sábado, 22 de novembro de 2014

COMO ATRAIR A ATENÇÃO DE DEUS?



1Cro.29. 11-15.

 Introdução

Todos nós queremos ter a atenção de Deus e ser abençoados por Ele.

Mas será que há algum modo especial de atrairmos Sua atenção para nós? 

 Dar atenção é:

Ouvir; estar atento. A Bíblia diz que as mãos do Senhor não estão encolhidas para que não possam abençoar, nem os Seus ouvidos agravados, para que não possam ouvir (Is 59.1).

 1. O que atrai a atenção de Deus?

 1.1 -A fidelidade e a integridade

Fidelidade é a característica de quem tem bom caráter, é pura e simplesmente ser fiel e demonstrar respeito por alguém e pelo compromisso assumido com outrem.

 Portanto, é sinônimo de lealdade.

 Se queremos atrair a atenção de Deus, devemos escrever a fidelidade na tábua de nosso coração (Pv 3.3,4). Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.

 1.2—A retidão

Noé chamou a atenção do Senhor por sua retidão (Gn 6.9). Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.

 Essa é a característica de quem segue sem desvios na direção indicada pelo senso de justiça, a qual é a qualidade de quem age em conformidade com o que é certo.

 Não segue a maioria, mas o que é certo, justo.

 Hoje em dia a tendência é seguir a maioria, não a justiça, por isto o mundo se encontra neste caos.

 1.3—A obediência

Noé agiu conforme tudo o que Deus lhe mandou ;(Gn 6.22) . Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.

O Senhor tem mais prazer na obediência à Sua Palavra do que no oferecimento de algo em holocausto (1 Sm 15.22). Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

 A retidão, o temor ao Senhor e nosso esforço por obedecer a Ele lhe agradam.

 1.4—A santidade

Noé atraiu a atenção do Senhor porque andava com Deus (Gn 6.9b). Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.

 Uma das consequências de caminharmos com o nosso Criador diariamente é a santidade, a qual implica distância do pecado e consagração a Deus.

 1.5—A fé

Outro atrativo para o olhar de Deus em relação a Noé é mencionado em Hebreus 11.7. Em decorrência de sua fé, Noé e toda a sua família foram salvos do dilúvio.

 A fé pressupõe confiança absoluta em algo ou alguém —a melhor definição está em Hebreus 11.1. Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

 II. Que atitudes nossas atraem a atenção de Deus?

Se quisermos atrair a atenção de Deus, deveremos:

 2.1— Cultivar o habito de orar

Façamos como Daniel, que orava três vezes ao dia (Dn 6.10).

 Enquanto ele orava, o anjo Gabriel veio entregar-lhe a resposta divina (Dn 9.21).

 O mesmo aconteceu com Cornélio (At 10.3,4).

 E lembremos que Paulo nos exortou a orar sem cessar (1 Ts 5.17)

 2.2— Ser generosos

Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre (Sl 41.1a).

 Nossa doação não pode ser algo mecânico e leviano, e dar o dízimo também não (Ml 3.10-12).

 Davi, homem segundo o coração de Deus, propôs-se a não ofertar coisas que não custassem nada (1 Cr 21.24). Mas Davi respondeu:

– Isso não! Eu pagarei o preço justo. Não vou dar como oferta ao Senhor coisas que são de você, coisas que não me custaram nada.

 2.3— Quebrantar-nos diante de Deus

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado (Sl 51.17a). Jesus ensinou que aquele que se exalta será humilhado (Mt 23.12);

 Deus resiste aos soberbos (Tg 4.6). E Pedro recomendou que nos humilhemos sob as potentes mãos de Deus (1 Pe 5.5-7).

 2.4— Adorar ao Senhor

Davi adorou ao Senhor, pois sabia que só Ele é maravilhoso, tudo provém dele, e o homem é totalmente dependente dele (1 Cr 29.11-14). Tudo o que existe no céu e na terra pertence a ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. 12Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa.

 Adorar é reconhecer quem é Deus e prestar-lhe nossa reverência e admiração.

 III. O que a atenção de Deus nos proporciona?

 3.1—A salvação

Meditemos na forma como o Senhor olhou para Noé (Gn 6.5,9b). Quando o Senhor viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas,
Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus.

 Devemos atentar para uma grande salvação (Hb 2.3). Sendo assim, como é que nós escaparemos do castigo se desprezarmos uma salvação tão grande?

 3.2— A remissão dos pecados e a reconciliação com Ele

Abel ofereceu a Deus melhor sacrifício que Caim (Gn 4.4,5).

 Porém, o melhor dentre todos os sacrifícios foi Jesus, oferta imaculada para remissão de nossos pecados.

 O plano da salvação aponta para Cristo, a imagem de Deus (Cl 1.15-20).

Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas. 16Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo. 17Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia. 18Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo. 19Pois é pela própria vontade de Deus que o Filho tem em si mesmo a natureza completa de Deus. 20Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu.

 3.3— A libertação do jugo de Satanás

Deus está atento aos sofrimentos de Seu povo e pronto a libertá-lo da opressão do inimigo, como fez com Israel no Egito (Êx 2.23-25).

 Conclusão

Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

Mas lembre se do que Ele disse no Salmo 101.6: Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

 Sejamos fiéis a Deus, sirvamos-lhe com zelo e sinceridade, a fim de que possamos desfrutar da Sua maravilhosa presença por toda a eternidade