segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FAMILIA GARRAFA




Uma Familia disfuncional, ao conhecer Jesus se trona funcional

Abertura
 


mansagem








 brincadeira



 Encerramento





quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O ENCONTRO DA MULHER SAMARITANA

João 4.1-30


Introdução:

Ela era discriminada por ser mulher (v.27);
Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?
 
 
uma pessoa rejeitada pelos judeus por ser samaritana (v.9); então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?  
rejeitada pelos próprios samaritanos por ter vida sexual irregular (v.18) porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. .
Foi buscar água ao meio-dia (hora sexta, v.6) para não se encontrar com ninguém no poço.
O horário de se buscar água era pela manhã.
Ela vivia fugindo, se escondendo. Tinha vergonha de si mesma.
A mulher samaritana precisava: encontrar, conhecer, comprometer-se e testemunhar.

1- Encontrar Jesus
Ele foi até onde ela estava. Não é pelo esforço humano que se encontra Deus. Ele veio até nós. Apo.3.20
Eis que estou à porta e bato... Deus está a sua procura!!

2- Conhecer Jesus (em etapas, níveis de conhecimento). Ef.4.11-
13 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

2.1 - Reconhecendo que Jesus é maior.
O Senhor é maior que o nosso pai Jacó? (v.12). Jesus é maior. Uma idéia importante, mas vaga. Poço ou fonte?
Jacó nos deu um poço natural (v.12). Falar sobre religiões, o que elas nos deram (herança, v.5) e a insatisfação apesar de tudo isso (sede, v.13); (Jeremias 2.13) Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
Jesus nos deu uma fonte espiritual viva e eterna, um manancial (v.14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna),. Quem tem a fonte dentro de si, não precisa depender de poços exteriores para ter alegria, esperança etc...  Jo.7.38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

2.2 Reconhecendo que Jesus é profeta (v.19
) Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta..
Uma idéia correta, mas incompleta.
Muitos vêem Jesus como profeta, como mestre, etc. etc. etc... Isso não os salva. Valorizam os ensinamentos de Cristo e não a sua pessoa nem a sua obra.

2.3 - Reconhecendo que Jesus é o Cristo (v.29).
Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!

Esta é a conclusão indispensável. Significa o reconhecimento de Jesus como a solução divina para a alma humana. Significa o reconhecimento de Jesus como o salvador prometido.

3- Comprometer-se com ele.
"Senhor, dá-me dessa água" (v.15). Mesmo sem ter ainda pleno entendimento, ela quis o que o Senhor oferecia. Não adianta reconhecer e não se comprometer.

4- Testemunhar aos outros a respeito de Jesus.
A mulher foi e anunciou em Sicar sobre seu encontro com Jesus (v.28-29).
A mulher quebrou seu estado de isolamento social, deixou para trás o cântaro e foi evangelizar.
Muitas coisas são deixadas para trás quando se entrega a vida a Cristo.

5- A samaritana “vivia de história”, se alimentava do passado:
“O pai Jacó nos deu o poço...”. Estava presa ao passado. Estava presa à experiência que Jacó teve com Deus.
A água do poço de Jacó pode representar a experiência do patriarca com Deus. Foi legítima e exemplar, mas não servia para a samaritana. Não era satisfatória.

6- A samaritana lançava sua esperança para um futuro distante:
Quando o Messias vier nos anunciará todas as coisas...”

7- Mas... como estava seu tempo presente?
“Não tenho marido.” Talvez isso não seja problema para algumas pessoas, mas, naquelas circunstâncias, representava o fracasso de uma vida.
Além disso, não sabia onde adorar. Estava espiritualmente desorientada.

8- A proposta de Jesus:
“A hora vem, e AGORA É”. O tempo para a experiência com Deus é o presente. Este é o momento para se ter uma experiência com Deus.
Você não vai ficar dependendo da água dos outros, da experiência de Jacó, mas vai ter acesso direto à fonte. Heb. 4. 16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna

Conclusão:
Amados Jesus que te encontrar.
Quer que você tenha uma experiência pessoal com ele
E se você deseja se comprometer com ele
 Diga a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água”
Como disse a samaritana e Deus saciou a sua sede, Deus pode saciar a sua sede hoje
 

sábado, 27 de outubro de 2012

IGREJA + LAR


 
 
Int.     A Fórmula Conprovada para Edificar a Fé que Dura Toda a Vida
 
Estatísticas recentes revelam que entre 60  e 90% das crianças que hoje freqüentam  atividades na igreja irão se afastar da  fé quando chegarem à juventude.

O principal motivo citado para justificar esse distanciamento é a hipocrisia.

Por que esses jovens, fiéis à igreja durante a infância, consideram o cristianismo uma religião hipócrita?

A razão é que eles foram  criados num ambiente onde o cristianismo era praticado e expresso quase que exclusivamente na igreja, e não no lar.

De todas as coisas que você, pode fazer, a mais importante é ajudar a levar Cristo e a prática da vida
cristã ao coração de cada lar e à família que nele habita.

Que tipo de legado você gostaria de deixar à sua comunidade?

Capacitar pessoas para viverem uma vida de fé em seus lares para que a fé em Cristo se
perpetue nas gerações futuras?
 
Como fortalecer a família
Um renomado cientista disse certa vez que se houvesse uma guerra nuclear o primeiro que as pessoas fariam depois de passado o perigo seria procurar suas famílias.

Nós, não temos como deixar de observar a variedade de famílias em nossas congregações.

As famílias são importantes para nos ensinar e são importantes para Deus.
Os Testemunhos nos dizem que os lares cristãos que vivem de acordo com o plano de Deus são Seus agentes mais eficazes para o avanço de Sua obra.
Nossas famílias são símbolos da família celestial, para serem mostradas ao mundo, e para servirem de lições objetivas de como são as famílias que amam a Deus e guardam Seus mandamentos.

A história mostra o surgimento e queda de grandes sociedades antigas como as de Roma, Grécia e Egito.
Quando as sociedades estavam no pico do poder e da prosperidade, as famílias eram fortemente estabelecidas e valorizadas.
 
Quando a vida familiar enfraquece, não é valorizada e torna-se extremamente individualista, a sociedade começa a se deteriorar e fragmentar.

O coração da comunidade, da igreja e da nação é o lar. O bem-estar da sociedade, o sucesso da igreja e a prosperidade da nação dependem das influências do lar.
A qualidade da vida familiar é extremamente importante para nossa felicidade e saúde mental como indivíduos.

Nos anos recentes a importância e estilo de vida da família e do lar têm sido questionados, mas a ação do pêndulo do mundo está passando para trás a importância de famílias fortes, que conhecem quais são as raízes da nação.
Se esse for o caso, certamente nossa igreja deve tomar a posição de liderança na promoção de famílias cristãs fortes.

Muitos de nós não tivemos modelos ideais de como deveria ser a família cristã; então como podemos aprender?
 
O modelo mais positivo que possuímos é a Palavra. Na verdade, é o único modelo verdadeiro e seguro. É a forma escolhida por Deus para transmitir Sua vontade a nossas famílias.

Interessei-me pelos resultados de um estudo realizado pelo (Projeto de Pesquisa do Poder da Família),  (Serviço de Extensão Cooperativa) auxiliado pelo (Serviço de Extensão da Economia do Lar), em cada cidade, trabalharam juntos para recomendar o que considero famílias especialmente fortes. Armados com materiais de diretrizes e de antecedentes, as famílias foram entrevistadas de forma abrangente.

Após o extenso material ter sido analisado, seis qualificadores se destacaram os quais pareciam exercer papel muito importante no fortalecimento e felicidade dessas famílias.

Se essas famílias foram consideradas como as mais destacadas  (essas tendência parecem ser as mesmas em um estudo nacional agora em andamento), então talvez deveríamos tirar tempo para examiná-las.

1. Passar tempo juntos – famílias que realizavam muitas atividades juntos. Esse tempo passado juntos não ACONTECIA POR ACASO. Eles FAZIAM acontecer. Mantinham-se unidas em todas as áreas da vida: refeições, recreação, culto e trabalho.

2. Bons modelos de comunicação – Passavam tempo conversando e ouvindo com atenção. O bom ouvinte transmite respeito. Se você me ouve, então eu o ouço.
Em um dos seminários que participei, sugeriu uma forma de ajudar as pessoas a realmente ouvirem o que você diz, caso sinta que esse não está sendo o caso.
Escreva uma nota e expresse seus sentimentos e então peça a seu cônjuge para ler essa nota quando você não estiver presente, dando-lhe assim atenção total.
 
Após a reunião um senhor se levantou para  agradecer e dizer que iria tentar esse recurso. Ele disse: “Minha esposa nunca escuta o que eu digo; sinto como se ela estivesse falando com outra pessoa ao telefone e acenasse com a cabeça para mim dizendo: ‘sim, ouvi, continue ..., mas prossegue falando com a outra pessoa”. Ouvir é uma parte muito importante da boa comunicação.

3. Compromisso – Palavra impopular nestes dias. A maioria das pessoas não está disposta a comprometer-se de forma alguma, porém, essas famílias estavam profundamente comprometidas a promover a felicidade e bem-estar uns dos outros.
 
Quando a vida se torna tão agitada que os membros da família sentem que não estão passando muito tempo juntos o quanto deveriam, sentam-se e preparam uma relação de atividades nas quais todos possam estar envolvidos.
Com percepção crítica organizam as prioridades a fim de reservarem mais tempo livre para a família.

4. Elevado grau de orientação religiosa – Isso harmoniza com a pesquisa realizada nos últimos 40 anos, que demonstra relacionamento positivo entre a religião e a felicidade conjugal e relacionamentos bem-sucedidos na família.
 
O compromisso se torna mais profundo ao freqüentarem a igreja e participarem das atividades religiosas.
É o compromisso para com o estilo de vida espiritual.
Este é descrito como a conscientização de Deus que lhes concedeu senso de propósito e de apoio e fortalecimento mútuos.
Essa noção de comunicação com o Poder superior ajuda-os a serem mais pacientes uns com os outros, mais perdoadores, mais prontos a eliminarem a ira, mais positivos e mais incentivadores em seus relacionamentos.
 
Em outras palavras, simplesmente viver o cristianismo na prática diária!
5. Capacidade de enfrentar as crises de forma positiva – As crises são tratadas de forma construtiva.
 
De alguma forma conseguem ver na situação mais negra algum elemento positivo, não importa o quão diminuto seja e concentram-se nele.
Aprendem a confiarem e a contarem uns com os outros. Eles se unem e não permitem que a crise os fragmentem.
6. Admiração – Essas famílias expressam muita admiração uns pelos outros. Eles se edificam psicologicamente e dão uns aos outros muitas impressões positivas.
 
Não há quem não aprecie estar na companhia de alguém que o ajude a se sentir bem consigo mesmo! Algumas vezes o marido prefere o ambiente do trabalho porque seus colegas o fazem se sentir melhor em relação a si mesmo do que sua esposa – sente-se mais respeitado.
 
Infeliz-mente, a esposa não tem essa mesma possibilidade do marido e se ele não demonstrar apreciação por ela sua auto-estima míngua e morre.
 
O filho, muitas vezes prefere passar tempo com seus colegas porque estes não o criticam da forma que seus pais fazem.
 
A afirmação pode ser um jogo divertido na família.
 
Tente fazer isso no culto familiar.
Cada um tece algum elogio a outro membro da família.

Creio que podemos encontrar esses seis princípios na Palavra de Deus.
Apreciaria convidar cada um de vocês a fazerem um novo compromisso hoje, de reorganizar seus valores e prioridades a fim de que nossas famílias sejam verdadeiramente “famílias de Deus”.

















quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A TERRA PROMETIDA

Nm. 13: 17-3
Int.Deus tem uma terra de bênçãos para todo o seu povo, a nossa Canaã
 Entrar em Canaã é ter a consciência de que, para atingirmos tal passo, devemos arrancar de nossas vidas todos os gigantes.
 
Há muito tempo aguardávamos tão extraordinário dia em que tomaríamos posse da terra e, acima de tudo, saber o real significado de "entrar na terra prometida"!
 
Quem era Calebe? Calebe, cujo nome significa "homem de faro", foi um homem de coração temente e voltado a Deus (Nm. 13:30) e que sentia de longe as artimanhas do inimigo, porque tinha um coração contrito ao Deus da promessa.
 
Ele tinha a percepção aguçada e era um homem de espírito diferente.
 
 Quando nós temos um espírito diferente, somos capazes de conquistar a terra, de passar pelos problemas sem que os problemas nos vençam, porque mais forte é o que está em nós do que o que está no mundo.
 
I- Tinha Um Coração Conquistador
Calebe era filho de Jefoné, e chefe de uma das famílias de Judá, foi um dos 12 espias enviados por Moisés à Terra de Canaã, para examiná-la .
 
Ele tinha um espírito esperançoso e vitorioso. Era um homem de espírito e alma livres, queria vencer todas as barreiras e batalhas a qualquer custo.
 
Ele e Josué foram os únicos a voltar com as boas notícias acerca da terra que iriam habitar. Moisés não entrou na terra, mas Calebe e Josué sim, porque deram um relatório fiel, encorajador diante dos homens.
 
Ele disse que bastava aos israelitas obedecerem as ordens de Deus para darem continuidade à conquista.

No capítulo 14, verso 24, Deus lhe deu uma promessa de que receberia todo pedaço de terra que conquistasse, só porque deu um relatório encorajador ao povo, em contraste aos relatórios negativos dos outros 10 espias.
 
Calebe e Josué perseveraram na fé, que era maior do que o temor, do que os gigantes que habitavam Canaã.
Ele viu o quão difícil era entrar na terra, mas que iria conquistar através da perseverança e de um relatório fiel.

Com a idade de 85 anos, reivindicou essa promessa. Apesar da idade, ele ainda tinha a força de um jovem (Js. 14:6-15 e 15:4).
 
Uma pessoa não deixa de ser guerreiro quando envelhece, mas, quando perde seus sonhos, a sua visão.
 Não é por ser idoso que alguém não vai conquistar as batalhas, nem vencer a guerra.
 
II- Se você deixar seus sonhos morrerem, jamais será um vencedor.
 
Seja como Calebe, ousado e determinado.
 
Idade não é empecilho. O Salmo 22:12-14 diz que o justo florescerá como a palmeira, e ainda na velhice dará o seu fruto.

Por esse testemunho, ele e toda a sua descendência tiveram Hebrom por possessão. Por isso, Que nossa palavra, tudo tem que ser bem ponderado.
 
Por causa de relatórios desencorajadores, de palavras negativas, perdemos muitas bênçãos que estão nas regiões celestiais.

Mas, vamos aprender com Calebe como entrar na terra de Canaã:
 
1. Calebe tinha fé e visão.
 
Em Números 14:7-9 vemos como ele era ousado. Ele proferiu para o povo que, se eles não fossem rebeldes contra o Senhor e não temessem, iriam destruir os gigantes como se come pão. Iriam rasgar os inimigos nos dentes.
 
2. Ele andava em obediência.
Por isso, atraiu a glória de Deus para si. Se você quer atrair essa glória, faça como Calebe: ande em obediência.
 
3. Não era só idealista.
Ele era sonhador, mas realista. Quem é só idealista apenas fica pensando em conquistar, em o que fazer, fica colocando obstáculos, ficam em dúvida, se algo vai dar certo, têm a mente passiva e nem sabem o que Deus quer para suas vidas. Os realistas sonham e conquistam.
 
4. Perseverou até o fim.
Quando temos obstinação por um sonho, não recuamos diante de nenhuma situação adversa.
Pelo contrário, avançamos para vencer os desafios, ainda que sejam como gigantes encontrados na terra que Deus já nos deu.
 
5. Calebe ouvia a voz de um líder que tinha intimidade com Deus (Nm 14:24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.).
Quando obedecemos a voz de um líder que caminha com Deus, conquistamos o fruto da terra.
Por que estamos debaixo de cobertura.
 
 6. Josué e Calebe tinham unidade.
Eles eram UM. Os outros dez espias, apesar de estarem com os dois, de terem saído no mesmo momento e investigado a mesma terra, eram incrédulos. Calebe os confrontou, dizendo que Deus iria lhes entregar Canaã, mas os 10 insistiram que era impossível.
 
O que é um gigante?
Os gigantes são deformidades na nossa alma. Quantas deformidades temos, que ainda não foram vencidas?
 
Mas, não há deformidade que Deus não possa consertar.
Muitos não conseguem desfrutar da libertação no presente, ainda estão com a mente e emoções acostumadas às prisões do passado.
 
Conclusão
Hoje, estamos vivendo um momento em que Deus quer te dar a terra.
 
A Palavra de Deus diz que no deserto o povo só murmurava, apesar de Deus enviar provisões todo dia - o maná - e da roupa e calçado deles não envelhecerem durante 40 anos.
 
Deus se indignou com o povo, e todos os que murmuraram foram mortos no deserto, tragados pela terra. Não seja um desses, não deixe que a terra trague você!
 
Tenha um relatório de fé, firmeza, vigor, força e prove das bênçãos de Deus.
 
Para chegarmos a Canaã, temos que passar pelo deserto, mas, isso não quer dizer que tenhamos que ficar 40 anos nele, nem morrer lá.
 
Chegou o dia final, o basta de Deus para entrarmos em Canaã, onde Deus vai cumpris todas as suas promessas em sua vida creia como Calebe.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A MULHER ADULTERA

João 8.1-11
Introdução
"Onde abundou o pecado, aí superabundou a graça".

Jesus estava ensinando no Templo quando os escribas e fariseus chegam a ele com uma mulher apanhada em flagrante ato de adultério.
No seu zelo hipócrita não se apercebiam do fato de estarem levantando um problema de natureza moral no lugar mais sagrado da terra: o Templo.
Para os inescrupulosos e legalistas, não precisa haver nem lugar nem hora para exibirem sua religiosidade falsa. O que vemos?
I. UMA SOCIEDADE INJUSTA ACUSANDO ALGUÉM DE INJUSTIÇA
1. Eram caçadores de problemas

Existem pessoas que vivem procurando problemas, e as vezes ate mesmo onde não existem, como dizia o meu pai, vivem procurando chifre na cabeça de cavalo, ou pelo em ovo.

2. Estas coisas se fazem a portas fechadas. Então, deviam estar espiando pela fechadura

Tem gente que vive bisbilhotando a vida dos outros, mas não cuida da sua vida.

 Enquanto você cuida da vida dos outros, não terá tempo pra cuidar as sua própria, é o que aconteceu com eles.

 3. Estavam ávidos por um espetáculo mortífero

Tem gente que adora ver o circo pegar fogo, cuidado que um dia pode ser o seu.

4. No fundo, esta atitude revelava busca de auto-justificação de cada um deles

Há fulano bebe, eu não bebo, fulano fuma eu não fumo, fulano prostitui eu não me prostituo, auto justificação.

5. O erro dos outros me assegura de que eu não estou sozinho

Há isto é normal, todo mundo faz, não é só eu, a justiça de Deus não se baseia naquilo que eu faço ou deixo de fazer.

A justiça de Deus se baseia em sua palavra que não muda, Jesus disse: passará o céu e a terra mas as minhas palavras não passarão.

6. A sociedade vive buscando a punição dos errados: "Lugar de bandido é na cadeia"

Mas esta com o coração cheio de magoas e revoltas.

Jesus disse: tira primeiro a trave que esta em teu olho, pra depois apontar o argueiro no olho do outro.

7. Para nós, lugar dos errados deve ser na Igreja - onde há recuperação, onde há transformação de vida.

8. O pecado está no coração - Mc 7.20-23 E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.

 II. UMA SOCIEDADE INJUSTA BUSCANDO ERRO NA DIVINDADE
1. Os homens não se contentam em condenar a seus semelhantes

Eles se julgam melhores que Deus.

2. O vers. 6 diz que eles o tentavam.

Buscavam um erro de Jesus, muitos julgam que Deus esta errado por que não aprova o seu modo de vida.

3. A mensagem de Cristo produz dois tipos de sentimentos: ou amor ou ódio

Ou a pessoa aceita os princípios de Deus, ou a pessoa passa a odiar e a perseguir tudo que representa Deus na terra, pessoas, igreja tudo.

4. Jo 3.19-21 - aqui está o confronto

O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

5. Os líderes religiosos faziam oposição a Jesus porque se sentiam ameaçados

A popularidade de Jesus chamava mais a atenção do povo do que eles que eram os lideres.

6. Jesus não satisfaz curiosidade de ninguém sem que haja uma causa justa

Tudo o que Deus quer do ser humano já esta registrado em sua palavra, tem que ler a palavra.

7. Inclina-se e escreve com o dedo na terra

8. Há especulações quanto ao que estaria escrevendo. O que parece é que Jesus estava mostrando àqueles homens cruéis que a justiça deles era tão vulnerável quanto uma letra num chão arenoso que qualquer vento poderia apagar.

III. UMA SOCIEDADE PRESUNÇOSAMENTE CERTINHA QUE NÃO RESISTE A UM SIMPLES CONFRONTO
1. Nos vers. 7, 8 Jesus os põe a pensar.

Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.

É fácil acusar

2. Jesus conhece muito bem o coração humano - Jo 2.23-25

Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome; mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.

3. A começar dos mais velhos (que tinham mais histórias para contar), foram se retirando

A própria consciência mostrou que não eram tão justos como pensavam

4. Aqueles homens usavam a religião como máscara para se protegerem.
Formavam uma máfia religiosa em Israel. Jesus não os poupou. Em Mt 6 e 23, denunciou-os

 IV. UMA SOCIEDADE DISTANTE QUE NÃO CONHECE NEM A MISERICÓRDIA E NEM O PERDÃO
1. Onde não há perdão não existe amor

Onde não há amor a tirania impera, domina

2. O amor é o carro-chefe do cristianismo

Antes de condenar alguém ame primeiro

3. Cristianismo sem perdão seria sistema religioso falido

4. Jesus não condescende com o pecado da mulher. É mesmo pecadora

Não aprova, mas ama

5. Seu tratamento, porém, é diferente:
  1. não porque fosse mulher;
  2. não porque ela estivesse em desvantagem no meio de tantos homens;
  3. não porque Jesus queria se vingar dos seus oponentes;
  4. mas porque veio salvar o mais vil pecador
6. Restam somente os dois. Ela está nas mãos dele. O que ele fará?

O que você faz, com aqueles que ficam em suas mão?

7. Diante de Jesus os covardes acusadores desaparecem

São tão pecadores quanto ela.

8. Jesus pergunta a ela por eles. "Onde estão os teus acusadores?"

9. Segunda pergunta: "Ninguém te condenou?"

10. Para duas perguntas, duas respostas:
  1. "nem eu te condeno";
  2. "vai e não peques mais"
Conclusão:
Paulo exorta aos escravos do pecado - Rm 6.12.

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões

A legislação sagrada sobre o pecado está em Rm 3.21-26.

Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

Uma vez perdoado e limpo, o pecador passa a ser uma nova criatura - 2 Co 5.17.





sábado, 4 de agosto de 2012

O QUE JESUS ESPERA DE NÓS?


Jo 15.11.
Introdução

- O que você espera da  presidente da República?

_ e dos atletas Olímpicos o que você espera?

Você acha que eles poderá surpreender positivamente ou  negativamente a população brasileira?  

Jesus também tem expectativas a nosso respeito, reveladas neste texto.

I – JESUS ESPERA QUE PERMANEÇAMOS FIÉIS A ELE
V.7: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito".

A fidelidade a Jesus nos torna as pessoas mais felizes, as pessoas mais ricas do mundo!
Se nós formos fiéis, nossas orações serão respondidas, nossos anseios serão supridos.  

A fidelidade a Jesus abre caminho para o cumprimento de todas as promessas de Deus em nossa vida.

"Nós temos que crer que Deus nos escolheu para uma vida abundante e não para uma vida de derrota".  Jo.10.10

A maior tristeza da vida de uma pessoa é ver seus sonhos sendo desfeitos.  Ao passo que a maior alegria é contemplar a realização dos seu sonhos, dos seus projetos.

Sejamos fiéis e experimentaremos Deus movendo-se para realizar nossos sonhos. V. 16c:  "A fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vos conceda".

II – JESUS ESPERA QUE NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO ELE NOS AMOU

V.12 e 17 "O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei".

É impossível sermos discípulos de Jesus e nutrirmos raiva, mágoa ou indiferença contra qualquer pessoa.     Ai! Eu não gosto de fulano, não vou com a cara de fulana. E quer dizer que nasceu de novo

O amor de Deus é diferente, ele não depende de reciprocidade, não depende de elogios, ele é imparcial e é parte da essência daqueles que são discípulos de Jesus.  Se eu não amo meu irmão que vejo, como posso amar a deus que não vejo. 

A igreja de Deus não vive reagindo ao desamor, ela vive amando para transformar os egoístas, sofredores e inimigos; em apaixonados amigos de Deus.

Nós temos um desafio gigante pela frente: amar a todos assim como Jesus nos amou.  

Se nós amarmos o nosso próximo, o mundo e a Igreja ficarão melhores.    Amemo-nos!

III – JESUS ESPERA QUE NÓS NOS RELACIONEMOS COM ELE EM PROFUNDIDADE.

V.15: "Já vos não chamareis servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai tenho-vos feito conhecer".

No nosso relacionamento com Deus não pode haver segredos. Vejo casais escondendo as coisas um do outro.

Jesus mostra neste versículo que não escondeu nada, e isto mostra que seu desejo é ser nosso amigo, um grande amigo que não abre mão de nos abençoar com tudo o que Ele tem.  

Contudo, só é possível desfrutar dessa bênção, se estivermos dispostos a obedecê-lo em tudo.

A intimidade com Jesus tem um preço: a obediência. Jo 15.14: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno”.

IV – JESUS ESPERA QUE NÓS FRUTIFIQUEMOS

V.16b: "Para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça".

Deus fez um grande investimento em cada pessoa que é chamada para o evangelho, de modo que Ele não abre mão de uma resposta positiva.

Há sabe o que é irmão este negocio de evangelizar não é comigo não...  quero bênçãos...

V. 5: “...se permanecer em mim...”. A frutificação é algo natural.

Ninguém planta uma videira esperando colher sombra, ou para colher folhas, mas esperam-se uvas.

Do mesmo modo Deus, ao nos salvar, nos incluiu no seu Reino, ou seja, na sua Igreja e espera que nós venhamos reproduzir, gerando outras vidas para Deus, multiplicando assim o número dos seus discípulos.

Todo cristão é um discípulo de Jesus e, como tal, deve se reproduzir.

Eu sempre digo que se o propósito de Deus fosse só nos salvar, assim que cada um fosse salvo morreria e ira pro céu...

Se por alguma razão nós não estivermos frutificando, devemos aceitar o tratamento de Deus.  

Não vamos aceitar uma vida de esterilidade; vamos declarar pela fé que somos discípulos frutíferos.

CONCLUSÃO

Aprendemos que podemos alegrar o coração de Jesus e receber alegria completa, v. 11.

Aprendemos que frutificar faz parte da nossa natureza,

Amar é um mandamento,  

Ser fiel é o caminho mais curto para o sucesso e,

Intimidade, é a porta do conhecimento da vontade de Deus.

Jesus espera que sejamos os discípulos desejados por Ele!

E nós? ...esperamos ser os discípulos que Jesus sonha que sejamos?

segunda-feira, 2 de julho de 2012

LIÇÕES APRENDIDA EM REFIDIM

Texto: Êxodo 17: 8-16
Introdução.


Refidim, lugar entre Sim e o Sinai. Uma para do povo de Israel entre a saída do Egito e a chegada em Canaã, a terra prometida. Trata-se de uma verdade básica: Deus tem uma terra prometida, simbolicamente uma terra de bênçãos, para todo o seu povo.

Como o povo de Israel, hoje o homem sonha com uma terra prometida, com a sua Canaã. Anseia por uma existência caracterizada por força e energia, onde os problemas possam ser resolvidos, onde cessem os conflitos, e os relacionamentos sejam restaurados.
você anseia por uma Canaã. Mas, antes de prosseguirmos, pensemos um pouco no significado de Canaã e o que seria ela para nós
 
Para Deus, Canaã sempre foi o símbolo da vida humana vivida em todo o seu potencial. É o lugar onde as promessas divinas se cumprem, onde o povo de Deus atinge o máximo de sua capacidade, tanto a nível individual como coletivo.

E isso toda a sua vida - o espírito, alma e seu corpo, inclusive seu casamento, seus filhos e sua atuação profissional.

A Canaã do Antigo Testamento era a terra onde Deus queria que os israelitas vivessem após sua libertação do cativeiro egípcio. Ali eles viveriam pela fé, e o Senhor cumpriria todas as suas promessas.

Eu gostaria que você entendesse claramente que Canaã é a terra da promessa, onde Deus quer que você viva pela fé, hoje. Ali ele vai cumprir todas as promessas que lhe fez, e ali         você poderá atingir o máximo de seu potencial.

Mas entre a saída do Egito, a libertação do pecado, ate Canaã a terra que mana leite e mel, a nossa vivencia das benção de Deus teremos conflitos, teremos guerras.

  • É o primeiro conflito armada enfrentado por Israel na saída do Egito.
  • Pela primeira vez Josué é mencionado.
  • Amalequitas. Descendentes de Esaú. Formavam uma tribo nômade no deserto.
  • Junto com o Cananeus atacaram várias vezes Israel. Até os reis Saul e Davi.
  • Deuteronômio 25:17-18, nos informa quem os amalequitas atacaram: " e eliminaram todos os que ficaram para trás" Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos os desfalecidos que iam após ti, quando estavas abatido e afadigado; e não temeu a Deus.
01. Muitos estão cansados.
  • Alvos preferidos de Satanás. I Pedro 5: 8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
  • Sem vontade de buscar ao Senhor. Orar, cultuar, testemunhar.
  • Ilustração João 10: 10 -15. As ovelhas atacadas e abandonadas. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
02. Os cansados precisam de ajuda.
  • A minoria ficou para trás.
  • Moisés disse: "Escolhe alguns homens, volte e lute"
  • Todos param para ajudar. Poderiam prosseguir, fugir.
  • Lembrar o significado de Betesda: "Casa de Misericórdia"     
03. Formamos um corpo.
  • Estabeleceu-se um círculo: "Josué e os soldados lutam - Moisés ora - Hur e Arão seguram seus braços - Josué e os soldados lutam .... "
  • Esta dinâmica faz a igreja vencer e crescer.
  • Êxodo 17:11, Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.  "Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas".
  • Mãos erguidas = Dependência total de Deus. Rendição total.
04. A humildade do pastor.
  • Moisés não era um super - homem.
  • Ele possuía um forte sentimento de inferioridade. Vejamos: Êxodo 3: 11.  Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
  • Ele depende de Deus e dos outros.
  • Os dois pilares que sustentam qualquer pastor.
05. Jesus teve seus braços erguidos.
  • Hebreus 4: 14-16 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
  • Moisés é apenas uma sombra do que Jesus fez.
  • João 19: 17-18. Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.     
Jesus teve seus braços abertos. Ninguém pode ajudá-lo. Morreu por todos, para nos dar a vitória sobre todas as batalhas, inclusive a da morte.

Conclusão.

  • "Estamos em Refidim". Um deserto onde o inimigo ataca.
  • Precisamos ajudar os cansados.
  • Formamos um corpo. Precisamos uns dos outros.
  • Por causa de Jesus, pelo que Ele fez na cruz, podemos levantar altares de gratidão. "O Senhor é nossa bandeira"



domingo, 24 de junho de 2012

PARA QUE SOFREMOS?



Texto: João 6:1-14



Introdução.


João 6:10  "Eram cerca de 5 mil homens"

Sofrimento é a conseqüência de um problema.

Qual o problema no texto? Uma multidão com fome.

Qual o seu problema? O que te causa sofrimento?

Existem 5 causas para o sofrimento:
1. Meus erros. Imprudência. Precipitações.
2. Os erros dos outros. A maldade dos outros.
3. Os fenômenos naturais. Secas, enchentes, vulcões.
4. As tentações do diabo. Elas são para nos derrotar.
5. As provações. Pelo fato de estarmos neste mundo.


01. É PARA TERMOS EXPERIÊNCIA. João 6:5

  • Jesus fez a pergunta para experimentar Filipe.
  • Quem não tem experiência, não vê as obras de Deus.
  • Moisés viu o mar se abrir. Êxodo 14
    Josué viu a terra parar e  o sol não se pos. Josué 10:11
    Ana, estéril, teve um filho nos braços. I Samuel 1:20
    Pedro viu as portas da prisão se abrirem. Atos 12
    A viúva viu o azeite se multiplicar. I Reis 4:1-7
  • Todas situações de crise, que  causou sofrimento.
Experiência se adquire, caminhando com Deus.

 
02. PARA DESCOBRIRMOS QUE NOSSAS SOLUÇÕES NÃO SOLUCIONAM. João 6:8

   André vê a angústia de Filipe. Procura uma solução.
 200 dinheiros, 200 moedas de prata.
1 moeda de prata pagava um dia de trabalho.
Era bastante dinheiro, mas insuficiente.

Nossa atitude: Recursos pessoais, recursos dos outros. Depois Deus.
Esquecemos de "buscar primeiro o Reino de Deus".

Pensamos que Deus não sabe.
João 6:5 "uma grande multidão vinha ter com Ele"
Quem viu o problema? Jesus.

·   Moisés, Josué, Ana, Pedro e a viúva, nada podiam fazer.



03. PARA DESCOBRIRMOS QUE DEUS TEM SEU PRÓPRIO TEMPO.

Porque Jeremias pregou 40 anos, sem resultado algum?
Porque João Batista foi decapitado com 6 meses de ministério?
Porque Daniel foi parar na cova dos leões? Daniel 6 .
Porque os amigos de Daniel foram para a fornalha ardente? Daniel 3:13
  Isaías 55:8 "Porque os meus pensamentos são mais altos..."
  Os discípulos dizem: ( Mateus 14:15 ) Mande o povo embora.
Jesus diz: ( João 6:10 ) Mandem o povo assentar ficar.
Ilustração: Jairo ( Mateus 9:18-26 ) tinha pressa. Mateus 9:18
Jesus pára e atende a mulher doente.



04. PARA AVALIAR O MEU TIPO DE FÉ.
Não o tamanho, mas a qualidade de minha fé.
Precisamos passar por alguns "corredores" da vida, desconhecidos ainda.
Hebreus 11:38 "Bons demais para este mundo"
Ilustração: Jó. O tema do livro é fé. Não sofrimento.
Não recebeu respostas, quando perguntou porque.


 

Conclusão.


  • Resaltar a diferença entre Deus & Mundo
  • Deus é bom. Este mundo jaz no maligno.
  • Deus é justo. Este mundo é injusto.
  • Enquanto estamos aqui, estamos sujeitos a doença, acidentes, perseguições.
  • Não temos seguro contra o sofrimento.
  • Ilustração: Jesus. Este mundo foi justo com ele?
    Lembre-se do quanto ele sofreu. João 16:33
  • Mas o Pai, foi justo com Ele.
  • Porque a vida é eterna.