ele é o resplendor da glória (Hebreus 1.13);
Ele é a expressão exata de ser de Deus (Hebreus 1.13);
Ele é a fiel testemunha, o primogênito e o soberano dos reis da terra (Ap. 1.8);
Ele é o Senhor, ele é tudo (Filipenses 2.11; Colossenses 3.11).

III - PELA IMPORTÂNCIA QUE SE DÁ A ELE

a)      A coisa mais maravilhosa é quando se dá um presente a alguém, e a pessoa que recebe valoriza o presente, quem da o presente fica tão radiante quanto que recebe, é indescritível.

b)      Mais a coisa mais triste é quando damos um presente a alguém, e a pessoa presenteada não da valor ao nosso presente, isto é terrível! Como você se sentiria?

c)      Tem muita gente tratando Deus assim, Ele preparou o melhor presente para a humanidade com todo amor e carinho,  mas muitos não fazem conta da dádiva de Deus, do presente de Deus, como Deus se sente em relação a estas pessoas?

Jesus é o presente de Deus ao mundo, e muitos o têm rejeitado, não querem compromissos, tratam Jesus como se ele fosse apenas uma religião, Jesus é uma pessoa muito especial, quem o rejeita, rejeita a vida, mas quem o recebem, recebem a vida.

CONCLUSÃO


Receber Jesus é receber o maior presente, possuí-lo é ter o maior tesouro; alegremo-nos, pois temos de Deus a maior dádiva. Jesus é de fato o “dom inefável” do Pai celestial.
            Você já tem este presente?

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O PASTOR E O PORTEIRO

Jo.10.1-6
 Introdução:
Aqui neste texto encontramos uma alegoria, porque é uma parábola que usa várias figuras para ensinar uma verdade da vida espiritual, mas quero destacar apenas duas figuras, o pastor e o porteiro.


I-  O Sl.115.16 “ Os céus ,são os céus do Senhor, mas a terra deu-a Ele aos filhos dos homens”

 Quando Deus faz uma Aliança com Abraão tudo o que é de Abraão é de Deus, logo Deus pode usar a Abraão para entrar na terra.

 No versículo 1 fala sobre a  porta, é a porta de entrada no planeta terra, as ovelhas são os homens, e o aprisco é a terra, e a porta de entrada na terra é o nascimento físico.

 O versículo 2 diz que" quem entra pela porta é o pastor das ovelhas” , e o pastor é Jesus.

 O versículo 3 fala do porteiro, diz " para este o porteiro abre e as ovelhas ouve a sua voz

O pastor é Jesus, mas quem é este porteiro? O porteiro é o Espírito Santo, de Deus o autor de vida.

 E como é que porteiro abre a porta para o pastor entrar?

 Em Lucas capítulo 1 vamos ver como é que o porteiro abriu a porta para o pastor entrar no aprisco.

 Observe que aqui esta sendo usada a figura do aprisco para representar a terra, então o porteiro vai abrir a porta para o pastor entrar no planeta terra que é representado pelo aprisco, para cuidar das ovelhas que são os homens na terra.

 II-  Em Lc.l. 26-38. Deus envia a terra um dos principais Anjos Gabriel, aquele que assiste diante do trono de Deus.

E diz em Lc. l. 28. que o Anjo diz " Salve agraciada O Senhor é contigo".

Aqui está uma virgem de Israel filha de Abraão, e quando o Anjo lhe trás esta saudação Maria tremeu.

 Nos versículos seguintes 30-31, o Anjo prossegue, "Não temas Maria porque achaste graça diante do Senhor Deus,  eis que conceberá e darás a luz um filho

 Isto é o Anjo trazendo a semente de Deus, e a semente é a palavra de Deus.

 Nos versículos 34 Maria se assusta e diz  "corno eu não conheço varão algum?”.

 No versículo 35, veja aqui a presença do porteiro: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus”.

 E no versículo 38 veja a resposta de Maria " Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra”.

 o que está acontecendo?

 A profecia diz em Gn. 3, 15. que a semente da mulher ferirá a cabeça da serpente, mas a mulher não tem a semente, a semente que tem é o homem. '

 Deus toma a mulher para trazer a semente, e que semente é esta? A semente é a palavra de Deus, ela é plantada no útero de Maria, e o Espírito Santo é que toma esta semente e a faz fecunda.

 o pastor entra pela porta e para este o porteiro abre a porta, aqui o porteiro está abrindo a porta para o pastor entrar.

 E o Espírito Santo gera dentro de Maria um corpo para o filho de Deus, e quando uma criança nasce ele está entrando legalmente na terra pela porta.

 Quem não nascer da mulher no planeta terra está ilegal aqui, a terra é dos filhos dos homens.

 Em Gl.4.4 diz ” vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” .

 III-  E quando a semente de Deus chega a terra, um coro de anjos aparece com o Anjo para anunciar aos pastores a chegado do filho de Deus na terra, LC.2. 8-14.

 Os pastores vão correndo a Belém em ali encontram a virgem que concebeu e deu a luz um, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaias 7.14. “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.”

 Por que?
Porque a semente que gera este filho na terra é a semente de Deus, este menino é o Filho de Deus como diz Isaias 9.6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

 É assim que nasceu o filho de Deus, a semente de Deus, que entrou pela porta, que se tomou o pastor, para que o porteiro abriu a porta, para ele entrar para cuidar das ovelhas.

 Este pastor que é Jesus veio para cuidas de você, abra o seu coração a Ele, Ele quer te ajudar.

Jo. 10. 10 . “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A ORAÇÃO

Leia Filipenses 4:6

Intro. É uma palavra composta orar e agir, oração

Oração é o diálogo entre o homem e Deus.
Oração é o diálogo entre duas pessoas que se amam, o pai celestial e o filho

 E resultado de uma vida de comunhão

 I- Comunhão,
Quando amamos a Deus, sentimos a necessidade de falarmos com Ele, e sabemos que por causa do seu grande amor, Ele está sempre atento a nos ouvir.

 Ora, onde existe um relacionamento entre duas pessoas, há uma comunicação e uma comunhão. E como gostaríamos de lhe poder transmitir uma convicção: Oração, mais que tudo, é a comunicação íntima entre duas pessoas que se amam, Deus e você. E um relacionamento que transcende palavras.

 Pela oração fazemos conhecidas diante de Deus as nossas necessidades, aflições, gratidão, enfim, tudo o que se passa em nossa vida.


II- A Bíblia nos ensina muito a respeito da oração.
Ela nos orienta  sobre a importância da oração.

 Nos orienta quando, onde, como e por quem devemos orar. A palavra de Deus nos mostra em vários textos que devemos orar em tempos difíceis, orar em tempos de provas, tempos de gratidão, enfim, a nossa vida deve ser de uma constante comunhão com Deus, pois Ele é quem nos sustenta e nos orienta o caminho que devemos seguir.

 Muitas vezes a Igreja pensa em oração em termos dê fórmulas religiosas, palavras rebuscadas, maneiras afetadas, rituais vazio, destituídas de vida e calor humano. Uma mera formalidade religiosa.

 Para que a nossa oração seja ouvida não importa a posição, o lugar ou a circunstância pois a palavra de Deus tem exemplos de como:

 ·        Ana Orando no Templo
·        Ezequias orando deitado
·        Elias orando no cume do monte
·        Os discípulos orando na praia
·        Jesus orando na cruz

 III- podemos entrar com confiança diante do trono da graça
No velho testamento vemos que o homem estava separado de Deus pelo pecado e tentava o perdão por meio de sacrifícios de animais.

Mas Deus enviou Jesus Cristo "O Cordeiro perfeito para que o homem não precisasse mais oferecer sacrifícios."

Pela morte de Jesus, o véu que nos separava de Deus foi rasgado e agora podemos chegar diante de Deus sem medo de condenação. Jesus Cristo intercede por nós junto ao Pai.

 Jesus é o único que pode interceder por nós, pois foi para isso que despojando-se da sua glória, aceitou sofrer uma morte tão terrível para assim nos trazer de volta para Deus. Jesus triunfou sobre a morte, ressuscitando e dando a garantia da vitória.

 Conclusão
Hoje podemos ter um diálogo aberto com Deus através da oração em nome de Jesus nosso intercessor junto ao pai.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O MEDO

1Jo. 4. 18

Int. Quando Deus criou o homem, deu-lhe quatro desejos fundamentais que são:

 O desejo de ser, de pertencer, de possuir e de reproduzir. As atividades e esperanças do ser humano estão baseadas e giram em torno destes desejos.

 O diabo sabendo disso procura atacar o homem e destruir suas esperanças e para isso usa o medo como arma principal.


I- O Desejo de ser

O desejo de ser e sobreviver é o mais profundo na vida do homem.

Vemos que ninguém em seu juízo normal deseja morrer.

 Todos desejam viver e é exatamente neste ponto que o inimigo usa a arma do medo com maior força. As pessoas vivem amedrontadas.


O medo de acidentes, o medo de ficar doente, medo de morrer, tudo isso  tem aprisionado o ser humano.

Vemos muitas pessoas sendo aniquiladas pelo medo e ficam doentes sem qualquer causa orgânica.

Quantas enfermidades físicas têm origem emocional, pois o medo tem sido causador de muitas doenças físicas.


2Tm. 1. 7  Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.


II- O Desejo de Pertencer

Há no coração do ser humano o desejo de pertencer a alguém ou ser parte de alguma coisa. Por isso os homens se organizam em sociedades, clubes, todos querem uma companhia.


O diabo ataca este desejo do homem colocando em seu coração o medo de ficar sozinho, isolado, de ser desprezado e por isso produz uma angústia muito grande no coração humano.

Daí muitos vivem e depressão, e ate mesmo ao suicídio.


Jo.10. 10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.


III- O Desejo de Possuir

Outro desejo que temos é de possuir, de ter alguma coisa.

O inimigo também usa o medo para tornar as pessoas complexas, incapacitadas e inseguras, achando que por não possuírem muitos bens materiais estarão esquecidas por Deus e pela sociedade.


O seu valor não é pelo que você possui, e sim aquilo que você é o mundo é que vive assim o povo de Deus não.

 Jo. 8. 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


IV- O Desejo é o de Reproduzir

O quarto desejo do ser humano é o de reproduzir.

Apesar dos custos e dos problemas, cada geração produz outra geração.


Este é o processo da vida ordenado por Deus.

O inimigo faz com que o homem tema o futuro e se esqueça de que Deus prometeu abençoar e cuidar de nossos descendentes.

 O inimigo de nossas almas é astuto.

Se ele puder atacar nossas mentes através do medo, ele nos levará a perder a esperança, e a nossa fé será minada e também o nosso corpo sofrerá as conseqüências.


O medo pode levar o homem ao isolamento, a violência, a ansiedade e até ao suicídio, pois quem está por trás disso é aquele que nos odeia por sermos a imagem e semelhança de Deus.


Jo. 8. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.


Conclusão

O desejo principal do diabo é separar o homem de Deus para sempre.

Ele quer que duvidemos do amor e misericórdia de Deus.


Enfim Ele quer nos escravizar através do medo. Talvez você esteja sendo atacado por este espírito demedo e já tenha perdido esperança de uma solução. Saiba que Deus não te criou para ser escravo do medo.


O diabo quer roubar nossa paz, destruir nossa vida, mas quando temos a proteção de Jesus Cristo e confiamos a nossa vida aos seus cuidados, podemos estar certos de que teremos uma vida de paz e esperança.


Deus nos criou para sermos livres e Jesus é a verdade que liberta.