quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

SETE NÍVEIS DE CONTRIBUIÇÃO




Texto Base: Mateus-6.19-21

Hoje vamos falar de como contribuir para o reino de Deus.

1. RESTITUIÇÃO (Jl. 2:25-26): Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. 26Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado.

- Existe uma promessa da parte de Deus para todo o seu povo, a Restituição.

- O reino espiritual é um reino de legalidade, o reino espiritual não opera em nossas vidas com ilegalidades.

- Muitas pessoas querem a restituição daquilo que foi roubado, mas não querem entender o princípio de devolver para Deus aquilo que eles usaram e não lhes pertencia.

- Não devemos fazer voto de tolo, com Deus não se brinca,  

2. DEVER (Ml 3:10): Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida

- Muitas pessoas não entendem o princípio do dízimo, dão por obrigação ou por medo de maldição, e mesmo assim o Senhor promete abrir as janelas do céu e derramar sobre as nossas vidas bênçãos sem medida, e nos chamar de Bem Aventurados.

- A benção financeira tem dois aspectos: As vezes ganhar mais, porém, as vezes render mais aquilo que você tem em suas mãos. Concedendo- lhe sabedoria ao usar o dinheiro.

3. SEMEADURA (II Cor. 9:6-7): E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. 7Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.

- A palavra de Deus nos diz claramente que a oferta é a nossa semeadura.

- A palavra de Deus nos dá a semente e o pão. Deus tem te dado todos os dias o pão? O mesmo que dá o pão é o que dá a semente.

- O problema é que muitos acabam comendo a semente, e ai não tem nada para semear.

4. GRATIDÃO (Sl. 116:12): Que darei ao Senhorpor todos os seus benefícios para comigo?

- O que eu posso dar para Deus por tudo aquilo que Ele tem me dado? Pensar dessa maneira é um ato de gratidão com o Senhor, aquele que semeia esta pensando em ganhar, mas aquele que dá por gratidão é porque já ganhou.

- Você tem motivos para ser grato com Deus?

- Na verdade não há muita gratidão com Deus e infelizmente isso acontece entre o povo de Deus. Porém algo tem que ser feito, pois alguns dizem: “Que darei eu ao Senhor em gratidão, como nada pode pagar eu não vou dar nada”. Claro que nunca vamos pagar o que Deus fez por nós, mas a oferta demonstra a sua gratidão e isso alegra o coração de Deus.

5. CAUSA (Mt. 16: 15): Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?

- Causa fala da conquista da geração para o Senhor Jesus.

- Nós já falamos até aqui de quatro níveis de contribuição, mas quando se fala de causa é deixar de estar no centro e contribuir naquilo que eu acredito.

- Quero colocar o meu dinheiro numa causa significativa.
- Quero colocar meu dinheiro numa causa nobre. Portanto, esse é um nível superior de contribuição, porque estou expressando meu compromisso como discípulo.

- Quem acredita na conquista dessa geração contribui, quem diz que acredita e não contribui está enganando a si mesmo.

6. GENEROSIDADE (Pv.11:24-25): A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais;

 
ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.25A alma generosa prosperará,e quem dá a beber será dessedentado.

- Poucos contribuem por generosidade. Fazem o bem sem ver a quem. Doam porque não vivem para acumular ou entesourar para si mesmos.

- O maior prazer que alguém pode sentir é o de causar prazer aos seus amigos. Eles doam porque doar faz parte do seu caráter, simplesmente são generosos. Gente rara, mas existe.

- O relacionamento com Jesus gera esse tipo de gente. Na matemática financeira mundana a equação é quanto mais eu poupo mais eu tenho, na matemática de Deus quanto mais somos generosos mais vamos ter.

- No Reino de Deus funciona assim quanto mais generoso você é mais suas finanças multiplicam. Para quem é livre, dar não é obrigação, responsabilidade ou solidariedade.

- Para quem é livre, dar é amor. Por isso é que se diz que é possível dar sem amar, mas é impossível amar sem dar.

7. ADORAÇÃO (Pv. 3:9-19): Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;10e se encherão fartamente os teus celeiros,e transbordarão de vinho os teus lagares.

- Finalmente aos que contribuem por gesto de adoração, ato que visa tão somente a glória de Deus.

- Estamos habituados a adorar o Senhor com músicas e danças e isso é muito bom, porém quantos já pararam para adorar a Deus com seus bens.

- Em Jo. 12: 1-6, Maria adora Jesus de todo o seu coração sim, mas com um bem precioso que naquela época equivaleria a dez meses de serviço.

- Talvez esse não seja um dos assuntos que todo cristão gosta de refletir, mas é o de maior influencia em nossa vida.

- Deixar que Deus nos ensine a praticar os sete níveis é a melhor coisa que podemos fazer.

- Nossa vida tem que estar diante de Deus e as nossas finanças também.

Temos que ter um coração grato a Deus, pela graça que não merecemos, mas que Deus nos dá com alegria e da mesma forma devemos alegrar o coração de Deus.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

TRÊS ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR


Texto: Mateus 26:6-13

Idéia Central do Texto: Jesus é ungido em Betânia.

Objetivo Geral: Consagração.

Objetivo Específico: Levar os ouvintes à decisão de uma vida mais consagrada e comprometida com Jesus, oferecendo a Ele a exclusividade e a totalidade de seu ser. .

INTRODUÇÃO.

1. PRIMEIRO ERRO: ACHAR QUE FAÇO MUITO PRA JESUS. - Versos 6 a 8.

Ora, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher, trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo, que lhe derramou sobre a cabeça, estando ele à mesa. 8Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício?

A mulher tinha propósito de Louvor. Os discípulos, estavam dominados pela indignação.

É um grave erro achar que aquilo que ofertamos, que damos, que entregamos é muito pra Jesus.

É um grave erro achar que Ele não merece tanto, que Ele não é digno.

É um grave erro achar que somos super adoradores, super seguidores, super servos.

Acredito que muitos crentes estão acomodados na vida cristã, frios na fé, inativos na obra do Senhor, adormecidos no Reino de Deus é porque acham que Jesus não merece tanto.

Acredito que mais consagrado será um crente, mais avivada será uma Igreja, mais presença, mais serviço, mais impacto exercerá o povo de Deus na terra à medida em que reconhecer que o Senhor.

Jesus é digno: do seu louvor, da sua glória, do seu esforço, do seu tempo, dos seus bens, do seu coração, da sua dedicação, do seu compromisso, da sua vida.

Sabe por que? Porque Ele é Deus e Ele é Senhor.

Mateus 28:18. ...: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

O que nos impede de darmos mais pra Jesus?

O que impede de darmos tudo?

2. SEGUNDO ERRO: CULTUAR SEM ME SACRIFICAR.

Versos 8 e 9. Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício? 9Pois este perfume podia ser vendido por muito dinheiro e dar-se aos pobres.
Mc.14.5 Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela  

Vaso de alabastro...

Culto não custa. Mas, é sacrifício.

Porque para cultuar preciso colocar no altar do Senhor aquilo que trouxe para entregar a Ele.

A mulher entregou (consagrou, derramou, sacrificou) um vaso de alabastro porque antes já tinha entregado (consagrado, derramado, sacrificado) o seu coração.

A mulher não apareceu de mãos vazias. Sabe por que?

Porque ela já havia oferecido o seu coração. Quando nosso coração é de Jesus, sempre temos algo para oferecer.

A mulher teve a intenção de cultuar, se aproximou de Jesus, foi ousada, determinada, desprendida, preparada e aproveitou a oportunidade.

O que você trouxe para colocar no altar do Senhor?

No culto, muitas vezes temos que oferecer como sacrifício ao Senhor a nossa vontade, a nossa língua, o nosso bolso, o nosso coração, os nossos planos, os nossos sonhos, os nossos segredos, os nossos desejos...

3. TERCEIRO ERRO: ABRIR A BOCA PARA INDUZIR PESSOAS AO ERRO.

Versos 8 e 9. Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício? 9Pois este perfume podia ser vendido por muito dinheiro e dar-se aos pobres.

Tão pertos de Jesus. Tão distantes de seus ideais.

Culto não é do meu jeito. É do jeito de Jesus. Culto não é pra mim. É pra Jesus. Não pra minha glória e exaltação. É pra glória e exaltação do meu Senhor. Culto não é pra me engrandecer. É pra engrandecer e exaltar àquele que por mim morreu.

Use sua vida, suas palavras, sua influência para levar pessoas a Cristo.
 
Não para afastá-las dEle. Cuidado com suas palavras, com seu testemunho, com suas atitudes, com seu exemplo, com seu comportamento, com seus comentários, com suas observações, com suas críticas, com seus elogios...

Seja um instrumento poderoso com o qual o Senhor Jesus possa contar para conduzir pessoas a Ele, para o caminho dEle, aos pés dEle, para serem filhos dEle, servos dEle.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

NINGUÉM DESPREZE A SUA MOCIDADE




1Tm.4.12 Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.

O jovem cristão é, as vezes, desprezado por alguns mais velhos devido à pouca experiência que lhe dificulta o caminho. Porém, a sua força é inigualável.
Deus sempre tem os jovens cristãos num ponto estratégico:
Veja alguns exemplos de jovens que foram usados por Deus

Deus tem uma moça judia na casa de Naamã;

Deus tem um moço com cinco pães e dois peixinhos;




Deus tem um Salomão, que quando jovem, soube orar;


Deus tem um Eliseu para substituir um Elias.


Com os idosos está a experiência, mas com os jovens está a força.

Mas, assim como naqueles dias Deus chamou estes jovens, hoje Ele tem chamado esta geração, que ,esta  cercada de informações.

Deus está te chamando para que você tenha uma real e pessoal revelação da Sua pessoa.

Antes que a lâmpada de Deus se apague, o Senhor está te chamando! Jovem, Deus te Chama Para Fazer à Diferença.

O que fez a diferença na vida destes jovens,  foi o fato de ele ter conhecido ao Senhor de uma forma pessoal e ter respondido ao Seu chamado.

Deus te Chama Para Fazer à Diferença. Como? Exemplos:

1) Enoque: “ E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.” (Gn 5.24). - “… Porque, obteve testemunho de que agradara a Deus.” (Hb 11.5).  

2) Noé, em um mundo sem Deus: “Noé era varão justo e reto em suas gerações: Noé andava com Deus.” (Gn 6.9).

3) Ele mesmo disse a Abraão: “… anda em minha presença e sê perfeito”. (Gn 17.1).

4) Como Moisés: “E era Moisés varão mui manso, mais do que todos os homens que havia na terra.” (Nm 12.3).

5) Samuel, quando foi chamado, disse: “… Eis-me aqui!… Fala porque o teu servo ouve.” (1Sm 3.4,10).

6) Davi, que disse a Golias: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos…” (1Sm 17.45).

Jovem, Deus está te chamando! Para Fazer à Diferença.

Como Samuel esteja pronto a dizer “Eis-me aqui,” quando Deus chamá-lo para a sua obra.

Esteja Preparado para o trabalho de Deus em qualquer lugar, a qualquer hora e através de qualquer pessoa que Ele escolher.

Disse o evangelista João:

- Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes e já vencestes o maligno.

Paulo disse a Timóteo

- Ninguém despreze a sua mocidade.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

LIBERTAÇÃO DA FAMILIA


Mateus 17.14-21

 

 Esse texto mostra um pai agonizante que intercede em favor de seu único filho (Lc 9.38 E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único), um filho tristemente aflito.

 É nos mostrado como, em seu infinito amor, o Senhor Jesus, revela seu poder e compaixão para com uma família aflita.

 
Isa. 59.1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.

 
I - Há famílias sofrendo ataques diabólicos (vs.14-18).

E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: 15Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. 16Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. 17Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. 18E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.

 
 A Bíblia o descreve o diabo como deus deste século, o príncipe da potestade do ar. O sedutor do mundo (Ap 12,9). O ladrão que veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10).

 
Satanás tem bombardeado famílias. Ele tem lançado inimizade entre os membros, vícios, crises financeiras, infidelidade conjugal, doenças, violência verbal e sexual.

 
II - A libertação na família somente virá através de Jesus Cristo (vs.16-18).

16Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. 17Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. 18E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.


O pai do menino foi até aos discípulos, mas eles não puderem resolver o seu problema.

 
 Há coisas que somente Jesus é capaz de fazer- “Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Daví, que abre, e ninguém fechará, e que fecha e ninguém abrirá” (Ap 3.7).

 Jesus tem autoridade sobre o mal que nos aflige (vs.18 E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado

 
III - É necessário que tenhamos fé para que vejamos a libertação em nossas famílias (vs. 20)

  A incredulidade nos priva das promessas de Deus- Hebreus 4.3 fala que o povo não entrou na terra prometida por falta de fé.

 
Fé significa perseverar (vs.1515Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água)-

Esse homem provavelmente tentou muitas vezes, ainda sim não perdeu a fé.

 
 Fé significa não colocar os olhos nas circunstâncias(vs.1616Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo.)

 
Ele já havia fracassado uma vez na tentativa com os discípulos.

Declaração de Fé

1) O Deus, eu quero declarar diante de ti, dos teus anjos e também diante do diabo e dos seus demônios, que eu sou de Jesus, pois fui remida e lavada no sangue do Cordeiro.

 
2) Quero declarar que a minha família é de Jesus, pois foi lavada e remida no sangue do cordeiro.6) Quero declarar que toda obra do diabo para destruir a minha família seja desfeita e caia por terra”
 

IV - A Libertação na família virá quando nos dispusermos a buscar ao Senhor de forma mais intensa e profunda - vs21.

Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.

 
 Jejum - As Escrituras enfatizam o jejum como um importante exercício espiritual.

 
Deus tem realizado grandes intervenções na história através do jejum de seu povo.

 
 Oração - A oração precisa ser prioridade em nossas vidas.

Se desejamos ver a manifestação do poder de Deus, se desejamos ver vidas sendo transformadas, precisamos orar.

 
 A família está em crise, o casamento está acabando e , às vezes tampamos os ouvidos e fechamos os olhos e endurecemos o coração, quando deveríamos nos prostrar e chorar diante do Senhor.

 
Reflexão

 
1) O que está mensagem falou ao seu coração?

 
2) O que Jesus precisa libertar na sua família