sábado, 19 de julho de 2014

QUANDO O FRACASSO NÃO TEM A ULTIMA PALAVRA


 
Sl.37.1-11

 Há pessoas que começam bem, mas terminam mal. Elas têm um brilhante começo, mas um fim trágico. Assim foi a história de Demas. Ele é citado apenas três vezes no Novo Testamento.

A primeira vez que Demas aparece, ele é apresentado como um cooperador de Paulo (Fm 1.24 Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.).

Da segunda vez, nada se acrescenta a seu respeito; apenas seu nome é mencionado (Cl 4.14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas. ).

 Da última vez, porém, nos é dito que ele abandonou Paulo (2Tm 4.10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica. ).

 Há muitas pessoas cuja vida é uma descida ladeira a baixo.

 Há muitos indivíduos que em vez de caminhar para frente, recuam; em vez de subir, descem; em vez de crescerem no conhecimento e na graça de Deus, retrocedem na fé.

 Mas, graças a Deus, muitos também fazem o caminho inverso.

Esses caminham para a frente.

 Esses aprendem com os fracassos e se levantam na força do onipotente para prosseguirem firmes e resolutos nas veredas da justiça.

 Citamos, aqui, o exemplo do jovem João Marcos.

 Quem foi esse jovem?

 Em primeiro lugar, João Marcos foi um cooperador(At 13.5 Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar. ).

 João Marcos era um jovem humilde e prestativo. Ele foi auxiliar de Barnabé e Paulo (At 13.5).
Nesse tempo, João Marcos era ainda muito jovem e inexperiente, mas sentiu o desejo de acompanhar os dois missionários rumo à região da Galácia.

 Seu propósito era servir aos dois missionários separados por Deus para tão sublime tarefa.

 Nesse tempo João Marcos era um jovem idealista e corajoso.

 Dispôs-se a deixar o conforto da sua casa em Jerusalém, para enfrentar as dificuldades de uma viagem missionária por regiões difíceis e perigosas. 1Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar, 2fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João. 3Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro (At 12.12 )

Em segundo lugar, João Marcos foi um desertor (At 13.13). E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém

 Não sabemos os motivos, mas no meio do caminho, João Marcos desistiu da viagem, apartou-se de Paulo e Barnabé e voltou para sua casa em Jerusalém.
 
Faltou-lhe coragem e maturidade para prosseguir. Faltou-lhe perseverança para não retroceder.

Faltou-lhe forças para continuar servindo aos dois missionários da igreja.

Aquele foi um capítulo sombrio na vida desse jovem.

 Ele foi um desertor. Ele capotou diante das dificuldades. Ele não teve coragem de seguir adiante.

Em terceiro lugar, João Marcos foi um missionário (At 15.36-39). Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam. 37E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos. 38Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho. 39Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre

 Era tempo de voltar à segunda viagem missionária. Barnabé, porém, queria levar consigo a João Marcos (At 15. 37 37E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos.).

 Paulo, porém se recusou terminantemente dar uma segunda chance ao jovem desertor.

 Barnabé contendeu com Paulo, mas não desistiu de João Marcos (At 15. 38,39).

 Levou-o consigo para Chipre e fez dele um missionário. João Marcos tornou-se um homem valoroso nas mãos de Deus.

 Além de Barnabé, o apóstolo Pedro também investiu na vida de João Marcos, a ponto de chamá-lo de filho (1Pe 5. 13 Aquela que se encontra em Babilônia, também eleita, vos saúda, como igualmente meu filho Marcos.  ).

 Esse jovem mais tarde tornou-se o escritor do primeiro evangelho a ser escrito, o evangelho segundo Marcos, destacando nessa obra preciosa as gloriosas obras de Cristo, apresentando-o como servo perfeito.

 Em quarto lugar, João Marcos foi um homem útil (2Tm 4.11).

 Paulo estava preso numa masmorra romana. A hora do seu martírio havia chegado. Do interior desse cárcere insalubre e frio Paulo escreve a seu filho Timóteo, rogando que ele fosse rápido vê-lo em Roma.

 Chama-nos atenção, uma recomendação do apóstolo a Timóteo: “Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (2Tm 4.11 Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério. ).

 O jovem rejeitado por Paulo, é agora prezado por ele. Aquele que um dia desertou e foi rejeitado, é agora desejado.

 Paulo muda de opinião acerca de João Marcos e deseja tê-lo ao seu lado antes de morrer.

João Marcos fraquejou um dia na vida, mas se levantou. Ele nos prova que é possível recomeçar, quando colocamos nossa vida nas mãos de Deus.

sábado, 5 de julho de 2014

O QUE É ORAÇÃO?



Tudo quanto pedirdes em oração, crendo recebereis”.

Mateus 21.22

Introdução: Oramos porque precisamos de Deus, de falar com Ele e de ouvi-lo também.
 
Orar é algo natural na vida do cristão.

Orar é uma capacidade e também uma necessidade de falar com o nosso Criador.
 
Quando oramos desejamos estar perto de Deus e não seremos bem sucedidos em nossa fé se não orarmos.

 O próprio Jesus orou muito antes de realizar seus milagres (Mateus 26.36 Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar )

E declarou queSem mim nada podeis fazer(João 15.5).

A oração é a prova de que o ser humano pode se aproximar de Deus!

 E Deus tem prazer em ouvir as nossas orações (Isaías 65.24). E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.

Como orar?

Vamos aprender um pouco mais sobre oração:
 
1- Como aprendemos a orar? Orando!

Mateus 6:6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

 Simplesmente entre em seu quarto sozinho e ali fale com Deus o que sentir em seu coração.

Você estará orando naturalmente.

Certa vez os discípulos de Jesus se aproximaram dele e disseram: “Senhor ensina-nos a orar” (Lucas 11.1) e Jesus lhes ensinou a bela oração do PAI NOSSO (Mateus 6.9-13 a traz completa)

Que não deve ser rezada, mas tida como modelo de oração.

Aprenda a orar, orando!

2- O que é preciso para orar: Hebreus 11.6

O texto acima declara que precisarmos CRER que Deus existe e que se torna GALARDOADOR, ou seja, presenteador, abençoador daqueles que oram.

 Então a condição para uma oração eficaz é acreditar primeiramente na existência de Deus. Ter a convicção de que Deus está realmente junto com você de maneira que pode ouvir o que você está pedindo.

Além disso, também é necessário acreditar que o Senhor tem a bênção que você precisa.

Essa fé agrada a Deus.

 Quando falta fé é preciso fazer como o homem que pediu a Jesus “ajuda-me na minha falta de fé” (Marcos 9.24)

E os discípulos que pediram “aumenta-nos a fé” (Lucas 17.5).

A principal fonte para alimentar a fé é a Palavra de Deus porque “a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10.17).

Por isso é necessário estudar e aprender as Escrituras para ter mais fé.

Busque fé para orar!

3- Devo orar baseado em quê? Romanos 8.26,27 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

A oração deve ser baseada na intercessão do Espírito Santo que nos ajuda orar. 

Quando abrimos os lábios para fazer a oração, o Espírito Santo fala através de nós nos dando as palavras que precisamos para falar com Deus.João 14.12-13 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. 13E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
 
Também devemos orar em nome de Jesus.

Orar em nome de Jesus significa pedir algo que seja da vontade de Deus (I João 5.14,15 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. )

 E que Jesus pagou o preço para nos abençoar.

Tudo o que pedimos em oração já foi conquistado por Jesus para nós na cruz.

 Por isso o nome de Jesus tem todo poder para atender as orações (Atos 4.12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. )

E Ele mesmo é no nosso mediador (I Timóteo 2.5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem ).

Peça ajuda do Espírito Santo e ore em nome de Jesus!

4- Por que às vezes não temos resposta de nossas orações? Tiago 4:3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.

Certamente algumas orações não são respondidas por que Deus em sua soberania tem toda liberdade para dar o Sim e o Não.

Além disso, às vezes o Senhor quer que esperemos o tempo certo para a resposta.

Enquanto oramos somos preparados para receber e nossa fé é aumentada.

Contudo, o principal motivo de orações não serem respondidas é que o pedido não é feito de maneira correta, ou seja, a verdadeira intenção do coração não é a que foi declarada na oração.

 Deus sabe o que é melhor para nós e se estamos preparados para receber o que pedimos.

O egoísmo, orgulho e falta de perdão são barreiras para que as orações sejam atendidas.
 
Cuidado para não pedir algo que não seja da vontade de Deus!

Deus ouve a sua oração!

CONCLUSÃO:

A Bíblia nos garante que quando oramos “de todo o coração”, recebemos a resposta de Deus (Jeremias 29.11-13 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. )

 
E que se pedirmos a Deus, buscando sua bênção, recebemos conforme o pedido (Mateus 7.7-11 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. 9Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 10Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? ).

 Por isso precisamos aprender a orar e crer cada dia mais no Senhor que nos abençoa.

Comece a orar falando com Deus. Creia que Ele está te ouvindo e tem o que você precisa.

Peça ao Espírito Santo para te ajudar a orar e peça tudo ‘em nome de Jesus’. Cuidado para não pedir mal, ou seja, algo que não seja da vontade de Deus.


“Na oração, quando as coisas não mudam,

nós mudamos em relação às coisas